Espião 🕵

Raio-x: Conheça os adversários dos maranhenses na Copa do Brasil 2023

Imirante Esporte traz informações dos rivais de Sampaio Corrêa, Cordino e Tuntum.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 09/02/2023 às 12h27
Maringá, Brasil de Pelotas e ABC são os adversários dos maranhenses
Maringá, Brasil de Pelotas e ABC são os adversários dos maranhenses (Montagem)

SÃO LUÍS – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou, na tarde desta quarta-feira (9), os confrontos da 1ª fase da Copa do Brasil 2023. Os três representantes do Maranhão conheceram seus adversários e o Imirante Esporte fez um “Raio-x” destes rivais para torcedor maranhense se preparar para o quem vem pela frente. Os jogos devem ocorrer entre 22 de fevereiro e 1 de março.

LEIA MAIS 

Sampaio enfrentará time paranaense na Copa do Brasil

Sorteio define confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2023

Maringá-PR x Sampaio Corrêa

O Maringá Futebol Clube, clube que tem como apelido “Zebra”, é o adversário do Sampaio Corrêa e o duelo ocorrerá provavelmente no estádio no Estádio Regional Willie Davids, na cidade de Maringá, no interior do Paraná. O Willie Davids fica na Vila Olímpica da cidade e tem capacidade para 16 mil torcedores.

O Maringá disputa atualmente a 1ª divisão do Campeonato Paranaense e ocupa a 4º posição, com 14 pontos, em oito jogos. O Maringá é o atual vice-campeão paranaense. Na temporada atual, são quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Fundado em 2010, a última vez que o Maringá disputou uma competição nacional foi em 2019, quando jogou a Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2021, a equipe tricolor voltou a jogar na elite do futebol paranaense.

Principal jogador – Serginho (lateral-direito / volante) 

Serginho, 32 anos, é um dos mais experientes e o principal nome da equipe treinada por Jorge Castilho. Da base do Santos, Serginho tem passagens por Palmeiras, Paysandu, Ceará e futebol japonês, do Cazaquistão dentre clubes menores do Brasil.

Brasil de Pelotas-RS x Cordino 

Tradicional clube do sul do Brasil, o Brasil de Pelotas será o adversário do Cordino na sua segunda participação da equipe maranhense em Copas do Brasil. O Brasil atualmente ocupa a 6º colocação no Campeonato Gaúcho, com duas vitórias em seis partidas. São dois empates e duas derrotas. Nesta temporada de 2023 o Xavante vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, após dois rebaixamentos consecutivos.

O Brasil vai visitar o Cordino em Barra do Corda, no estádio Leandrão.

Principal jogador – Marcelo Pitol (goleiro) 

Com um time remodelado, o técnico Rogério Zimermann tem como um dos principais atletas o experiente goleiro Marcelo Piton, de 40 anos. Pitol é bastante conhecido no futebol gaúcho e tem passagens por Caxias, Sampaio Corrêa, Juventude, Náutico e surgiu nas categorias de base do Grêmio.

Tuntum x ABC-RN

Em sua segunda Copa do Brasil, o Tuntum terá pela frente na 1ª fase da Copa do Brasil deste ano o ABC-RN. O Alvirrubro vai visitar os maranhenses na cidade de Tuntum. O time comandado pelo técnico Fernando Marchiori é o líder do Grupo A do Campeonato Potiguar, com 19 pontos e sete jogos. Na Copa do Nordeste o ABC é o 4º colocado do Grupo B, com três pontos, em dois jogos.

Nesta temporada de 2023 a equipe de Natal vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro após o acesso no ano passado.

Principal jogador – Allan Dias (atacante) 

Allan Dias, 32 anos, vai para sua terceira temporada no ABC como um dos destaque da equipe. Em 2022 ele fez 11 gols em 17 partidas. Neste ano, em oito jogos já marcou quatro vezes. Da base do São Paulo, Allan vestiu camisas de equipes como Ituano, Santo André, Remo, Santa Cruz entre outros.

Mais sobre a Copa do Brasil 2023

A Copa do Brasil 2023 deve começar no dia 22 de fevereiro, com a participação de 92 clubes. O Maranhão terá três representantes na Copa do Brasil de 2023, Sampaio Corrêa, campeão estadual, o Cordino, que é o vice, e o Tuntum, atual campeão da Copa FMF.

Com uma mudança de critérios na distribuição do dinheiro das cotas, os três maranhenses que estão classificados – Sampaio Corrêa, Cordino e Tuntum –, ganharão valores reajustados em relação a 2022. A Bolívia Querida embolsará R$ 1,25 milhão e as equipes do interior levam R$ 750 mil cada. Lembrando que essa cota é apenas pela participação na competição. A cada fase ultrapassada esse valor aumenta progressivamente.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.