Esporte & Cidadania

Jogos Escolares Ludovicenses ocorrem neste sábado

Abertura ocorreu nesta sexta-feira (20) com a presença do prefeito de São Luís, Eduardo Braide

Com informações da Assessoria

Abertura ocorreu nesta sexta-feira (20) com a presença do prefeito de São Luís, Eduardo Braide
Abertura ocorreu nesta sexta-feira (20) com a presença do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Divulgação Prefeitura)

SÃO LUÍS - O prefeito Eduardo Braide participou da abertura dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) 2022, realizada na tarde desta sexta-feira (20), no ginásio Costa Rodrigues (Centro). A competição, organizada pela Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), reunirá 57 escolas das redes pública municipal e estadual e privada de São Luís. O evento é classificatório para os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). As competições dos JELs ocorrerão apenas aos fins de semana, até junho, para preservar a rotina escolar dos atletas.

“Os Jogos Escolares Ludovicenses vão reunir várias categorias e diversas escolas, tanto da rede pública quanto privada da nossa cidade e tenho certeza que será um grande evento, com gosto de volta das competições escolares que estavam suspensas. Uma oportunidade para que a gente possa conscientizar nossas crianças e adolescentes para entenderem a importância do esporte e praticarem e fazerem da competição um exemplo para todos nós. Os jogos também são inclusivos, pois aqui também teremos competições destinadas aos atletas com deficiência”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

A competição inicia neste sábado (21), com jogos de xadrez que serão realizados no colégio Vinícius de Moraes (Turu) e de atletismo com disputas no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga. As competições da categoria Infantil seguem até 30 de maio e a Infanto, será de 10 a 30 de junho, sempre aos fins de semana, nas modalidades esportivas individuais e coletivas.

“Os JELs partem do diálogo que mantivemos com as escolas e as federações e uma das grandes demandas era a falta de atividades para este público por conta das restrições sanitárias. Este ano, com a liberação dos eventos pelos órgãos de saúde, planejamos e realizaremos os jogos com sucesso”, pontuou o secretário da Semdel, Ricardo Diniz. 

 

Competição reunirá mais de 50 escolas da capital

Os Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) traz este ano o tema “Depois do golaço da vacinação, que comecem os jogos”, uma referência ao esforço da gestão do prefeito Eduardo Braide para imunizar os habitantes da cidade, que é reconhecida como a capital brasileira da vacina.


 

A competição reunirá 20 escolas da rede pública do Município e Estado, 36 instituições da rede privada e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Estudante do Colégio Militar Tiradentes, o atleta Antonio Rocha, de 15 anos, acredita que os jogos são um novo começo. “É uma forma muito boa de recomeçar, um novo formato, com várias escolas e pessoas se motivando em prol do esporte, o que é muito bom”, destacou o adolescente que foi o responsável por carregar a tocha na cerimônia de abertura dos JELs.


 

Esta é a primeira vez que o Município de São Luís promove a etapa classificatória para os Jogos Escolares Maranhenses. “A Prefeitura de São Luís corrige um erro histórico resgatando uma dívida com os alunos, atletas, professores e comunidade escolar ao executar a etapa municipal dos Jogos Escolares Maranhenses. Este evento não era executado pela Prefeitura, mas com a orientação de técnicos especializados e professores de educação física ocorrerá este ano”, ressaltou o presidente da Federação Maranhense de Desporto Escolar, Hamilton Ferro.

Entre os atletas, a motivação é grande. É o caso de Kewelly Saraiva, da Unidade de Educação Básica (U.E.B), Alberto Pinheiro. “Estou muito feliz com os jogos, foi difícil continuar treinando na pandemia, mas a gente deu um jeito e agora, vou participar da competição”, disse ela que competirá no judô.

Participaram ainda da cerimônia de abertura dos JELs, a vice-prefeita Esmênia Miranda; os secretários Caroline Salgado (Semed), Karla Lima (Semmam), Saulo Santos (Turismo), Liviomar Macatrão (Semapa), Nirvana Anchieta (Semsa), Veronica P. Pires (Semispe), Nádia Quinzeiro (Ipam), Felipe Mussalém (Amdes), Diego Rodrigues (Semad), Carlivan Braga (Semeped), Felipe Falcão (Semit); o deputado estadual Neto Evangelista e os vereadores Marlon Botão (PSB), Ribeiro Neto (Patriota), Anderson Martins (Avante) e Álvaro Pires (PMN) e o secretário adjunto de Estado de Esporte, Márcio Alves.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.