Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos Paris 2024 são encerrados com passagem de bastão para Los Angeles 2028

Ator Tom Cruise desceu em corda carregando bandeira e iniciando ciclo da edição de 2028, que será nos EUA.

Imirante Esporte, com informações do COB

Atualizada em 11/08/2024 às 19h54
Cerimônia foi realizada no Stade de France ( Foto - Alexandre Loureiro/COB)
Cerimônia foi realizada no Stade de France ( Foto - Alexandre Loureiro/COB)

PARIS - Os Jogos Olímpicos de Paris foram encerrados neste domingo (11) no Stade de France, na capital francesa. Um dos pontos altos da cerimônia foi o surgimento de uma medalha de ouro gigante, que foi colocada no centro do palco. A tradicional passagem de bastão para os jogos de Los Angeles 2028 foi cinematográfica, com o ator norte-americano Tom Cruise descendo em uma corda carregando a bandeira olímpica. Agora chegam os Jogos Paralímpicos, que estão marcados para começar no dia 28 deste mês, com o término marcado para o dia 8 de setembro.

A cerimônia começou com uma homenagem à capital francesa, em uma apresentação de uma música do Sous le ciel de Paris (Sob o céu de Paris, em português) no Jardim de Tuileries, onde a pira olímpica foi apagada e a chama transferida para uma lanterna. O nadador francês Léon Marchand, que saiu das Olimpíadas com quatro medalhas de ouro e uma de bronze, foi o encarregado de retirar a chama da pira e começar seu caminho para o Stade de France.

As medalhistas de ouro no vôlei de praia, Ana Patrícia e Duda, foram porta-bandeiras do Brasil ( Foto - Alexandre Loureiro/COB)
As medalhistas de ouro no vôlei de praia, Ana Patrícia e Duda, foram porta-bandeiras do Brasil ( Foto - Alexandre Loureiro/COB)

Os membros das 205 delegações foram convidados para subirem ao palco e celebrarem com muita música, conduzida pela banda francesa Phoenix. Teve ainda um momento de celebração, com a banda californiana Red Hot Chili Peppers, Billie Eilish e o rapper Snopp Dogg, que fizeram um show virtual direto da praia de Venice, em Los Angeles. 

O “grand finale” do evento foi o apagar da chama olímpica. Silenciosamente, o fogo, trazido em um pequena lamparina, foi apagado por uma comitiva de atletas internacionais. Desapareceu por completo, mas sem deixar de nos dar a certeza de que, daqui a quatro anos, nós o reencontraremos novamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.