Made in MA

Maranhense faz golaço e supera astros mundiais na Liga dos Campeões

Galeno ajudou o Porto a vencer o Arsenal com lindo gol e se tornou o jogador com mais participações em gols na competição.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 22/02/2024 às 12h37
Galeno deve em breve defender a seleção de Portugal
Galeno deve em breve defender a seleção de Portugal (Arquivo pessoal)

SÃO LUÍS - Cada vez mais ídolo da torcida do Porto, o maranhense Anderson Galeno voltou a brilhar com a camisa da equipe portuguesa na Liga dos Campeões. O atacante deu a vitória ao Porto sobre o Arsenal, na tarde desta quarta-feira (22), com um golaço no estádio do Dragão, para o delírios dos torcedores. O brasileiro fez boa jogada pela ponta esquerda, carregou para o meio e acertou um lindo chute. Depois de brilhar mais uma vez em uma competição continental, a imprensa de Portugal está chamando Galeno de o “Senhor Europa”. Com mais esse gol, Galeno se tornou o jogador com mais participações em gols na atual Liga dos Campeões. Desde o ano passado, jornais portugueses afirmam que Galeno deve defender a seleção do país lusitano em breve.  

Com esse belo gol diante do Arsenal, em partida válida pelas oitavas de final da Liga, Galeno se tornou o jogador com mais participações em gols nessa edição da maior competições de clubes da Europa, com cinco gol e quatro assistências. Com esse desempenho, o maranhense supera grandes nomes como Bellingham (Real Madrid), Harry Kane (Bayern de Munique) e Foden (Manchester City). 

Com esses cinco gols marcados, Galeno tem os mesmos números de Haaland, Hojlund, Griezmann e Morata - e ainda tem quatro assistências na atual edição da Champions. 

Carreira de Galeno 

Sem atuar de forma profissional no Maranhão, Galeno saiu de Barra do Corda, ainda com 14 anos, para Goiás, onde jogou nas categorias de base do Trindade. Pela mesma equipe ele se profissionalizou em 2016 e foi considerado a revelação do Campeonato Goiano daquele ano. Na mesma temporada foi contratado pelo Grêmio Anápolis, mas não chegou nem atuar, e se transferiu para o Porto, sua primeira equipe de Portugal.

Com poucas partidas pela equipe profissional do Porto, Galeno foi emprestado ao Portimonense e, em seguida, retornou aos Dragões. Após sete partidas saiu por empréstimo novamente, desta vez para o Rio Ave. No Rio Ave o meia se destacou, virou titular, e, depois de uma bela partida em uma vitória sobre o Braga, foi comprado pelo seu atual clube.

Galeno já foi eleito o melhor em campo pelo Braga na final da Taça de Portugal, se sagrando campeão após vitória sobre o Benfica por 2 x 0, em 2021.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.