Aniversário

Estádio Castelão completa 41 anos de inauguração

Praça esportiva é atualmente usada para jogos do Sampaio Corrêa e competições locais

Thiago Bastos / Imirante Esporte

Atualizada em 01/05/2023 às 14h41
Estádio Castelão é um dos templos sagrados do futebol maranhense (Crédito: Divulgação)
Estádio Castelão é um dos templos sagrados do futebol maranhense (Crédito: Divulgação)

SÃO LUÍS - Neste dia 1º de maio comemora-se os 41 anos de inauguração de um dos templos sagrados do futebol maranhense: o Estádio João Castelo, o Castelão.

Foi no dia 1º de maio de 1982 que o Governo do Estado à época inaugurou, no Complexo Esportivo Outeiro da Cruz, atual Complexo Canhoteiro (ponta-esquerda nascido em São José de Ribamar de passagem por seleção brasileira e clubes como São Paulo no fim da década de 1950) o Castelão.

Festa e grande público durante a inauguração do Estádio, há 41 anos (Crédito: Blog Futebol Maranhense)
Festa e grande público durante a inauguração do Estádio, há 41 anos (Crédito: Blog Futebol Maranhense)

De acordo com informações do matemático Manoel Martins, importante nome da pesquisa esportiva do Maranhão, o estádio foi entregue e organizado em seguida um torneio entre Sampaio Corrêa, Moto Club, MAC e Expressinho.

O torneio - de acordo com o pesquisador - foi vencido pelo Sampaio.

Quatro dias mais tarde, no dia 5 de maio de 1982, a Seleção Brasileira de Futebol Masculino, comandada por Telê Santana, jogou um amistoso no local, em preparação para a Copa do Mundo.

Imagem de blog local aérea do Castelão (Crédito: Blog Futebol Maranhense)
Imagem de blog local aérea do Castelão (Crédito: Blog Futebol Maranhense)

O Brasil ganhou da Seleção de Portugal pelo placar de 3 a 1, com gols de Júnior, Éder e Zico. Nenê marcou de pênalti para Portugal. O time atuou com Valdir Peres, Eduardo, Oscar, Luisinho e Júnior. Batista, Sócrates (Cerezo) e Zico. Paulo Isidoro, Serginho (Careca) e Dirceu (Eder). O técnico foi Telê Santana.

Quando da sua construção, o estádio tinha capacidade para 75.263 (setenta e cinco mil, duzentos sessenta e três) pagantes, sendo apenas de 5.363 (cinco, trezentos sessenta e três) de cadeiras cobertas, único espaço que não sofreu alteração na segunda reforma do estádio.

Hoje, o Castelão tem capacidade para receber apenas 40.149 com utilização de cadeiras em todos setores.

Reforma

Castelão registra capacidade atual para pouco mais de 40 mil pessoas
Castelão registra capacidade atual para pouco mais de 40 mil pessoas

Ainda de acordo com o pesquisador, ainda durante a gestão de Epitácio Cafeteira, com a presença na área do esporte de um secretário do ramo, Carlos Guterres, além da recuperação do Estádio Castelão, surgiram as quadras para práticas das modalidades: tenis, skate e kart.

Depois de 2004, o Estádio Castelão permaneceu fechado, com equipes atuando única e exclusivamente no Nhozinho Santos. A reabertura aconteceu em 2012, com a partida entre Sampaio e Vilhena (RO), pela Série D.

Atualmente, o Castelão passa por reparos sendo executados pela Sedel, como recuperação de vestiários, troca de iluminação e pintura. Já os telões, segundo a pasta, serão trocados em breve. A Secretaria está em fase de análise de propostas.

 

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.