Skate

São Luís receberá mais uma vez a competição de skate street " O Rei da Praça"

Evento ocorrerá neste sábado (25), a partir das 15h, na Fonte do Bispo, no centro histórico de São Luís.

Imirante Esporte

Atualizada em 24/05/2024 às 12h13
O Rei da Praça terá premiações de 500 reais para cada "pico"
O Rei da Praça terá premiações de 500 reais para cada "pico" (Divulgação)

SÃO LUÍS - Os apaixonados pelo esporte das quatro rodinhas têm um compromisso inadiável neste fim de semana em São Luís. É que será realizado, neste sábado (25), a tradicional competição “O Rei da Praça”. A prova ocorrerá na Fonte do Bispo, a partir das 15h, no centro histórico da capital. O Rei da Praça é uma prova que surgiu com o intuito de levar os competidores ao “habitat natural” do skate street, as estruturas urbanas da cidade, suas escadarias, degraus, rampas de acessibilidade, corrimões e canteiros. Haverá competidores no masculino e feminino. 

Segundo a organização do evento, a proposta é promover uma competição entre os melhores atletas de street da cidade, aproveitando as características originais daquele espaço urbano, a praça, usando essas para a criação de novas manobras e superação dos obstáculos.  O julgamento das manobras será feito por equipe homologada pela CBSK (Confederação Brasileira de Skate) e a organização das atividades será realizado pela equipe da Federação Maranhense de Skate - FMS

A FMS é uma organização esportiva que foi fundada em 2003 em São Luís e atua há mais de 20 anos em prol do esporte e dos seus atletas. 

Mais sobre o skate street 

Na competição de street, skatistas realizam manobras em um percurso que possui características que lembram um ambiente urbano, incluindo escadas, corrimãos e desníveis.

O próprio nome da modalidade se define. Skate Street trata-se da prática do esporte em obstáculos encontrados na cidade, como degraus, corrimão, calçada alta etc. Mas também é possível praticar a modalidade em skate park, e até mesmo indoor.

Diferente do que pensam, o skate street está muito mais relacionado às manobras do que ao lugar em que é praticado o esporte. No final da década de 80, início da 90, o skate evoluiu para uma nova abordagem a partir de elementos de outras disciplinas já existentes no esporte. Ao invés de praticarem em piscinas drenadas e skateparks, os skatistas passaram a frequentar áreas urbanas.

Esse movimento através das áreas urbanas evoluiu e a galera do skate passou a andar exclusivamente nas ruas, melhorando suas habilidades através da arquitetura da cidade. 

O americano Rodney Mullen  inventou mais de 39 manobras dessa modalidade e tornou-se um fenômeno, apesar de divulgar o freestyle que era o mais praticado naquela época.

O skate street tomou forma com os jovens praticando as manobras de Mullen nas ruas dos EUA, espalhando-se para diversos outros países, contribuindo para um novo jeito de andar de skate. (Fonte: site Tricks-Guia Radical Online). 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.