Em Kitakyushu

Giovanni Vianna e Wallace Gabriel vão à final da Copa do Mundo de skate street

Brasileiros disputam título em Kitakyushu após boas apresentações na semifinal.

Imirante Esporte

Giovanni Vianna e Wallace Gabriel estão entre os oito melhores do skate street masculino.
Giovanni Vianna e Wallace Gabriel estão entre os oito melhores do skate street masculino. (Foto: Julio Detefon)

JAPÃO – O Brasil terá dois representantes na final masculina da etapa de Kitakyushu, no Japão, da Copa do Mundo de skate street. Na madrugada deste domingo (30), a partir de 1h40 (horário de Brasília), os paulistas Giovanni Vianna e Wallace Gabriel competem pelo título. A final feminina, marcada para 0h40, não contará com atletas brasileiras. As transmissões são feitas pelo canal oficial da World Skate.

Desempenho dos brasileiros na semifinal

Na semifinal realizada neste sábado (29), os competidores fizeram duas voltas e três manobras, com a maior nota de cada formando a pontuação final. Os oito melhores avançaram à decisão.

Giovanni Vianna, número 11 do ranking mundial, garantiu o quarto melhor desempenho, com 156,81 pontos — 68,26 na volta e 88,55 na manobra. Wallace Gabriel, 78º do ranking e em seu segundo evento no circuito, terminou em sexto lugar, com 153,69 pontos — 68,61 na volta e 85,08 na manobra. O gaúcho João Lucas Alves ficou em 14º, com 107,30 pontos, e não avançou.

Domínio japonês e impacto no ranking olímpico

O japonês Sora Shirai, quarto colocado no ranking mundial e campeão mundial em Tóquio, liderou a semifinal com 161,77 pontos, seguido por Kairi Netsuke. A etapa soma pontos para o ranking da World Skate, que será determinante na classificação dos atletas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

No feminino, o Japão também dominou: Liz Akama ficou em primeiro lugar, seguida por Ibuki Matsumoto e Yumeka Oda. Nanami Onishi completou a lista de classificadas e também disputará a final.

Brasileiras ficam fora da decisão

As paulistas Pâmela Rosa, 16ª do ranking, e Isabelly Ávila, 53ª colocada, foram eliminadas ainda nas quartas de final. Já a maranhense Rayssa Leal, vice-líder mundial, não participou da etapa. Prestes a completar 18 anos e na reta final dos estudos do Ensino Médio, a atleta optou por dedicar-se às provas escolares.

Próximos passos da competição

Após a final em Kitakyushu, os resultados serão computados no ranking da World Skate, influenciando a corrida olímpica para Los Angeles 2028. A entidade ainda divulgará as próximas etapas do circuito internacional e a pontuação acumulada dos atletas brasileiros na temporada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.