SÃO LUÍS - A primeira medalha em Jogos Pan-Americanos infelizmente não veio. Com o maranhense Ruan Miranda no elenco, a Seleção Brasileira de basquete 3x3 ficou no meio do caminho e foi eliminada dos jogos de Santiago, no Chile. Depois de avançar como líder da sua chave, o time brasileiro deixou a competição ao perder por Trinidad & Tobago. No feminino, o Brasil também foi eliminado, ao ser superado pelo Chile. Depois do 4º lugar no Pan de Lima, no Peru, a esperança era subir ao pódio nessa edição dos jogos.
O time masculino começou a fase de grupo batendo a Venezuela, por 20 a 19. Nas quartas de final, a equipe de Ruan Miranda foi eliminada ao perder, por 20 a 19, para Trinidad & Tobago, dando Adeus à disputa em Santiago. No feminino, as brasileiras passaram pela Argentina, ao vencer por 13 a 11, na fase de grupos, mas caíram diante do Chile, nas quartas de final, com derrota por 18 a 14.
O basquete 3x3 brasileiro vinha de resultados expressivos nos últimos anos. Os times masculino e feminino subiram ao pódio nas duas últimas Copas Américas. Em 2022, as mulheres foram 8º no mundo. Em 2023, além da dobradinha com o título dos Jogos Sul-Americanos, a Seleção masculina foi quarta no Mundial.
O Pan era mais uma jornada no caminho de preparação para Paris 2024. Os homens já estão classificados para o Pré-Olímpico e o time feminino precisa subir ao pódio na Copa América para ficar mais perto de um lugar no torneio classificatório também.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.