Legado

Pioneiro do judô no Maranhão será homenageado em São Luís

Sensei Paulo Leite, falecido em 2003, terá evento em sua homenagem.

Imirante Esporte

- Atualizada em 02/06/2022 às 11h19
Sensei Paulo Leite criou umas das primeiras academias de judô no Maranhão
Sensei Paulo Leite criou umas das primeiras academias de judô no Maranhão (Divulgação)

SÃO LUÍS – Considerado por muito como o pioneiro do judô no Maranhão, o Sensei Paulo Leite receberá homenagem, neste sábado (4), no Ginásio do Ceuma, no Renascença, a partir das 9h. A homenagem está sendo realizado pelo sobrinho de Paulo Leite, o também Sensei, Marcos Leite.

Fundador de uma das primeiras academias de judô do Maranhão, a “Judô Clube Irmãos Leite”, Paulo Leite, ainda na década de 1960, Paulo Leite tem seu nome em um dos ginásios do Complexo Esportivo Canhoteiro, um dos mairos de São Luís.

Paulo Leite tem uma história consagrada no judô nacional, vencendo campeonatos no Ceará, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Paulo Leite foi ainda um grande incentivador da prática do judô no Maranhão, promovendo grandes eventos, principalmente no Ginásio Costa Rodrigues, e formando vários atletas de gerações posteriores a sua.

Engenheiro de formação acadêmica, Paulo Leite era faixa de judô e faleceu no dia 1º de março de 2003, em São Luís.

“Meu tio e padrinho amado, introdutor do Judô no Maranhão, e o primeiro sensei da família Leite. Enquanto vivo for honrarei sua memória e o seu legado. Estão todos convidados para essa grande celebração”, publicou o sobrinho Marcos Leite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.