Estamos de olho!

Brasil tem 237 atletas com vaga nas Olimpíadas e cinco maranhense já se garantiram

Entre os maranhenses, Rayssa Leal (skate), Bruno Lobo (kitesurf), Catarina Macario (futebol) e as gêmeas Thalia e Thalita (rugby) têm suas vagas asseguradas.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 17/07/2024 às 14h53
Rayssa Leal (skate), Bruno Lobo (kitesurf), Catarina Macario (futebol) e as gêmeas Thalia e Thalita (rugby) estão garantidos em Paris 2024
Rayssa Leal (skate), Bruno Lobo (kitesurf), Catarina Macario (futebol) e as gêmeas Thalia e Thalita (rugby) estão garantidos em Paris 2024 (Fotomontagem)

SÃO LUÍS - O mundo do esporte está em contagem regressiva para o início dos Jogos Olímpicos de Paris, e, até a publicação desta reportagem, 237 atletas brasileiros estão classificados para o maior evento esportivo do planeta, que vai acontecer entre 26 de julho e 11 de agosto. Ao todo, 139 são mulheres e 91 homens. Além disso, o país tem sete vagas no hipismo, cujas disputas são mistas. Neste seleto grupo de atletas, o Maranhão tem cinco nomes confirmados em Paris e mais quatro estão bem próximos de suas vagas. Entre os maranhenses, Rayssa Leal (skate) e Bruno Lobo (kitesurf) têm suas vagas garantidas nos esportes individuais. E nas modalidades coletivas estão convocadas as gêmeas Thalia e Thalita (rugby) e Catarina Macario, que vai defender o futebol feminino dos Estados Unidos. 

Além desses nomes maranhenses já citados acima, ainda pode pintar nestas Olimpíadas de 2024 Marlon Zanotelli (hipismo), Welington Maranhão (arremesso de peso), Nyeme (vôlei feminino) e Ary Borges (futebol feminino). Deste nomes, apenas Welington Maranhão precisa alcançar seu índice olímpico através do ranking mundial da sua modalidade. O restante depende de convocações. 

Veja abaixo a situação de cada maranhense 

Marlon Zanotelli (hipismo)

O hipismo brasileiro conquistou sua vaga em Paris com o quarto lugar na final da Copa do Mundo de hipismo saltos. A vaga foi conquistada por Luciana Diniz com Vertigo du Desert, Marlon Zanotelli com Grand Slam VDL, Pedro Veniss com Nimrod de Muze Z, Rodrigo Pessoa com Major Tom e Stephan Barcha com Chevaux Primavera Império Egípcio. Na Olimpíada, poderão ser inscritos quatro conjuntos, três titulares e um reserva e o maranhense Marlon Zanotelli deve ser um dos representantes do Brasil. Marlon fez parte da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. 

Ary Borges (futebol feminino) 

O futebol feminino foi a primeira modalidade coletiva a garantir vaga em Paris e a maranhense Ary Borges, titular absoluta deve ir ao jogos. Lesionada, Ary Borges não foi convocada pelo técnico Arthur Elias para a Data FIFA, que ocorreu entre os dias 27 de maio e 4 de junho. Ary segue em recuperação e tem esperança de ser convocada. Nos próximos dia Arthur Elias vai divulgar a lista das convocadas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

Nyeme (vôlei) 

No vôlei feminino, a líbero maranhense Nyeme, de Barra do Corda, tem grandes chances de ir aos jogos. No Pré-Olímpico, disputado no Japão, o Brasil garantiu sua vaga e Nyeme foi titular no jogo decisivo. Recentemente, ela disputou como titular todas as partidas do time brasileiro na Liga das Nações. Nyeme disputa vaga com Natinha nas Olímpiadas e tem vantagem sobre a concorrente, já que apenas uma libero deve estar na lista final. 

Welington Silva (arremesso de peso) 

No arremesso de peso, o Maranhão tem também grandes chances de ser representado por Welington Silva, o Maranhão, que atualmente ocupa o 18º lugar do ranking mundial, lembrando que 32 atletas estarão em Paris por meio desse ranking. Maranhão disputou recentemente duas edições do Grande Prêmio Brasil e ficou com a medalha de prata em ambas. Nesta sexta-feira (28), Maranhão disputará o Troféu Brasil de Atletismo 2024, que está acontecendo em São Paulo. 

Lista dos maranhenses olímpicos 

Rayssa Leal (skate) - Classificada 
Thalia e Thalita Costa (Rugby) - Convocadas 
Ary Borges (futebol feminino) - Aguardando convocação 
Marlon Zanotelli (hipismo) - Aguardando convocação  
Bruno Lobo (Kite) - Classificado 
Nyeme (vôlei) - Aguardando convocação 
Welington Maranhão (arremesso de peso) - Em busca de índice olímpico 
*Catarina Macario (Futebol feminino) - Convocada

*Vai competir pelos Estados Unidos 

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.