Troféu Mirante Esporte 2023

Congresso técnico terá presença de grandes nomes do esporte; inscrições estão abertas

Atletas como a jogadora de beach soccer Adriele Rocha e o kitsurfista Bruno Lobo estarão presente.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 23/01/2023 às 13h04
Troféu Mirante 2023 será realizado no dia 25 deste mês
Troféu Mirante 2023 será realizado no dia 25 deste mês (Reprodução)

SÃO LUÍS – Em todas as suas edições, o Troféu Mirante Esporte sempre foi marcado, também, por eventos extra, como o Congresso Esportivo Troféu Mirante, que tem como objetivo oferecer palestras motivacionais para os atletas concorrentes e também para o público em geral. Essas palestras são ministradas por atletas e pessoas ligadas ao esporte com trajetórias vitoriosas. Nesta edição 2023, o Congresso técnico será realizado nesta terça-feira (24), a partir das 16h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, no Jardim Renascença. As inscrições ainda estão abertas e pode ser feitas neste link aqui. A 18ª edição do Troféu Mirante Esporte está marcada para às 19h30, do dia 25 (quinta-feira), no Teatro Arthur Azevedo. 

LEIA MAIS 

Surf: conheça os três indicados na 18ª edição do Troféu Mirante Esporte

Considerado o "Oscar do Esporte Maranhense", a premiação acontece desde 2005, quando era realizado na Faculdade Fama

Skate: novidade na edição de 2023 do Troféu Mirante

Neste ano, o Congresso Técnico do Troféu Mirante está recheado de grandes do nomes do esporte da atualidade e pessoas com trajetórias vitoriosas. Entre os atletas de destaque do momento estarão presentes a melhor jogadora de beach soccer do mundo, Adriele Rocha; o kitsurfista Bruno Lobo, atualmente o maior expoente da modalidade no Brasil, e o nadador Frederico Castro, quatro vezes medalhista em Copa do Mundo. 

Entre os nomes com trajetórias vitoriosas estão a ex-jogadora de basquete Iziane Castro, que disputou dois Jogos Olímpicos, a ex-jogadora de handebol, Sílvia Helena, hexa-campeã Panamericana e tri-campeã do Torneio das Nações. 

Ministrarão palestra também o ex-deputado, criador das leis de incentivo à cultura e ao esporte, Joaquim Haickel, e Radamés Lattari, ex-técnico da Seleção Brasileira de Voleibol, ex-vice presidente do Flamengo e atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol. (veja abaixo a programação completa).

O EVENTO

O Congresso Esportivo Troféu Mirante será apresentado pelo jornalista Afonso Diniz, apresentador da TV Mirante, repórter da rádio Mirante AM e redator do ge Maranhão. 

O congresso será divido em três painéis: O "Patrocínio no esporte. Quais os caminhos para conseguir o seu", “Mulheres no esporte. Conquistas e desafios” e “Como conciliar esporte e carreira”.

Serão mediadores destes painéis, Eurico Pacífico, presidente da Federação Maranhense de Beach Soccer, Jana Fontenele, apresentadora do Globo Esporte, e Thiago Bastos, repórter do Globo Esporte, apresentador e comentarista da rádio Mirante AM e redator do portal Imirante.com. 

VOTAÇÃO 

Lembrando que para votar nos seus atletas favoritos é só clicar no site oficial do evento e escolher. Acesse aqui e vote. A 18ª edição do Troféu Mirante Esporte está marcada para às 19h30, do dia 25, no Teatro Arthur Azevedo. Este ano, com a inclusão do Skate, serão 29 modalidades concorrendo na premiação (veja abaixo a lista de indicados).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CONGRESSO

Painel 1

16h30 – Patrocínio no esporte. Quais os caminhos para conseguir o seu!

Participantes:

-       Joaquim Haickel (@haickeljoaquim): ex-deputado, criador das leis de incentivo à cultura e ao esporte;

-       Frederico Castro (@fred.vcastro): 4 vezes medalhista em Copa do Mundo, 20 vezes medalhista em campeonatos nacionais absolutos

-       Radamés Lattari (@radameslattari): ex-técnico da Seleção Brasileira de Voleibol, ex-vice presidente do Flamengo e atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol;

-       Cássia Melo (@cassiamelo8): diretora da Oito Projetos Especializada em Marketing de Patrocínios Incentivados.

Mediador: Eurico Pacífico (@euricopacifico), Presidente da Federação Maranhense de Beach Soccer

Painel 2

17h20 - Mulheres no esporte. Conquistas e desafios

Participantes:

-       Adriele Rocha (@adriele.bs07): eleita, pela Beach Soccer World Wide, a melhor atleta do mundo no futebol de areia

-       Iziane Castro (@izianebasquete): atuou no basquete americano por mais de uma década, foi campeã da Copa América e participou das Olimpíadas de Atenas em 2014.

-       Sílvia Helena (@silviahelena15handebol): hexa-campeã Panamericana de handebol, tri-campeã do Torneio das Nações, eleita 2 vezes a melhor das Américas e esteve por 25 anos na Seleção Brasileira

Mediadora: Jana Fontenele (@fontenele_jana), locutora da Mirante FM e apresentadora do Globo Esporte TV Mirante.

Painel 3

18h10 – Como conciliar esporte e carreira

Participantes:

-       Bruno Lobo (@brunolobo31): medico ortopedista, pentacampeão brasileiro, oito vezes Campeão Maranhense, Campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, duas vezes Campeão das Américas 2020-2021. Em 2021, atingiu a liderança do Ranking Mundial. Atualmente, encontra-se em campanha Olímpica para Paris 2024.

-       Márcio Barbosa (@marciobarbosacardiologista): médico cardiologista, campeão mundial de judo no Veteran World Championships

-       Nayany Dandara (@dandaravolei): Atleta e profissional de educação física, treinadora nível 2 de vôlei de praia pela CBV, bi-campeã dos jogos universitários maranhense de vôlei de praia, dez vezes campeã em torneios de vôlei no ano de 2022, atleta do circuito brasileiro de vôlei de praia (OPEN), cinco vezes eleita melhor atleta da partida (Copa Primavera). Atualmente, encontra-se em preparação para a temporada 22/23 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.

Mediador: Tiago Bastos (, jornalista esportivo)

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.