Retrospectiva 2023

Punição a ex-Sampaio e Rayssa no "Oscar" mundial: os destaques de maio

Além disso, o mês também foi marcado pelos 41 anos do Castelão

Thiago Bastos / Imirante Esporte

SÃO LUÍS - O mês de maio teve eventos importantes na cobertura esportiva do Imirante.com ligados ao skate, futebol, basquete e ainda com assuntos relacionados fora dos gramados.

Teve punição a ex-jogador do Sampaio, Rayssa Leal concorrendo a prêmio internacional e maranhense em competição importante do basquete 3 x 3.


Castelão completa 41 anos de fundação

Castelão completou 41 anos de fundação (Crédito: Ronald Felipe)
Castelão completou 41 anos de fundação (Crédito: Ronald Felipe)

 

No dia 1º de maio o Imirante Esporte lembrou a comemoração dos dos 41 anos de inauguração de um dos templos sagrados do futebol maranhense: o Estádio João Castelo, o Castelão.

Foi no dia 1º de maio de 1982 que o Governo do Estado à época inaugurou, no Complexo Esportivo Outeiro da Cruz, atual Complexo Canhoteiro (ponta-esquerda nascido em São José de Ribamar de passagem por seleção brasileira e clubes como São Paulo no fim da década de 1950) o Castelão.

De acordo com informações do matemático Manoel Martins, importante nome da pesquisa esportiva do Maranhão, o estádio foi entregue e organizado em seguida um torneio entre Sampaio Corrêa, Moto Club, MAC e Expressinho.

O torneio - de acordo com o pesquisador - foi vencido pelo Sampaio.

Relembre aqui


Márcio Fernandes chega ao Sampaio Corrêa

Treinador foi escolhido pela diretoria após demissão de Evaristo Piza (Crédito: Ronald Felipe)
Treinador foi escolhido pela diretoria após demissão de Evaristo Piza (Crédito: Ronald Felipe)

O técnico Márcio Fernandes confirmou neste dia ao Imirante Esporte que tinha um “acordo verbal” com a Bolívia Querida.

Ele acompanhou a partida deste sábado (6) entre Sampaio Corrêa e Juventude (RS) pela 5ª rodada da Série B.

Em contato por telefone pelo portal, o treinador disse que foi procurado pelo Sampaio somente nesta sexta-feira (5), após o clube não entrar em acordo com Daniel Paulista, considerado o plano A da diretoria boliviana.

Relembre aqui



Maranhenses iniciam disputa na Série D do Brasileiro

Maranhão iniciou treinamentos visando o Brasileiro Série D (Crédito: Hiago Ferreira)
Maranhão iniciou treinamentos visando o Brasileiro Série D (Crédito: Hiago Ferreira)

A Série D do Campeonato Brasileiro começou neste mês para os dois representantes maranhenses. O atual campeão estadual Maranhão Atlético estreou diante do Atlético-CE, às 16h, no Nhozinho Santos, em São Luís. Já o Cordino viajou até o Ceará para enfrentar o Caucaia-CE, às 15h, no estádio Raimundão, na região metropolitana de Fortaleza.

Com a manutenção do elenco que conquistou o Campeonato Maranhense e mais seis reforços, o Maranhão Atlético iniciou a Série D em alta com a torcida.

Já o Cordino, vice-campeão estadual da temporada passada, a equipe do Cordino passou por uma grande reformulação e o técnico Marlon Cutrim assumiu com a missão de tentar levar a equipe a um inédito acesso no Campeonato Brasileiro.

Relembre aqui

 

Rayssa Leal concorre ao Prêmio Laureus

Rayssa Leal esteve no principal prêmio de reconhecimento do esporte no mundo (Crédito: Divulgação)
Rayssa Leal esteve no principal prêmio de reconhecimento do esporte no mundo (Crédito: Divulgação)

Multicampeã do skate mundial e medalhista olímpica Rayssa Leal esteve mais uma vez na maior premiação do esporte, o Prêmio Laureus. Nesta segunda-feira (8), a maranhense concorreu ao lado do surfista Filipe Toledo, ambos foram indicados na categoria de melhor atleta de ação. Concorreram com os brasileiros a surfista Stephanie Gilmore, a especialista em ondas gigantes Justine Dupont, a snowboarder Chloe Kim e a esquiadora chinesa Eileen Gu disputam o troféu.

Depois de disputar a premiação em 2020, Rayssa Leal retornou à premiação na 23ª edição, a primeira presencial depois do período de pandemia.

Relembre aqui 
 

Sampaio conhece adversários na Libertadores Beach Soccer 2022

Time tricolor conheceu os primeiros adversários na Libertadores realizada em junho deste ano (Crédito: Paulo de Tarso Jr.)
Time tricolor conheceu os primeiros adversários na Libertadores realizada em junho deste ano (Crédito: Paulo de Tarso Jr.)

O Departamento de Competições da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) realizou neste dia 8 de maio o sorteio dos grupos da Copa Libertadores de Beach Soccer 2022, que disputada entre os dias 18 e 25 de junho, em Iquique (Chile).

Então campeão do Brasileirão da modalidade e do Circuito Brasil, o Sampaio Corrêa foi o representante maranhense na Libertadores, que foi cancelada em 2020 e 2021 por causa da pandemia da Covid-19 e teve a edição de 2022 remanejada para 2023.

Cabeça de chave no sorteio da Conmebol por causa da liderança do Brasil no ranking continental de beach soccer, o Sampaio Corrêa ficou no Grupo B da Libertadores, tendo como primeiros rivais o Acassuso, da Argentina, a Academia Tito Drago, do Peru, e o Playas, do Equador.

Relembre aqui 
 

Vinícius Júnior é alvo de caso grave de racismo

Jogador mais uma vez foi alvo de insultos racistas (Crédito: CBF)
Jogador mais uma vez foi alvo de insultos racistas (Crédito: CBF)

O atacante Vini Júnior foi mais uma vez alvo de racismo pelo Espanhol. Clubes do Brasil manifestaram apoio ao brasileiro.

Um deles foi o Sampaio Corrêa, que escreveu em sua conta no Twitter. “Estamos com você Vini”.

Outra equipe foi o Santos, de Pelé - um negro que venceu no futebol do Mundo. "O Santos Futebol Clube repudia com veemência todas as agressões racistas sofridas pelo atleta @vinijr, que já ocorreram em vários momentos de sua carreira e, hoje, se repetiram no confronto entre Valência e Real Madrid. Racismo é crime e, mais do que combatido, tem que ser punido severamente", escreveu o clube.

Relembre aqui


Maranhense estreia bem em Copa do Mundo de Basquete

Ruan Miranda se destacou em competição 3 x 3 (Crédito: CBB)
Ruan Miranda se destacou em competição 3 x 3 (Crédito: CBB)

O Brasil estreou com três vitórias na Copa do Mundo de basquete 3x3, em Viena (Áustria).

No dia 30 de junho deste ano, a seleção masculina, que contou com o ala-pivô maranhense Ruan Miranda, bateu a Alemanha e, em seguida, a França.

Já a equipe feminina começou perdendo o primeiro duelo para as francesas, atuais campeãs do mundo, mas na sequência se recuperou e derrotou as holandesas.

Relembre aqui


Atleta ex-Sampaio é suspenso do futebol por dois anos

Atacante defendeu as cores do Sampaio em outras temporadas
Atacante defendeu as cores do Sampaio em outras temporadas

O atacante Jarro Pedroso, ex-Sampaio Corrêa, que estava no Inter de Santa Maria, foi punido, pegou uma suspensão de dois anos e uma multa de R$ 100 mil pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) por participação em um esquema manipulação de resultados na edição 2023 do Campeonato Gaúcho. A punição foi divulgada neste dia 30 de maio. Jarro fez seis jogos pela Bolívia Querida em 2021.

O jogador fez um acordo com apostadores para cometer um pênalti no primeiro tempo da partida, disputada no dia 12 de fevereiro deste ano, entre São Luiz, sua equipe à época, e o Caxias.

Relembre aqui

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.