Educação e Esporte

JEMs e ParaJEMs serão abertos oficialmente neste sábado

Os jogos acontecerão entre os dias 29 de julho a 16 de agosto

Imirante Esporte / Com informações da Assessoria

Os jogos acontecerão entre os dias 29 de julho a 16 de agosto
Os jogos acontecerão entre os dias 29 de julho a 16 de agosto (Divulgação @sedel_ma)

SÃO LUÍS - O Governo do Maranhão realizará a abertura oficial dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs) edição 2023 neste sábado (29), às 18h, no Centro Social dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (Ipem), no Calhau, em São Luís. 

A cerimônia oficial, promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), contará com a presença do governador Carlos Brandão, secretário da Sedel, Naldir Lopes, atletas consagrados no cenário esportivo, entre outras autoridades.

Entre as novidades para este ano no JEMs está a estreia de novas modalidades como o triatlo (combinação de natação, ciclismo e corrida), e o tiro com arco, além de uma competição experimental do skate, que terá um espaço especial para ser realizado dentro da programação do evento esportivo. No ParaJEMs, como nova modalidade terá o halterofilismo.

Disputas

Os jogos acontecerão entre os dias 29 de julho a 16 de agosto e contará com 15 modalidades de disputas individuais e 4 coletivas para crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos (Infantil) e 15 a 17 anos (Infanto), e 15 modalidades esportivas para pessoas com deficiência.

O primeiro bloco das competições segue até o dia 2 de agosto com basquete, futsal, futsal intelectual, futebol de 5, futebol PC, goalball, handebol, handebol intelectual, voleibol e voleibol sentado. 

Do dia 4 a 6 de agosto, a disputa será no atletismo (15 a 17 anos), badminton, halterofilismo, parabadminton, ciclismo, judô, karatê, taekwondo e wrestling, encerrando o segundo bloco. 

No terceiro bloco, que começa no dia 8 e vai até o dia 10, estarão presentes as modalidades de atletismo (12 a 14 anos), atletismo adaptado, natação, ginástica artística, ginástica rítmica, vôlei de praia, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo e xadrez. 

No último bloco, de 12 a 16 de agosto, no infantil, acontecerá o basquete, futsal, handebol e voleibol.

Os campeões do JEMs, na categoria de 15 a 17 anos, representarão o Maranhão na etapa nacional dos Jogos da Juventude, que acontecerão de 1º a 16 de setembro, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. 

Já os campeões de 12 a 14 anos representarão o Maranhão nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), na capital federal, em novembro, com a data a ser divulgada.

Para a realização do maior evento esportivo do Maranhão, a Sedel conta com a parceria do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Polícia Militar do Maranhão e das Secretarias de Estado de Saúde (SES), Desenvolvimento Social (Sedes), Cultura (Secma), Turismo (Setur), Educação (Seduc) e do IPREV.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.