Esporte

No Uruguai, ministro ressalta preparação dos megaeventos e apoio dos países vizinhos

Segurança, hotelaria, mobilidade urbana e legado foram alguns dos temas abordados.

Ministério do Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

Durante entrevista com a imprensa esportiva do Uruguai, nesta segunda-feira (10) em Montevidéu, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, falou sobre a preparação do Brasil para os grandes eventos esportivos que o país sediará nos próximos anos. Segurança, hotelaria, mobilidade urbana e legado foram alguns dos temas abordados, mas os jornalistas queriam saber também sobre a seleção brasileira. Qual equipe será campeã do Mundial de 2014 e a possível revanche da final da Copa de 1950, entre Brasil e Uruguai.

O ministro mostrou confiança nos jogadores e na qualidade técnica brasileira. “Este fato é o que mais nos preocupa. Mas isso independe do governo. Estamos com um técnico muito competente e jogadores excepcionais. Nenhuma seleção tem condições de reunir tantos talentos num só time como nós temos. Por isso acredito que a vitória será nossa”, assegurou Rebelo. A conversa durou cerca de uma hora e reuniu os principais veículos uruguaios e duas agências internacionais.

Museu do Futebol

Antes do encontro com a imprensa, o ministro do Esporte foi ao Museu do Futebol, nas dependências do Estádio Centenário, considerado Monumento Histórico do Futebol pela FIFA em 1983. Recebido pelo diretor do espaço, Mario Romano Alonzo, os dois relembraram bons momentos do Celeste Olímpica, como é conhecido o time uruguaio, mas o que surpreendeu foi a história da construção do estádio, que levou apenas sete meses.

 Ministro Aldo Rebelo em visita ao Museu do Futebol
Ministro Aldo Rebelo em visita ao Museu do Futebol

“O estádio levou apenas sete meses para ser construído e toda a estrutura atual é original. Queríamos comemorar o centenário da independência uruguaia e éramos sede da Copa do Mundo”, explicou Alonzo. Também acompanharam a visita, o embaixador do Brasil no país, João Carlos de Souza-Gomez, e o diretor Nacional de Esportes do Uruguai, Ernesto Irrurueta.

Praça da Independência

De lá, a comitiva seguiu para a Praça da Independência onde foi feita uma Oferenda Floral. “Nosso herói nacional é José Gervásio Artigas e fazer uma oferenda de flores para ele é como se estivesse homenageando o país. É um ato simbólico feito pelas autoridades e que nos encanta”, comentou Irrurueta.

 Cerimônia de Oferenda Floral
Cerimônia de Oferenda Floral

Visita à Câmara de Representantes e Senado

No período da tarde, o ministro Aldo Rebelo visitou o Palácio Legislativo uruguaio (que equivale ao Congresso Nacional brasileiro), iniciando pela Câmara de Representantes, onde foi recebido pelo presidente, deputado Jorge Orrico. Na ocasião, conversaram sobre o acordo de cooperação esportivo que será assinado nesta quarta-feira (11.12) entre os dois países.

Na sequência, Aldo Rebelo seguiu para o Senado, onde encontrou o presidente da casa e o vice-presidente da República, Danilo Astori, que se mostrou bastante feliz com a visita do ministro brasileiro. “Gostei muito da proposta de ampliarmos o acordo esportivo já existente. Estamos à disposição para o que for necessário para apoiar o Brasil nesse projeto e nas realizações dos grandes eventos. Temos muito trabalho para fazer”, ressaltou.

Navio-Escola da Marinha Brasileira

Por fim, o ministro do Esporte prestigiou o navio-escola da Marinha brasileira que chegou nesta segunda-feira (10) ao país vizinho e permanece até a próxima quarta-feira (12). O navio saiu do Brasil no dia 6 de julho para realizar a XXVI Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (XXVI VIGM) e já passaram por 20 países. Do Uruguai, seguem para Buenos Aires, na Argentina, antes de voltarem para o Rio de janeiro. Os futuros oficiais têm aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias, administração naval, liderança, embarque e carregamento.

 Aldo Rebelo durante visita ao Navio-Escola do Brasil
Aldo Rebelo durante visita ao Navio-Escola do Brasil

Em cada cidade, o Navio é visitado por autoridades civis e militares, brasileiros a serviço do Estado e estrangeiros, bem como por representantes da sociedade local. Por isso são realizadas exposições a bordo sobre assuntos de relevância nacional, bem como a divulgação de produtos nacionais de destaque no comércio internacional. Neste ano, o tema escolhido foi Copa do Mundo Brasil FIFA 2014. A exposição traz diversas informações e fotos das cidades-sede brasileiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.