Especial Sampaio 100 anos

De "xodó" da torcida a goleiro ídolo: eles fizeram história no Sampaio Corrêa

Reportagem conta história de ídolos que fazem parte história da Bolívia Querida.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 25/03/2023 às 20h40
Pimentinha é o
Pimentinha é o "xodó" da torcida do Sampaio Corrêa  ( Foto - Arquivo / Sampaio Corrêa)

SÃO LUÍS – Chegamos à terceira reportagem da série “Especial Sampaio 100 anos”. E depois de contar um pouco sobre o surgimento do clube, suas conquistas históricas, agora vamos falar de ídolos que ajudaram a construir a trajetória gloriosa da Bolívia Querida. Ouvimos o ex-goleiro Juca Baleia, tricampeão estadual pelo Tricolor; o “xodó” da torcida, Pimentinha – campeão brasileiro e estadual com a camisa tricolor; Sérgio Frota, atual presidente do clube; Eloir, ídolo atual do time e multicampeão, e Gabriel Poveda, artilheiro da última Série B defendendo as cores bolivianas.

VEJA MAIS 

Time do "povão", hidroavião, as cores e o nascimento do "Tubarão"

Feito histórico no Brasil, "dono" do Norte e o maior do Nordeste em 2018

Goleiro histórico da Bolívia Querida 

Goleiro histórico do Sampaio Corrêa, tricampeão maranhense em 1990, 1991 e 1992, além de ficar marcado por uma partida épica com a camisa tricolor, em uma partida contra o Palmeiras, em pleno Parque Antartica, em São Paulo, pela Copa do Brasil de 1992, Juca Balei falou sobre a emoção de ser um ídolo do clube. 

“Esses dias foram de emoção. Aquele friozinho na barriga. O reconhcimento é até hoje. Isso me dá alegria, satisfação. Quando eu encontro um torcedor, da minha época, que me reconhece. Eles mostram para os filhos e dizem: ‘olha, esse é Juca Balei. Jogador que passou pelo Sampaio, que defendeu o Tricolor’. Isso me traz satisfação, isso me traz recordação. Só eu sei a emoção que eu sinto em um momento desse”.

Juca Baleia fez história com a camisa da Bolívia Querida ( Foto - Reprodução / TV Mirante)
Juca Baleia fez história com a camisa da Bolívia Querida ( Foto - Reprodução / TV Mirante)

O eterno “xodó” da torcida tricolor 

No Sampaio Corrêa desde 2012, e 10 anos entre várias passagens pelo Tricolor, Anderson Wanderllan de Moraes Rodrigues, o Pimentinha, entrou para história do Sampaio com um título invicto da Série D e atuações antológicas no estádio Castelão. 

Ao falar da sua relação com o clube, Pimentinha lebra de um jogo na Série D, contra o Vilhena-RO, com 40 mil pessoas no Castelão, que terminou com goleada do Tubarão, por 4 a 1.

 “Foi surpresa o Flávio Araújo ter me botado como titular. Só fui saber horas antes do jogo. E depois a torcida me ovacionando, chamando meu nome. Ali foi o momento da minha carreira que eu disse para mim mesmo; ‘eu consegui. Que eu consegui chegar onde eu queria’. O Sampaio abriu muitas portas para mim. Eu tenho muito que agradecer ao Sampaio por tudo”,c comentou Pimentinha.

Goleador do Brasileiro pelo Sampaio 

Gabriel Poveda foi artilheiro da Série B de 2022 pelo Sampaio ( Foto - Ronald Felipe / Sampaio Corrêa)
Gabriel Poveda foi artilheiro da Série B de 2022 pelo Sampaio ( Foto - Ronald Felipe / Sampaio Corrêa)

Canmpeão maranhense em 2022 e artilheiro da Série B desta temporada, com 19 gols, Gabriel Poveda tem apenas um ano de passagem pelo Sampaio Corrêa, mas, com certeza, é um dos jogadores mais queridos pelo torcida na atualidade. 

Atualmente defendendo o Bolívar, na Bolívia, Podeva falou sobre sua identificação com as cores encarnadas. “Isso me orgulha demais. Quero agradecer a todos os torcedores pelo carinho, pelas mensagens que me mandam até hoje. De apoio, de motivação.Isso é muito gratificante. O Sampaio Corrêa eu levo para todo lugar que eu vou porque é um clube que mora no meu coração”.

430 partidas defendendo o Tubarão 

Um dos jogadores atuando há mais tempo no Sampaio Corrêa em sua história recente – tem 430 partidas pelo clube -, o meia Eloir não poderia deixar de fazer parte dessa reportagem. Eloir também é campeão da Série D, em 2012. 

 “Hoje eu sou um torcedor do clube. Estou feliz em estar aqui no ano do centenário, está podendo participar. Podendo jogar ainda. A gente vê os ídolos no meu memorial do clube e espero, daqui há uns anos, poder ver aqui minha foto e as pessoas lembrarem de mim como muito carinho e um jogador que sempre se dedicou muito pelo clube”, disse Eloir.

Eloir de 430 partidas pela Bolívia Querida ( Foto - Reprodução / TV Mirante)
Eloir de 430 partidas pela Bolívia Querida ( Foto - Reprodução / TV Mirante)

Presidente multicampeão 

Presidente do Sampaio Corrêa desde 2007, Sérgio Frota, dirigente multicampeão no clube, também falou neste momento de festa e comemorações. “Levamos o nome do Maranhão, a bandeira do Sampaio Corrêa por esse Brasil afora. E nós continuamos trabalhando para que o futuro do Sampaio Corrêa seja o mais glorioso possível. 

Sérgio Frota comanda o Sampaio Corrêa desde 2007 ( Foto - Reprodução / TV Mirante)
Sérgio Frota comanda o Sampaio Corrêa desde 2007 ( Foto - Reprodução / TV Mirante)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.