Pré-Olímpico feminino de basquete

Brasil perde na estreia e CBB emite nota repudiando "erro de direito" da arbitragem

Seleção foi superada pela Austrália e CBB afirma que australianas "ganharam" um ponto por erro no placar.

Imirante Esporte

Atualizada em 09/02/2024 às 12h57
Seleção Brasileira foi superada pela Austrália no Ginásio Mangueirinho
Seleção Brasileira foi superada pela Austrália no Ginásio Mangueirinho (Divulgação / CBB)

BELÉM - A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) emitiu uma nota oficial criticando um erro que teria ocorrido rodada de abertura do Pré-Olímpico feminino de basquete FIBA, que está sendo disputado no no Ginásio Mangueirinho, em Belém do Pará. Segundo a CBB, na partida entre Brasil e Austrália, vencida pelas australianas, por 60 a 55, a arbitragem teria cometido um erro no placar, beneficiando a Australia com um pontos a mais. A CBB afirma que vai acionar seu departamento jurídico e pede providências aos organizadores da competição. (Veja abaixo a nota da CBB).

 Belém, 8 de fevereiro de 2024

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) lamenta e repudia o erro de direito ocorrido na primeira rodada do Pré-Olímpico feminino de basquete FIBA, durante o confronto entre Brasil e Austrália, no Ginásio Mangueirinho, em Belém do Pará.

O Brasil vencia o jogo por 52 a 49, com pouco mais de seis minutos para o fim. A Austrália diminuiu para 52 a 51, em bola de dois pontos. Na sequência do duelo, a Seleção cometeu falta de ataque e na posse seguinte, a Austrália colocou mais uma bola de dois pontos, o que deixaria o placar em 52 a 53. Na súmula e no placar do ginásio, exposto para todas as atletas e público, foi exibido 52 a 54 para as australianas.

O Banco do Brasil reclamou. A torcida presente também percebeu o erro. Na transmissão da ESPN, no Brasil, narrador e comentarista também citaram o erro, que não foi corrigido em momento algum.

Ao fim do jogo, a diretoria da CBB foi até a mesa para fazer o protesto, solicitando no mínimo a alteração do ponto, o que não ocorreu por parte da mesa, sendo mantido o placar final em 60 a 55.

O erro pode não ter mudado o placar final do duelo, mas é límpido que alterou a dinâmica dos minutos finais do jogo, mexeu psicologicamente com a equipe e, diante de uma competição tão forte, organizada e importante, valendo vaga olímpica em Paris 2024, não poderia de fato nenhum ocorrer, pois na disputa também por saldo, qualquer ponto faz a diferença. 

Protestamos junto à FIBA, acionamos o departamento jurídico da CBB para tomar as medidas cabíveis e esperamos uma resposta à altura da entidade maior do basquete mundial.

Brasil é superado na estreia 

A Austrália levou a melhor sobre o Brasil no jogo que marcou a abertura do Pré-Olímpico de basquete feminino, em Belém do Pará, no Ginásio Mangueirinho. Em um jogaço e com casa cheia com mais de 7 mil pessoas, Vitória australiana por 60 a 55. 

O resultado não tira o Brasil da briga. No primeiro jogo do grupo, a Alemanha venceu a Sérvia por 73 a 66, e lidera a chave no saldo de cestas. No sábado, dia 10, às 20h, a Seleção encara a Servia. E mais cedo a Alemanha duela contra a Austrália, às 17h. 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.