Esportistas sofrem com abandono e insegurança na pista de atletismo de São Luís
Frequentadores da pista de atletismo do Complexo Esportivo do Castelinho relatam a falta de infraestrutura e segurança no local.
SÃO LUÍS – A pista de atletismo do Complexo Esportivo do Castelinho está abandonada. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma cratera na pista causando risco aos frequentadores do local.
A equipe do Imirante.com esteve na pista de atletismo Professor Furtado e constatou a falta de infraestrutura e segurança (Veja galeria no fim da matéria).
Um frequentador, que preferiu não se identificar, informou que corre há cerca de dois anos, e fala sobre o abandono da pista. “Corro aqui há ceca de dois anos. Há muitos anos que ninguém faz nada aqui na pista de atletismo do Castelinho. O que a prefeitura ainda faz é campinar a cada três meses. Não há condições de ninguém treinar aqui”, disse ele.
Apelo
Ainda sobre o abandono da pista, o homem pede ajuda para que sejam feitos reparos no complexo. “A gente pede para que alguém venha nos ajudar. Nós temos um medalhista olímpico, que é o Célio Codó, mas podemos ver que aqui não temos estrutura pra que as pessoas possam praticar esporte. Os moradores daqui são mais carentes, e querem praticar algum esporte, mas sem estrutura não há condição”, desabafou o homem.
Em nota, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) informa que será realizado um levantamento dos problemas para que sejam iníciados os reparos necessários na pista de atletismo do Complexo Castelinho.
Veja nota na íntegra:
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) informa que nos próximos dias será realizando um levantamento de toda a região da pista de atletismo para, em sequência, ter início as obras de reparo necessárias. A Sedel ressalta, ainda, que já deu início a tratativas com a Secretaria de Alto Rendimento do Ministério do Esporte para viabilizar a construção de uma nova pista de atletismo no Complexo Castelinho.
Desabamento do teto do ginásio
Em março de 2019, após uma forte chuva o teto do Ginásio Georgiana Pflueger, popularmente conhecido como Ginásio Castelinho, desabou. Duas pessoas trabalhavam no local, no momento do acidente, foram socorridas e não sofreram ferimentos.
A estrutura do telhado que fazia coberta na lateral externa do ginásio também foi ao chão.
Complexo Esportivo Canhoteiro
O Complexo Esportivo Outeiro da Cruz, mais conhecido como Complexo Esportivo Canhoteiro, foi inaugurado em 1982 e abriga o estádio de futebol Castelão, o ginásio de esportes Georgiana Pflueger (Castelinho), pista de atletismo, parque aquático, ginásio de artes marciais, pista de skate e pista de kart,com área total de 420.000 metros quadrados.
O Ginásio Georgiana Pflueger, mais conhecido como Ginásio Castelinho, é um ginásio poliesportivo com capacidade para 6.500 pessoas. É equipado com vestiário, banheiros, academia, alojamento, sala vip, área de administração, lanchonete, sala e vestiários para arbitragem. O nome Georgiana Pflueger foi uma homenagem a uma maranhense jogadora de vôlei que faleceu aos 19 anos, em consequência de um acidente de carro com a atriz Surama Castro.
O local recebe importantes eventos, como os Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s), um dos maiores torneios poliesportivos que reúne estudantes de escolas públicas de todo o Maranhão. Para além disso, concertos, peças e eventos religiosos são frequentes realizados no espaço.
Esportistas sofrem com abandono e insegurança na pista de atletismo de São Luís
Saiba Mais
- Naldir Lopes anuncia projeto para primeiro ginásio do paradesporto no Maranhão
- Divulgados locais para trocas de ingressos para reinauguração do Castelinho
- Ginásio Castelinho tem data para a entrega: veja qual
- Castelinho será reinaugurado no aniversário de São Luís, informa governo
- Quase dois anos após desabamento, Flávio Dino abre licitação para recuperar o Castelinho
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.