SÃO LUÍS – Desde o dia 1º deste mês de setembro, o Imirante.com iniciou a celebração dos seus 22 anos relembrando a trajetória que o transformou no maior portal de notícias do Maranhão. Agora, chegou a vez de falar do esporte, editoria que está no “DNA” do portal e acumula coberturas históricas nestas mais de duas décadas de jornalismo feito com carinho e responsabilidade. Histórias como o pentacampeonato da Seleção Brasileira de futebol masculino, em 2002, o surgimento do Troféu Mirante – maior premiação do esporte maranhense –, em 2005, os grandes campeões maranhenses no futebol e a medalha histórica de Rayssa Leal em Tóquio são alguns dos destaques desses 22 anos acompanhando tudo que acontece no cenário esportivo do Maranhão, do Brasil e do mundo.
*2002
Brasil pentacampeão
No dia 30 de junho de 2002, a Seleção Brasileira bateu a Alemanha no estádio de Yokohama, no Japão, e se tornou o único país a ter vencido cinco vezes o campeonato mundial de futebol. Teve gol de Ronaldo na decisão contra a Alemanha, Rivaldo brilhando contra a Bélgica, Ronaldinho Gaúcho fazendo mágica diante da Inglaterra e o Imirante.com contou toda essa saga campeã do time nacional.
Título inédito no vôlei
Mas o ano de 2002 não foi bom apenas para o futebol. Em um jogo emocionante, no dia 14 de outubro, a Seleção Brasileira masculina de vôlei derrotou a Rússia por 3 sets a 2 em Buenos Aires e conquistou o inédito título mundial na modalidade. Após marcar o 14º ponto no quinto set com uma cortada, o reserva Giovane foi para o saque e conseguiu um 'ace', fechando o placar para o Brasil – e tudo foi registrado pelo maior portal de notícias do Maranhão.
2003
Maranhenses ouro no Pan
Ano de 2003 foi dourado para o handebol brasileiro e dois maranhenses brilharam com as camisas do time nacional, no masculino e no feminino. A Seleção Brasileira masculina de handebol conquistou o ouro e, de quebra, a vaga para as Olimpíadas de Atenas, e o maranhense Winglitton Rocha Barros, o China, fez parte da campanha. O armador maranhense, de 29 anos à época, participou da campanha e disputou todos os jogos da equipe brasileira. No time feminino, a armadora Sílvia Helena também foi ouro e com direito a vaga nos Jogos Olímpicos.
2004
Iziane “debuta” nos Jogos Olímpicos
No dia 13 de outubro de 2004 foi dada a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia, e o Imirante.com fez uma cobertura especial, até porque na Seleção Brasileira de basquete feminino uma maranhense era uma das estrelas da equipe. A ala Iziane, ao lado da também ala, Sílvia, e da pivô Érika, debutavam em uma Olimpíada. Na fase de grupos, Iziane foi o grande destaque do Brasil no triunfo sobre a Nigéria, por 82 a 63.
A Seleção Brasileira terminou na 4ª posição em uma campanha histórica, tudo registrado pelo Imi.
2005
Nasce o Troféu Mirante
O ano de 2005 foi marcado no esporte do Maranhão pela criação do Troféu Mirante, maior premiação do esporte maranhense desde então. Atletas, representantes das federações, pais, jornalistas esportivos e autoridades do esporte amador prestigiaram a cerimônia de premiação da 1ª edição do evento, que ocorreu no dia 21 de dezembro, no auditório Zenira Fiquene, na Faculdade Fama, no Turu.
Na oportunidade, o Troféu Mirante premiou 17 modalidades esportivas e cada federação indicou os três atletas de maior destaque em 2005. A votação ocorreu através de cupons do jornal O Estado do Maranhão e pelo site Imirante.com . Cerca de 51 mil pessoas participaram da votação popular, que ocorreu entre os dia 02 e 18 de dezembro.
O melhor atleta de cada modalidade foi escolhido por um júri oficial constituído por 17 jornalistas e radialistas especializados em esportes, todos do Sistema Mirante de Comunicação, envolvendo jornal, rádio, televisão e portal Imirante.com.
2006
Itália tricampeã improvável na Copa
Ano de Copa do Mundo de futebol sempre é especial para o esporte e 2006 não foi diferente. A Copa da Alemanha teve cobertura total da equipe de esporte do Imirante.com, que noticiou no dia 7 de julho o tricampeonato da Itália. A Azurra venceu a França por 5 a 3 nos pênaltis, em um domingo, em Berlim, depois de 1 a 1 no tempo normal e nenhum gol na prorrogação.
Os italianos conseguiram provocar um fim de carreira melancólico do francês Zidane, expulso na prorrogação por agredir Materazzi com uma cabeçada no peito. Tudo isso foi publicado na capa do portal.
2007
13º título do Maranhão Atlético no Estadual
O Maranhão Atlético conquistou seu 13º troféu do Campeonato Maranhense no dia 21 de dezembro de 2006. A decisão foi diante do Imperatriz. O MAC entrou em campo podendo perder por até um gol de diferença que mesmo assim seria campeão e perdeu por 2 x 1. Na primeira partida decisiva, o Bode havia vencido no Frei Epifânio D'Abadia por 1 a 0 e, com essa soma ficou com o caneco. Tudo foi registrado pelo portal.
Marta melhor do mundo
O ano de 2007 foi marcado também na editoria de esportes do Imirante.com pela cobertura do segundo tútulo de melhor jogadora do planeta para a “Rainha Marta”. Com 21 anos, a camisa 10 da Seleção Brasileira de futebol feminino foi eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo no dia 17 de dezembro, que era atleta do Umea, da Suécia. O anúncio da Fifa foi feito no Zurich Opera House, na Suíça, e o Imirante.com cobriu e divulgou todos os vencedores da premiação.
2008
Olimpíadas modernas e mulheres em Pequim
O ano de 2008 abriu uma nova era para os esportes olímpicos com as Olimpíadas de Pequim, quando a China apresentou ginásios ultramodernos e o Brasil bateu seu recorde de participantes mulheres em uma Olimpíada, abrindo também novos rumos sociais no mundo esportivo. Essa notícia foi publicada pelo Imirante.com. No dia 1º de julho, o portal noticiou que 127 atletas estariam em Pequim, m um recorde brasileiro. O recorde anterior era dos Jogos de Atenas, em 2004, quando o país levou 122 mulheres ao evento.
Maranhenses na China
Sempre focado nas notícias nacionais e internacionais – mais com uma “lupa” no que envolve o esporte maranhense –, o Imirante.com acompanhou também os esportistas maranhenses em Pequim. A delegação brasileira nas Olimpíadas de Pequim foi composta por 277 atletas, a maior da história do país em jogos olímpicos. Destes, quatro haviam nascido no Maranhão: a armadora Ana Paula e a ponta Sílvia Helena Araújo Pinheiro (handebol), José Carlos Gomes Moreira "Codó" (atletismo) e Tânia Maranhão (futebol feminino).
2009
Maranhenses na São Silvestre
A 85ª edição da tradicional Corrida de São Silvestre, em 2009, foi marcado no esporte maranhense pela grande quantidade de participantes de corredores do estado no evento em São Paulo. Em reportagem publicada no dia 29 de dezembro daquele ano, o Imirante Esporte anunciava que 52 atletas do Maranhão tinham confirmado presença na maratona.
“Dos 52 maranhenses que estão garantidos na prova, três em especial conseguiram a vaga com muito esforço. Os trabalhadores foram classificados nas duas seletivas realizadas pelo Sesi-MA durante o ano. A primeira prova seletiva foi a Corrida do Trabalhador, que aconteceu em maio e a segunda foi a Corrida do Carteiro, que foi realizada no mês de agosto”, diz trecho da reportagem.
Márcio Araújo no Palmeiras
Sempre acompanhando os atletas que nasceram no Maranhão, o Imirante.com veiculou no dia 24 de dezembro de 2009 que o volante Márcio Araújo, que é maranhense, acertava sua transferência para o time do Palmeiras após fazer sucesso no futebol mineiro.
A transferência foi cercada de polêmicas, mas acabou com um final feliz para o atleta e para o Palmeiras.
“Para ficar com o jogador, o clube paulistano desembolsará a quantia de R$ 2 milhões, referente à multa rescisória, ao Tombense (MG) e ficará com 100% dos seus direitos econômicos”, diz parte do texto.
2010
Sampaio encerra “seca” de títulos no Estadual
Em 2010 o maior campeão do futebol maranhense voltava a vencer um Campeonato Estadual e o Imirante Esporte contou essa história. No dia 28 de novembro a Bolívia Querida vencia o IAPE por 2 x 0 e garantiria a sua 29ª taça no Campeonato Maranhense. Jogadores como Léo e Diones, Tiago Miracema e Wescley, treinados por Sandow Feques, levantaram o troféu no estádio Nhozinho Santos.
2011
Rainha Hortência em São Luís
O Maranhão Basquete, equipe que abriu caminho para o surgimento do multicampeão Sampaio Basquete, estreava na Liga de Basquete Feminino (LBF) em 2011, com a presença da “Rainha Hortência” na quadra. O Imirante Esporte acompanhou esse evento marcante para o basquete. Na época, Hortência era diretora técnica da Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) .
Corinthians é campeão brasileiro
Em um campeonato marcado pelo equilíbrio técnico, venceu quem foi mais regular. Líder em 27 das 38 rodadas, o Corinthians teve de esperar até o último jogo para celebrar seu quinto título brasileiro em 2011. Com o arquirrival Palmeiras disposto a estragar qualquer comemoração, o Timão lutou para superar o nervosismo, empatar por 0 a 0 e voltar a ser campeão nacional depois de seis anos.
2012
Ano “dourado” para o Sampaio
O ano de 2012 ficou marcado na história do Sampaio Corrêa como o início de uma arrancada no futebol nacional. No dia 21de outubro daquele ano, a Bolívia Querida batia o Crac-GO por 2 a 0, em um estádio Castelão com cerca de 40 mil pessoas nas arquibancadas, e conquistava de forma invicta o Campeonato Brasileiro da Série D. Eloir e Pimentinha fizeram os gols que garantiram o caneco e o Imirante Esporte narrou também esse momento histórico
Com esse resultado, o Sampaio conquistou seu terceiro título nacional, sendo que pela segunda vez sem perder um jogo sequer.
Brasil bate recorde nas paralimpíadas
Os Jogos Olímpicos de Londres também marcaram o ano de 2012 e nas Paralimpíadas a delegação brasileira quebrava sua melhor marca nos jogos. Foram 21 medalhas de ouro, 14 de prata e 8 de bronze (43 no total) em uma campanha histórica.
Com esse desempenho, a equipe brasileira cumpriu a meta determinada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, de ficar entre os sete primeiros colocados no quadro geral de medalhas. Atletas como Daniel Dias, que obteve o recorde brasileiro nos Jogos, ao ganhar seis ouros em provas de natação, e André Brasil, que faturou três ouros e duas pratas nas piscinas, foram fundamentais para alcançar esse resultado.
2013
Maranhense brilha no Mundial de handebol
Já com experiências em Jogos Olímpicos, a armadora maranhense Ana Paulo foi o destaque da campanha do primeiro título mundial da Seleção Brasileira de handebol, em 2013. Em dezembro daquele ano, o time nacional superou a Sérvia, 22 a 20, em uma final eletrizante. Antes do Brasil, a Coreia do Sul era o único time de fora da Europa a conquistar o Mundial. Em 1995, as asiáticas venceram a edição do torneio disputado na Áustria e na Hungria.
A trajetória do título inédito teve boas participações de Alexandra, Fernanda e Ana Paula, no ataque, e da goleira Babi. Aquele time foi comandado pelo dinamarquês Morten Soubak.
2014
Tetra da Alemanha no Maracanã
Apesar do capítulo triste para a Seleção Brasileira – a derrota por 7 x 1 para a Alemanha –, a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, foi marcada por jogos memoráveis e terminou com o tetracampeonato dos alemães, que bateram a Argentina na decisão.
No dia 13 de julho, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, os alemães bateram a equipe de Messi por 1 x 0, com gol do meia Gotze. Campeã em 1954, 1974, 1990 e agora 2014, a Alemanha chegou à quarta conquista em com uma campanha marcada por um futebol vistoso e o Imirante Esporte noticiou esse fato histórico para o futebol mundial.
2015
Maranhão no alto do pódio dos Sertões
Em agosto de 2015 o piloto maranhense multicampeão Marcelo Medeiros venceu pela segunda vez a categoria dos quadriciclos no Rally dos Sertões. O piloto da Taguatur Racing confirmou o favoritismo na categoria ao vencer seis das sete etapas realizadas na 23ª edição da prova. “Estou feliz por ter completado o Sertões, porque é um rali muito difícil. Foram sete dias longos, estressantes. Então, o fato de completar é maravilhoso e ainda ser campeão, não tem explicação”, disse Medeiros, bicampeão (2012 e 2015) do Rally dos Sertões, e o Imirante.com noticiou.
Rafael Leitão campeão no xadrez
O ano de 2015 não ficou marcado para o esporte maranhense apenas no automobilismo. No xadrez, Rafael Leitão foi heptacampeão brasileiro em janeiro ao terminar a competição de forma invicta em João Pessoa (PB). O maranhense cedeu apenas três empates, venceu os outros oito jogos e conquistou, de forma invicta e isolada, o Campeonato Brasileiro de Xadrez, pela sétima vez na carreira.
2016
1º ouro olímpico no futebol
Os Jogos Olímpicos do Rio foram marcados por grandes conquistas, mas para o esporte brasileiro o que ficou marcado mesmo foi o primeiro ouro no futebol. Em partida disputada no Maracanã, o time comandado por Neymar bateu a Alemanha nos pênaltis, por 5 x 4.
Com o resultado, a Seleção Brasileira somou seu primeiro ouro nos Jogos Olímpicos, em qualquer uma das modalidades do futebol. A busca ocorria principalmente após as derrotas na década de 80, além do 2 a 1 sofrido para o México em Londres, quatro anos atrás. Foi também o sexto ouro do país nesta edição.
Papão maior do estado
O ano de 2016 foi bastante vitorioso para o Moto Club. Além de conquistar mais um título no Campeonato Maranhense, o Papão garantiu seu acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. No dia 4 de novembro a equipe rubro-negra bateu o Atlético Acreano, por 2 x 1, no Estádio Florestão, em Rio Branco (AC), e garantiu o tão sonhado acesso à Série C de 2017.
Depois de empatar a primeira partida das quartas de final por 2 a 2, em São Luís, o Moto Club precisava de uma vitória sobre o Atlético Acreano no lotado Florestão, onde o Galo Carijó não perdia há três anos.
2017
Incentivo ao esporte e passeio ciclístico
Com o Grupo Mirante sempre incentivando a prática esportiva, em 2017 foi realizada mais uma edição do passeio ciclístico Pedala São Luís. O evento, que ocorreu na avenida Litorânea, foi em alusão ao Outubro Rosa, alertando todos para a importância da prevenção do câncer de mama. O 5º Passeio Ciclístico Pedala São Luís teve um percurso de 12 km, pela avenida Litorânea, com saída e chegada do Golden Shopping, na Avenida Avicênia, no Calhau. O público estimado foi de 500 pessoas. E como todas edições do Pedala São Luís, na concentração do evento foi montada uma estrutura para oferecer todo o suporte necessário aos participantes: hidratação, kits de frutas, atendimento médico, aulão de ginástica, bicicletário e oficina. Como não poderia ser diferente, o portal Imirante.com fez uma cobertura completa do evento.
2018
Medalha olímpica para o Maranhão
O ano de 2018 marcou bastante o esporte do Maranhão por conta de uma reviravolta ainda dos jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. É que apenas em dezembro de 2018, o velocista maranhense José Carlos Gomes Moreira, o Codó, foi confirmado como medalhista de bronze no revezamento masculino 4x100m rasos, após desclassificação da Jamaica por doping. Com a decisão do COI, Codó se tornou o segundo maranhense na história a subir em um pódio olímpico. Antes do velocista, a zagueira Tânia Maranhão havia faturado duas pratas no futebol feminino em Atenas-2004 e Pequim-2008. Em entrevista ao Imirante Esporte em janeiro de 2017, pouco depois da primeira decisão do Comitê, Codó lamentou a demora na confirmação da medalha. “Não é um peso, é um alívio porque é o objetivo de todo atleta. O peso é quando você não conquista algo que você almeja. Então, o peso já foi tirado e agora vem a tranquilidade”.
2019
Em final eletrizante, Imperatriz é campeão estadual
No dia 13 de abril de 2019 o Imperatriz se sagrou campeão do Campeonato Maranhense, diante do Moto Club, em pleno Castelão, com um gol aos 47 do segundo tempo. Essa foi a terceira vez que Moto e Imperatriz se enfrentaram na final do Campeonato Maranhense, em 2005 e 2018, sendo essa a segunda que o Cavalo de Aço venceu. A torcida do Cavalo de Aço fez festa, mesmo longe de casa, e os motenses lamentaram a derrota após uma grande festa.
Liverpool frustra sonho rubro-negro
Nos últimos dias do ano – em 21 de dezembro de 2019 –, o Flamengo via seu sonho de ser bicampeão mundial de clubes com o gol do brasileiro Firmino para o Liverpool, em decisão realizada Doha (Catar). Com este triunfo, o Liverpool, de certa forma, devolvu a derrota de dezembro de 1981, quando a taça ficou com um Flamengo que, comandado pelo craque Zico, venceu por 3 a 0 no estádio Nacional de Tóquio.
2020
Pandemia para o mundo e os esportes
Apenas as Guerras Mundiais já haviam impedido a realização de Jogos Olímpicos na história do esporte, mas em 2020 a Covid-19 conseguiu esse feito. A gripe surgida na China foi a principal responsável para que o maior evento esportivo mundial mudasse seu planejamento e fosse adiado em 2020. Os organizadores dos Jogos de Tóquio passaram algumas semanas minimizando os impactos que o evento poderia sofrer pela Covid-19. Até que, em 24 de março – 13 dias após a declaração de pandemia pela OMS e a exatos quatro meses do que deveria ser a cerimônia de abertura -, o então premiê japonês Shinzo Abe anunciou um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para adiar o início dos Jogos em um ano. Dias depois, o Imirante.com publicou reportagem com premiê japonês apostando que em 2021 os jogos seriam realizados, e foram.
2021
Fadinha faz história em Tóquio
Se os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados por causa da pandemia, com certeza as emoções foram guardadas para o ano seguinte, e para o Maranhão principalmente. Na madrugada da segunda-feira (26), no Parque de Esportes Urbanos de Ariake, a maranhense Rayssa Leal, de apenas 13 anos, deu um show, faturando a medalha de prata na disputa do skate street feminino. A Fadinha, que nasceu em Imperatriz, se tornou a atleta brasileira mais jovem a subir ao pódio em mais de 100 anos de participação do país no maior evento multiesportivo do mundo.
2022
Sampaio Basquete domina a LBF
O ano de 2022 é ano de Copa do Mundo, mas o destaque nesta retrospectiva do 22º aniversário do Imirante.com não poderia deixar de ser o tricampeonato do Sampaio Basquete na Liga de Basquete Feminino (LBF). No dia 20 de agosto, o time comandado por Rodrigo Galego bateu o Vera Cruz Campinas e fez 3 x 0 na final da competição nacional.
Esse título da temporada 2022 foi o terceiro do Sampaio Basquete na LBF. O primeiro havia sido ainda em 2015, diante do Corinthians. Em 2018, o Sampaio enfrentou o Vera Cruz Campinas no primeiro encontro das equipes em uma final, o time do interior de São Paulo levou a melhor, com um 3 x 2. Porém, em 2019, o Sampaio voltou a encontrar as rivais na decisão, e venceu por 3 x 0, assim como neste ano de 2022. Todas essas histórias foram devidamente narradas pela equipe do Portal Imirante.com.
*Por causa de problemas técnicos, os dois primeiros anos de existência do portal, 2000 e 2001, tiveram alguns dos seus arquivos perdidos.
Saiba Mais
- Crie seu login no Imirante para receber recomendações de filmes e séries do Indika.tv
- Veja as 5 matérias mais lidas do portal Imirante em 2023
- Já entrou no canal do Imirante no WhatsApp? Clique AQUI e saiba como participar
- Imirante multiplica parcerias e investe em tecnologia para melhorar conteúdo
- Imirante.com: 23 anos de compromisso com a informação de qualidade
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.