Made In Maranhão

Edição resume fim de semana dos maranhenses no futebol europeu

Sessão do Imirante Esporte segue de olho nos atletas do Maranhão no Velho Continente.
Eduardo Lindoso / Imirante Esporte22/11/2021 às 11h54
Maranhense Galeno em ação pelo Braga (Divulgação / Braga)

SÃO LUÍS - A sessão “Made in Maranhão” do Imirante Esporte chega neste fim de semana com mais um resumo da participação dos jogadores maranhense na elite do futebol europeu. Lembrando que a ideia é acompanhar os desempenhos de perto os desempenhos dos maranhenses Pablo Castro (Lokomotiv Moscou), Galeno (Braga), Carlos Vinícius (PSV Eindhoven), Thiago Mendes (Lyon), Marcos André (Valência) e Lourency (Goztepe) – no futebol mais rico do mundo.

Galeno encanta na Terrinha

A cada jogo que passa o atacante maranhense Wenderson Galeno, 24 anos, encanta mais a torcida do Braga, em Portugal, e também o técnico Carlos Carvajal, que não cansa de elogiar o atleta na imprensa portuguesa. Neste sábado (20), o Braga venceu o Santa Clara, por 6x0, e se garantiu nas oitavas de final da Taça de Portugal. O grande destaque da vitória foi o meia Vitinha, que fez quatro gols. Mas o maranhense sofreu um pênalti, e converteu, aos 89 minutos, selando a goleada.

No campeonato português, o Braga de Galeno é o quinto colocado, com 19 pontos. Nesta quinta-feira (25), a equipe entra em campo pela Liga Europa, quando enfrenta o FC Midtjylland, da Dinamarca, pelo Grupo F. Com nove pontos, o Braga é o líder da chave. Na Liga Europa, Galeno já tem quatro gols e é um dos destaques da equipe.

Thiago Mendes e cenas lamentáveis na França

Jogo do Lyon, de Thiago Mendes, foi interrompido na França (Crédito - Reprodução/You Tube)

Natural de São Luís, o meio campista Thiago Mendes, 29 anos, que atua no Lyon, da França, viu do banco de reservas a partida da sua equipe, contra o Olympique de Marselha, neste domingo (21), pelo Campeonato Francês, ser suspensa aos quatro minutos. Dimitri Payet, d Marselha, foi alvo de uma garrafada da torcida mandante quando ia cobrar um escanteio. Depois de muita confusão o jogo foi encerrado no estádio do Lyon.

Na rodada passada do Francês, Thiago Mendes foi titular no Lyon, mas viu sua equipe perder, por 4 x 1, para o Rennes. Com 19 pontos, o Lyon é o 9º colocado no Campeonato Nacional. O time francês volta a campo na quinta-feira (23), pela Liga Europa, quando enfrenta o Brondby, da Dinamarca.

Laurecy “de folga” na Turquia

O meia-atacante Lourency, 25 anos, que nasceu em Imperatriz, e atua pelo Goztepe, da Turquia, não entrou em campo neste fim de semana por causa da tabela do Campeonato Turco. Sua equipe volta a campo nesta segunda-feira (22), às 14h, para enfrentar o Kayserispor, pela 13ª rodada do Turcão.

Lourency tem 11 jogos no campeonato nacional, um gol e duas assistências. Ele quase sempre atua na equipe titular do técnico sérvio Nestor El Maestro. Na 18ª posição, Goztepe vive ameaça de rebaixamento do campeonato turco.

Pablo na briga por Champions League na Rússia

Pablo em treino do Locomotiv Moscou (Crédito-Divulgação)

O zagueiro Pablo Castro, 30 anos, nascido em São Luís, conhecido por fazer sucesso no Corinthians, segue em alta no Lokomotiv Moscou, apesar da derrota no sábado (20), por 2 x 1, para o Akhmat Grozny, pela rodada 15 do Russão. Pablo atuou até os 80 minutos desse confronto e sua equipe, com 25 pontos, ocupa o G-4 na tabela do nacional e briga por vaga na UEFA Champions League.

O Lokomotiv volta a campo nesta quinta-feira (25), pela Liga Europa, quando enfrenta a Lazio, às 14h15, no Lokomotiv Stadium, em Moscou, pela 5ª rodada do Grupo E. O time russo tem apenas dois pontos,amarga a lanterna da chave e precisa reagir em casa.

Marcos André, o “Maranhão”, em empates do Valência

Marcos André, 25 anos, chamado na Espanha de Maranhão, que nasceu em Coroatá (260 km), segue sendo sempre aproveitado pelo técnico José Bordalás, no Valência. Sempre entrando na segunda etapa, o Maranhense atuou nas duas últimas partidas da equipe, sempre saindo do banco. No último domingo, o Valência empatou, por 0 x 0, com o Real Sociedad, pela 14ª rodada do Campeonato Espanhol.

O Valência volta a campo, pelo nacional, no sábado (27), contra o Rayo Vallecano. O time de Maranhão é o 10º colocado na classificação, com 18 pontos. Marcos André tem uma assistência e um gol no Espanhol.

PSV embalado e Carlos Vinícius voando

Carlos Vinícius segue sendo destaque na Holanda

De Bom Jesus das Selvas (465 km de São Luís), o atacante de 26 anos, que tem cidadania portuguesa, virou referência do ataque do PSV, que venceu o Vitesse, no sábado (20), pela 13ª rodada do Campeonato Holandês. Nesta vitória, Vinícius deu um passe e chegou à sua quarta assistência na competição nacional.

O PSV Eindhoven é vice-líder do Holandês, com 30 pontos, colado no líder Ajax. Com esse desempenho, Carlos Vinícius, que já tem quatro gols no campeonato nacional da Holanda, deve voltar a vestir a camisa da seleção de Portugal em breve.

Leia outras notícias em ImiranteEsporte.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.