<i>Muay thai </i>

Asdam forma os dois primeiros atletas grau preto de Muay Thai do Maranhão

Leonardo Belfort e Júlio Pires foram aprovados após horas de exame físico, técnico e prático.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(Foto: Divulgação. )

SÃO LUÍS - Você já está nas aulas de Muay Thai faz um tempinho e vê que alguns alunos têm uma espécie de corda trançada amarrada no braço e elas têm cores diferentes. Muita gente não sabe o que ela representa, mas vou te contar: aquela cordinha se chama kruang (prajied) e serve para definir a graduação referente ao nível do praticante.

Em São Luís, pela primeira vez, foi realizado o exame de graduação para o kruang preto, grau mais alto que um praticante de muay thai pode chegar antes de se tornar mestre e grão-mestre (esses dois últimos definidos somente por merecimento).

O teste foi aplicado pelo mestre Custódio Fampa, diretor técnico da Associação ‘Dragões Negros’ (Asdran), que tem sede em Belém (PA) e é considerada como uma das mais renomadas associações da modalidade no país, com mais de 25 anos de existência.

Os atletas Júlio Pires e Leonardo Belfort participaram da avaliação e foram aprovados após horas de testes físicos e técnicos. Eles representantes da Asdam, do mestre Delson Teixeira, que representa a Asdran no Maranhão, e acumulam diversos títulos na modalidade.

“O Júlio Pires e o Leonardo Belfort, que fizeram o exame de grau preto, estão escrevendo a história do muay thai aqui no Maranhão. Eles treinaram por dez anos para pegar o grau preto, isso em um mundo onde existem pessoas que vendem diplomas, faixas e outras que compram. Então isso é importante para mostrar que um atleta tem que treinar durante muito tempo para estar apto a graduar” avaliou mestre Custódio.

Para Leonardo Belfort os dez anos árduos de treinamento foram essenciais para conquistar o kruang grau preto. Segundo ele, o apoio da esposa Waleska Olate foi fundamental para suportar a rotina intensa de treinamentos, desafios e campeonatos superados nessa década nas artes marciais.

“Ainda tem muita coisa para aprender, muito para absorver. Esse tempo foi o necessário para a preparação adequada para fazer um exame como esse é difícil para caramba: bate saco e dez rounds de luta com os mestres Custódio e Delson. Então a partir de hoje a gente fica com a responsabilidade que vamos ter em manter o padrão e a tradição que a Asdam tem. Agradeço o meu mestre que me ensinou o primeiro jab e a Waleska que sempre me apoiou em tudo o que fiz nas artes marciais para melhorar como atleta e como pessoa ”afirmou.

Saiba mais

Mestre Custódio tem um vasto currículo nas artes Marciais, sendo graduado em várias modalidades, como mestre de Kung Fu, Grau preto de Muay Thai, Preta 2º Dan de Kickboxing, além de ser formado em Educação física pela Universidade Estadual do Pará e pós-graduado em acupuntura, além de ser técnico da seleção brasileira de kuosho.

Curiosidades

Na Tailândia, não existe nenhum sistema de graduação por cores como acontece com a maioria das artes marciais. Lá, o país onde se originou a arte das oito armas (muay thai), os praticantes que entram nas academias como iniciantes e com o passar do tempo viram intermediários e posteriormente se tornam alunos mais velhos, considerados também como avançados.

Com a expansão do Muay Thai pelo mundo, foi criado um sistema de graduação que tem como critério a evolução do praticante dentro desta arte marcial. A graduação simbolizada pelo Kruang é uma espécie de tarja colocada no braço (bíceps) do praticante com a respectiva cor de sua graduação.

A troca de graduações é efetuada de acordo com a evolução do praticante, em um determinado espaço de tempo. O Brasil adota esse sistema, assim como os demais países do Ocidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.