Caso Vinicius Júnior

ONU se manifesta sobre atos racistas contra Vinicius Júnior na Espanha

Alto comissário da Organização das Nações Unidas disse que atos são um "lembrete gritante" do racismo que ainda existe no esporte.

Eduardo Lindoso

Atualizada em 24/05/2023 às 11h47
Vinicius Júnior vem sofrendo sucessivas agressões racistas na Espanha
Vinicius Júnior vem sofrendo sucessivas agressões racistas na Espanha (Reprodução / Twitter)

SÃO LUÍS – O mundo segue se manifestando contra as agressões racistas que o jogador brasileiro Vinicius Júnior vem sofrendo na Espanha. Nesta quarta-feira (24), o alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, falou sobre o assunto. Ele afirmou que os atos são um "lembrete gritante" do racismo que ainda existe no esporte o que vem acontecendo com o atleta do Real Madrid.

VEJA MAIS 

Com bandeira contra o racismo, CBF deve confirmar amistoso

Vinícius Júnior lembra casos antigos de racismo na Espanha

Presidente da CBF pede à Fifa punição esportiva para casos de racismo

Volker Türk pediu um combate mais duro aos atos de racismo que acontecem no esporte mundial. “E precisamos começar ouvindo esportistas afrodescendentes”, disse. O alto comissário completou: “Eles (a Espanha) começaram a prender pessoas de forma muito rápida, mas também precisamos que quem organiza eventos esportivos leve essa questão muito a sério”, disse. “Está mais do que óbvio que precisamos olhar para a questão dos direitos humanos de uma forma mais ampla”.

Volker Türk aproveitou para que a Organização das Nações Unidas vai elaborar um guia com protocolos para evitar e agir em casos de ataques racistas em eventos esportivos em geral.

Durante a derrota do Real Madrid para o Valencia por 1 a 0, no Estádio Mestalla, casa dos adversários, pelo Campeonato Espanhol, escutou insultos racistas e gritos de 'macaco' vindos das arquibancadas.

O jogo foi paralisado por cerca de oito minutos e, posteriormente, o jogador brasileiro foi expulso ao se envolver em uma confusão. Nas imagens, ele chegou a ser contido por jogador adversário com um golpe de enforcamento.



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.