Esporte e Cidadania

ParaJEMs 2023 terá largada nesta quinta-feira

Nas disputas, estarão jovens regularmente matriculados e frequentando escolas

Imirante Esporte

Atualizada em 31/05/2023 às 16h40
Nas disputas, estarão jovens regularmente matriculados e frequentando escolas
Nas disputas, estarão jovens regularmente matriculados e frequentando escolas (Divulgação)

SÃO LUÍS – O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (Sedel) inicia oficialmente nesta quinta-feira (1º) o ParaJEMs 2023. De acordo com informações da pasta, no total 12 municípios vão participar da competição, que será dividida nesta etapa em três modalidades: natação, bocha e atletismo.

As disputas aquáticas acontecerão na sede do Instituto Estadual do Maranhão, no Centro de São Luís a partir de quinta-feira (1º). Também nesta quinta-feira começarão as disputas de bocha no Ginásio Costa Rodrigues. Já o atletismo será disputado na pista do campus Bacanga da Universidade Federal do Maranhão e na pista Professor Manoel Furtado, no Complexo Canhoteiro, no Outeiro da Cruz. 

Segundo o regulamento da competição, estas são as modalidades classificatórias para as Paralimpíadas Escolares Regional Belém. 

As Modalidades disputadas na Fase Estadual-Final do ParaJEM’S são: Basquete em cadeira de rodas, Futebol de 5, Futebol PC, Futsal Intelectual (Modalidade não classificatória para etapa nacional)*, Goalball, Halterofilismo (nova modalidade), Handebol Intelectual, Judô, Parabadminton, . Tênis em cadeira de rodas, Tênis de Mesa e Voleibol sentado.

“Há muitas novidades para o ParaJEM's, com a inclusão de novas modalidades esportivas, que vão enriquecer mais ainda o nosso evento", afirmou o secretário de Esportes, Naldir Lopes.

Ainda de acordo com o regulamento do ParaJEMs 2023, os alunos do gênero masculino e feminino, com Deficiência Física, Visual e Intelectual com espectro autista, com idade mínima de 11 anos (nascidos em 2012) e máxima de 17 anos (nascidos em 2006) poderão participar. 

Estes jovens deverão estar regularmente matriculados e frequentando escolas do Ensino Fundamental, Médio ou Especial da Rede Pública ou Particular do Estado em que estejam representando, com reconhecimento do Ministério da Educação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.