Futebol

Com desistências, Estadual-2013 deve ser 'esvaziado'

Viana confirmou que não disputará e o São José também pode ficar de fora do torneio.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS - O Viana informou que não participará do Campeonato Maranhense 2013 e o São José de Ribamar também pode ficar de fora da competição, que poderá ter apenas oito clubes. A informação foi confirmada na reunião do Conselho Arbitral, realizada na noite de quinta-feira, na sede da Federação Maranhense de Futebol (FMF), pelo diretor de competições da entidade, Evandro Marques. No encontro, também ficou decidida a fórmula de disputa e o regulamento do Estadual do próximo ano.

O diretor de competições da FMF, Evandro Marques, disse que aguardará até segunda-feira a resposta do São José sobre a sua participação no Estadual - 2013. "O Viana já confirmou que não participará do Campeonato Maranhense por ofício e não receberá nenhuma punição, pois o fez em tempo hábil. Agora, resta saber se o São José seguirá o mesmo caminho, pois, se desistir depois que a tabela foi divulgada, o clube será punido, como aconteceu com o Bacabal na Copa União 2012", explicou.

A diretoria do Viana afirmou que não teria condições financeiras de participar da competição e, para evitar punições, oficializou sua saída. Já o são José ainda depende de uma reunião com o prefeito reeleito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, para confirmar sua participação no torneio. Caso os dois clubes não disputem o Estadual, serão automaticamente rebaixados para a Segunda Divisão.

Com a possível saída dos dois clubes, o Estadual terá apenas oito times e dois serão rebaixados para a Segunda Divisão de 2014. "Com a saída do Viana, o Estadual terá apenas nove times e se o São José sair o número será reduzido para oito clubes. Porém, é bom lembrar que a competição rebaixará dois times, pois o Leão da Baixada desistiu de disputar a competição e não foi rebaixado. O regulamento do torneio será exatamente o mesmo deste ano, porque o Estatuto do Torcedor impede que a fórmula e o regulamento sejam mudados em 2013", esclareceu Evandro Marques.

Assim como este ano, o Campeonato Maranhense será disputado em dois turnos. Em cada um, os quatro melhores avançam para a fase mata-mata. A final será entre os campeões do primeiro e do segundo turnos. E os dois times que ficarem nas duas últimas colocações no somatório de todas as fases serão rebaixados.

A nova tabela deve ser divulgada no site da FMF na segunda-feira à noite. Se o Campeonato Maranhense de 2013 tiver a participação de apenas oito clubes, ele será disputado por Sampaio, Maranhão, Imperatriz, Santa Quitéria, Cordino, Bacabal e mais os dois times que subirem da Segunda Divisão deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.