Dúvida

MAC não garante estreia de meia no fim de semana

Assessoria do clube voltou a se manifestar acerca da situação do atleta

Thiago Bastos / Imirante Esporte

Atualizada em 12/07/2023 às 15h50
Assessoria do clube voltou a se manifestar acerca da situação do atleta
Assessoria do clube voltou a se manifestar acerca da situação do atleta (Divulgação MAC)

SÃO LUÍS - O Maranhão Atlético Clube (MAC) não garante a estreia do meia Vinícius Barata na Série D no fim de semana. Em comunicado mais recente de assessoria do clube, o MAC informou que o “clube está se movimentando e resolvendo as questões legais para a estreia do atleta”, sem especificar quando acontecerá esse primeiro jogo.

Enquanto isso, nesta terça-feira (11), última vez que o Imirante Esporte teve acesso às dependências do Parque Valério Monteiro, o atleta não foi observado no campo de jogo atuando com os demais companheiros. Nas redes sociais do clube, não há também imagens do atleta trabalhando com os demais companheiros.

Vinícius Barata foi contratado pelo MAC e registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF no dia 6 deste mês. A especificação era de contrato por empréstimo do atleta. A diretoria do clube confirmou ao programa Mirante Esporte de terça-feira (11), da Rádio Mirante AM que o jogador foi cedido pelo IAPE. No entanto, o contrato do jogador em vigência seria de apenas três meses, o que inviabiliza preliminarmente o uso do atleta pelo MAC em competições em 2024. 

O MAC admite o uso do jogador somente para o ano que vem, caso a CBF não responda positivamente ao pedido do time maranhense de liberação do atleta.

A informação sobre a impossibilidade preliminar do uso do atleta foi dada com exclusividade pelo repórter do portal GE, Matheus Sampaio. Segundo o artigo 58 do RGC da CBF, “atleta que já tenha atuado por 2 (dois) clubes durante a temporada, em quaisquer das competições nacionais coordenadas pela CBF e integrantes do calendário anual, não pode atuar por um terceiro clube, mesmo que esteja regularmente registrado”. 

O próprio MAC admite, em documento obtido pelo Imirante Esporte, que o jogador atuou pelo Cordino e Londrina por competições nacionais nesta temporada. No entanto, o clube admite a possibilidade de ingressar no STJD, caso a CBF não libere o atleta. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.