SÃO LUÍS - A sexta edição do projeto “Brincando nos Bairros” foi realizado com crianças da comunidade Coheb-Sacavém, que participaram de uma série de atividades recreativas desenvolvidas por meio da Secretaria de Desporto e Lazer (Semdel). Entusiasmados, os participantes aproveitaram a manhã deste sábado (16) e se divertiram com brincadeiras tradicionais que foram oferecidas no bairro.
De acordo com o secretário da Semdel, Raimundo Penha, o êxito do projeto é tanto que a demanda está crescendo. “Moradores dos mais diversos bairros têm nos feito muitas solicitações. Ficamos felizes, é um sinal de que temos cumprido o nosso objetivo de levar o lazer e o esporte à nossa população. É interessante frisar que com essas ações de recreação, temos estimulado os moradores a otimizar os espaços como forma de garantir diversão às crianças”, ressaltou Penha.
Foram oferecidas ações lúdicas nas áreas esportiva, recreativa e de lazer, compreendendo serviços de saúde e orientação. O titular da Secretaria de Educação (Semed), Geraldo Castro, prestigiou o evento e considerou o “Brincando nos Bairros” como uma atividade essencial para o desenvolvimento saudável da garotada.
Devidamente acompanhadas pelos pais e orientadas por funcionários da Semdel, as mais de 100 crianças puderam se divertir em muitas opções de brincadeiras, como amarelinha, pula corda, corrida de saco, pintura de rosto, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, voleibol, jogo de futebol de travinha, ping-pong entre outros.
Na companhia do marido, a dona de casa Maria dos Anjos, 54 anos, diz que costuma reservar o fim de semana para se dedicar ao lazer do filho, o estudante Rafael Silva. “Hoje nem precisei sair, a diversão veio diretamente ao meu bairro. Achei excelente porque quase todas as brincadeiras que ele gosta foram disponibilizadas”, disse ela, ao pedir que o projeto retorne outras vezes à comunidade.
Na parte de prestação de serviços, bancas foram montadas, com o apoio da igreja local, para a aferição de pressão arterial, corte de cabelo, teste de glicemia, avaliação nutricional entre outros serviços. O Instituto de Paisagem Urbana (Impur) também fez a distribuição de mudas de plantas.
Durante as atividades deste sábado, houve apresentação da bateria da Escola Favela do Samba. Até dezembro, mais uma edição do projeto “Brincando nos Bairros” deverá ser realizada, visando resgatar brincadeiras antigas bem como levar ação social aos bairros aproveitando os espaços públicos para o lazer. Este ano, além da Coheb-Sacavém, o evento já foi realizado nas comunidades da Liberdade, Parque do Bom Menino, Vicente Fialho, Coroadinho e São Cristóvão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.