Basquete 3x3

Campeonato de Basquete 3x3 é realizado na Liberdade, em São Luís

Evento ocorreu neste sábado (21) e domingo (22), na quadra do Instituto Iziane.

Imirante Esporte

A 1ª edição do Campeonato de Basquete 3x3 foi um sucesso.
A 1ª edição do Campeonato de Basquete 3x3 foi um sucesso. (Divulgação / Instituto Iziane)

SÃO LUÍS - A primeira edição do Campeonato de Basquete 3x3 na Liberdade, competição organizada por uma das maiores atletas do basquete brasileiro, a maranhense Iziane Castro, em parceria com a Mirante AM e a Equatorial Energia Maranhão, reuniu vários atletas na tarde deste sábado (21) e na manhã deste domingo (22), na quadra do Instituto Iziane, no bairro Liberdade, em São Luís.

O Campeonato de Basquete 3x3 na Liberdade teve a participação de 20 equipes nas categorias masculino e feminino, com todos os atletas recebendo uniformes e lanches. Além de uma torcida animada, o evento teve uma programação cultural, com discotecagem de um DJ e apresentação de grupos de rap.

Ao fim da competição, as melhores equipes receberam troféus, medalhas e vouchers para um tênis de basquete de alto desempenho para cada integrante. O Maiobão Basquete levou o título no torneio masculino, enquanto o Sampaio Basquete venceu a categoria feminina.

Basquete 3x3

O basquete 3x3 trata-se de uma variação do basquete tradicional. Em vez de dez jogadores em quadra, temos equipes formadas por três integrantes. A categoria é o esporte urbano mais popular do mundo. E começa a ganhar cada vez mais visibilidade. O basquete 3 x 3 surgiu no final dos anos 80 nas ruas de diversos países, sobretudo nos Estados Unidos. Foi em solo norte-americano, inclusive, que a modalidade se popularizou.

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) começou a prestar mais atenção nesse novo fenômeno. A entidade testou a modalidade pela primeira vez nos Jogos Asiáticos em Recinto Coberto 2007, em Macau. Mais tarde, em 2010, o 3×3 fez a sua estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura. A modalidade ganhou o reconhecimento máximo ao fazer a sua estreia nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão.

Entre os destaques do Brasil no basquete 3x3, está o pivô maranhense Ruan Miranda, sobrinho de Iziane Castro, que foi quarto colocado do Mundial em 2023 com a Seleção Brasileira e convocado para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.