Fórmula 1

Com mudanças, FIA anuncia calendário 2016 da Fórmula 1

A temporada iniciará no dia 20 de março, com o GP da Austrália.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Studio Colombo / Pirelli)

SÃO PAULO - A FIA (Federação Internacional de Automobilismo), divulgou o calendário oficial da Fórmula 1 de 2016 nesta quarta-feira. Como principal mudança em relação ao calendário divulgado previamente, está a data do Grande Prêmio do México, alterado em uma semana. A corrida agora será realizada no dia 30 de outubro.

Para 2016, dois circuitos serão novidade. O primeiro é o retorno do Grande Prêmio da Alemanha, realizado em Hockenheim e marcado para o dia 31 de julho. Na temporada 2015, a prova foi retirada do calendário após os organizadores desistirem da execução do evento.

Outra novidade é o Grande Prêmio de Baku, no Azerbaijão, no dia 19 de junho. O circuito tem na realidade o nome de GP da Europa, antes realizado em Valência, na Espanha, e descontinuado a partir de 2012.

O Grande Prêmio de Austin, nos Estados Unidos, está confirmado para o dia 23 de outubro. Entretanto, sua presença no calendário 2016 ainda é incerta devido ao corte de subsídios do Governo do Texas para a realização da prova, e ainda aguarda negociações e acordos para se tornar oficial.

Como mudanças no regulamento, a Federação aprovou que a Pirelli agora ofereça três tipos de pneus (macios, supermacios e ultramacios) para as equipes. A justificativa da modificação é que desta forma, as escuderias podem ficar mais livres para escolher seus componentes e estratégias de uso.

A temporada iniciará no dia 20 de março, com o GP da Austrália, no Circuito de Albert Park, em Melbourne. A corrida final será novamente no GP de Abu Dhabi, no Circuito de Yas Marina, marcado para o dia 27 de novembro de 2016.

Confira o calendário de provas da Fórmula 1 em 2016, divulgado nesta quarta:

20 de março – GP da Austrália
3 de abril – GP do Bahrein
17 de abril – GP da China
1 de maio – GP da Rússia
15 de maio – GP da Espanha
29 de maio – GP de Monaco
12 de maio – GP do Canadá
19 de junho – GP da Europa, em Baku
3 de julho – GP da Áustria
10 de julho – GP da Grã-Bretanha
24 de julho – GP Hungria
31 de julho – GP da Alemanha
28 de agosto – GP da Bélgica
4 de setembro – GP da Itália
18 de setembro – GP de Cingapura
2 de outubro – GP da Malásia
9 de outubro – GP do Japão
23 de outubro – GP dos EUA
30 de outubro – GP do México
13 de novembro – GP do Brasil
27 de novembro – GP de Abu Dhabi

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.