Estamos de olho!

Com presença de ministra maranhense, gêmeas do rugby são convocadas para as Olimpíadas

Maranhenses Thalia e Thalita Costa foram convocadas em cerimônia com presença de Sonia Guajajara.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 17/07/2024 às 14h53
Thalia (segunda à esquerda) junto com a ministra Sonia Guajajara, entre dirigentes e atletas ( Foto - Divulgação /  CBRu)
Thalia (segunda à esquerda) junto com a ministra Sonia Guajajara, entre dirigentes e atletas ( Foto - Divulgação /  CBRu)

SÃO LUÍS - O que era esperado aconteceu mesmo. As gêmeas maranhense Thalia e Thalita Costa foram convocadas para a Seleção Brasileira de rugby, as Yaras, que vai disputar os Jogos Olímpicos de Paris, que tem cerimônia de abertura marcada para o dia 26 de julho e acaba no dia 11 de agosto. Na noite desta terça-feira (11), a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu – Brasil Rugby) anunciou a lista18 atletas (veja a lista completa ao final do texto). A cerimônia de convocação foi realizada no no Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo, com a presença da também maranhense, Sonia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas do Brasil. Thalia e Thalita vão às Olimpíadas pela segunda vez após presença nas disputas em Tóquio. 

A CBRu aproveitou a ocasião para apresentar ainda o uniforme que será utilizado pelas Yaras em Paris 2024, com inspiração em temáticas indígenas, e a base de treinamento exclusiva que a equipe terá à disposição em Saint-Affrique, no sul da França, em julho. A lista inicial foi divulgada pelo treinador britânico Will Broderick. Apesar de somente 14 atletas possam ser inscritas nos Jogos, suma delas na condição de suplente, a opção por convocar mais jogadoras neste momento se deve ao estado clínico de Aline Furtado, Milena Mariano e Rafaela Zanellato. As três jogadoras se recuperam de lesões e têm presença incerta.

Mesmo neste cenário, as maranhense estão praticamente garantidas. Thalia Costa, inclusive, é a artilheira do time brasileiro em tries na temporada. Sua irmã, Thalita também é nome presente em quase todas as convocações de Will Broderick. “Já trabalhamos no dia a dia com um grupo maior de jogadoras justamente por conta desses imprevistos. O rugby é um esporte de muito contato físico e exige um elenco robusto. Temos mais algumas semanas para avaliar as condições de cada uma e saber se poderão viajar conosco. São jogadoras importantes, mas a nossa principal força é o coletivo”, afirma Will Broderick, em entrevista ao site oficial da confederação. 

Thalia e Thalita Costa vão novamente às Olimpíadas ( Foto - Arquivo pessoal)
Thalia e Thalita Costa vão novamente às Olimpíadas ( Foto - Arquivo pessoal)

Base de treinamento em Saint-Affrique

O planejamento das Yaras para os Jogos Olímpicos prevê também um período de aclimatação na França, entre os dias 7 e 21 de julho, antes do embarque para Paris. A seleção feminina ficará concentrada em Saint-Affrique, cidade de oito mil habitantes, situada a 650km da capital parisiense.

Uniformes em Paris 2024

A seleção brasileira terá três uniformes para a disputa dos Jogos Olímpicos, sendo dois de competição e um de treino. O principal é composto por camisa amarela, short verde e meiões com listras nas duas cores. Já o segundo uniforme de competição tem o branco e o verde como cores predominantes, além de pequenos traços em amarelo.

O design de ambas as camisas conta com detalhes geométricos inspirados em artes indígenas e animais característicos da fauna brasileira, como boto, jiboia, mico-leão e lobo-guará. Já o uniforme de treino, também confeccionado pela empresa Kickball, tem o azul e o preto como cores principais, acompanhado de detalhes em verde e amarelo.

Mais sobre Thalia e Thalita

De São Luís, Thalia e Thalita começaram no esporte por meio do atletismo e somente depois passaram para o rugby sevens. Elas se destacaram pela Associação Maranhense de Rugby (Amaru) e foram para o Delta Rugby, do Piauí. Lá, foram mais uma vez destaque e fazem parte da seleção desde 2018. Sendo que apenas em 2019 as duas foram chamadas juntas para o selecionado nacional. Em 2021, elas disputaram os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2022. 

Mais sobre os jogos de Paris 

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos está marcada para o dia 26 de julho. Entretanto, nos dois dias anteriores já haverá jogos e provas de esportes como futebol, handebol, rúgbi e tiro com arco. Clique aqui e confira o calendário completo.

O Time Brasil não quer só fazer uma boa campanha, mas principalmente superar nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 as 21 medalhas conquistadas em Tóquio 2020, sendo sete de ouro. 

 

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.