SÃO LUÍS - Depois de nove meses percorrendo mais de 20 estados fotografando jogos disputados de norte a sul do país, o fotógrafo paulista Caio Vilela reuniu os registros e o resultado está no livro “Futebol-Arte do Oiapoque ao Chuí”, que será lançado nesta quinta-feira (16), às 19h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, Praia Grande.
O lançamento faz parte da programação do Segundo Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos, realização conjunta do Instituto Formação, Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e a Streetfootballworld. Caio Vilela está no Maranhão para registrar imagens do trabalho desenvolvido pelo Instituto Formação em cidades da Baixada Maranhense, com a metodologia do futebol de rua.
O livro conta com texto de Eduardo Petta e prefácio do ex-jogador Zico. “Futebol-Arte do Oiapoque ao Chuí” é a celebração de um esporte que se tornou a grande paixão do brasileiro, que se renova dia-a-dia, a cada jogada, em cada campinho de norte a sul do país, com crianças, jovens, adultos e idosos.
Segundo o fotógrafo, “as imagens deste livro foram reunidas ao longo de nove meses. Nesse período, rodei o Brasil em busca dos campinhos e de seus craques. A viagem revelou-se um prazer, uma aventura repleta de descobertas e rendeu uma coleção de momentos memoráveis”, afirma.
O lançamento do livro marca a reabertura da exposição “Assinaturas da Luz - Fotografia Contemporânea do Maranhão”, que permanece aberta à visitação pública até o dia 31 de maio, 14h às 18h. A Galeria fica localizada na Avenida Vitorino Freire, s/n, Praia Grande, em frente ao Circo Cultura Nelson Brito.
“Estamos sempre abrindo espaço para a divulgação de trabalhos na área das Artes Visuais, na Galeria Trapiche, visando consolidar a vocação desse espaço cultural para abrigar os artistas, divulgando a produção no segmento”, destaca o diretor da Galeria, Paulo Melo Sousa.
Sobre o autor
Caio Vilela é jornalista e fotógrafo, nascido em São Paulo. Tem suas imagens e textos publicados em dezenas de jornais e revistas no Brasil e no exterior, além de coleções transformadas nos livros Futebol sem Fronteiras (Panda Books, 2009), África do Sul e Sul da África (Publifolha, 2010), Florianópolis (Publifolha, 2006) e Um Mundo de Crianças (Panda Books, 2005). Suas fotos de futebol em países árabes foram exibidas durante a cerimônia da Fifa que oficializou a realização da Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Serviço
Evento: lançamento do livro “Futebol-Arte do Oiapoque ao Chuí”, do fotógrafo paulista Caio Vilela
Quando: 16 de maio (quinta-feira), às 19h
Local: Galeria Trapiche Santo Ângelo (Avenida Vitorino Freire, s/n, Praia Grande, em frente ao Circo Cultura Nelson Brito)
*Com informações da Assessoria
Para ler mais notícias do Imirante Esporte, clique em imirante.com/esporte. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.