SÃO LUÍS – Nesta segunda-feira (8) o Imirante Esporte estreia o “Made in Maranhão”, sessão que vai acompanhar os jogadores maranhenses que atuam na elite do futebol europeu. A iniciativa surgiu após as constantes atuações destes seis atletas – Pablo Castro (Lokomotiv Moscou), Galeno (Braga), Carlos Vinícius (PSV Eindhoven), Thiago Mendes (Lyon), Marcos André (Valência) e Lourency (Goztepe) – no futebol mais rico do mundo.
Na Rússia
Bastante conhecido no futebol brasileiro pela boa passagem que teve pelo Corinthians, o zagueiro Pablo Castro, 30 anos, nascido em São Luís, segue sendo titular absoluto da sua equipe, o Lokomotiv Moscou, da Rússia, tanto no campeonato nacional, como na Liga Europa. Neste domingo (7), Pablo não jogou o clássico contra o Spartak, que terminou em 1 x 1, por causa de suspensão. Com 25 pontos, o time do maranhense ocupa o 4º lugar no Campeonato Russo e ainda sonha com vaga na Liga dos Campeões.
Nesta temporada, o defensor maranhense tem 23 jogos e nenhum gol pelo Lokomotiv. A equipe de Pablo volta a campo no dia 20 deste mês, para enfrentar o Akhmat Grozny, pelo torneio nacional.
Na Turquia
Pouco conhecido no Maranhão, o meia-atacante Lourency, 25 anos, que nasceu em Imperatriz, atua pelo Goztepe, da Turquia, entrou em campo no fim de semana. No domingo (7), mesmo jogando em casa, na cidade de Esmirna, o time do maranhense perdeu por 2 x 0 para o Konyaspor, pela rodada 12 do Campeonato Turco. Lourency, que tem 11 jogos nesta temporada, e um gol, ficou em campo até os 71 minutos.
O Goztepe amarga a zona de rebaixamento com nove pontos, na 19ª colocação, e entra em campo na segunda-feira (22), para enfrentar o Kayserispor, fora de casa.
Lourency surgiu nas categorias de base do JV Lideral, de Imperatriz, e tem passagens por Chapecoense, Brasil de Pelotas e Gil Vicente, de Portugal, antes de desembarcar na Turquia.
Na Espanha
Marcos André, 25 anos, chamado na Espanha de Maranhão, nasceu em Coroatá, e atua na equipe do Valência. No domingo (7), o atacante maranhense foi utilizado no segundo tempo pelo técnico José Bordalás, aos 65 minutos da etapa final, no empate, por 3 x 3, com o Atlético de Madri. O time valenciano é o 10ª colocado no Campeonato Espanhol, com 17 pontos, e entra em campo no próximo domingo (22), para duelar com o Real Sociedad.
Maranhão nunca jogou como profissional no Brasil. Ele surgiu nas categorias de base do Sobradinho e passou por times da 2ª divisão da Espanha, até chegar ao Celta de Vigo. Em seguida vestiu a camisa do Valladolid até chegar ao time do Valência, um dos maiores do país.
Na Holanda
Maior expoente entre os maranhenses que atuam neste momento na Europa, Carlos Vinícius, 26 anos, é um dos destaques do Campeonato Holandês, com a camisa do PSV. Na rodada passada, o atacante, que nasceu em Bom Jesus das Selvas, deu duas assistências e ajudou sua equipe a vencer, por goleada, 4 x 1, fora de casa, o Fortuna Sittard, pela 12ª rodada. PSV divide a liderança do certame com o poderoso Ajax, ambos com 27 pontos.
Nesta temporada, Vinícius tem 12 jogos e dois gols pelo PSV, além de quatro assistências. O atacante, que tem cidadania portuguesa, e passagens por Mônaco (França), Napoli (Itália), Benfica (Portugal) e Tottenham (Inglaterra), é titular absoluto do técnico Roger Schmidt. No Brasil, Vinícius passou pelas bases de Santos e Palmeiras, além de Caldense e Grêmio Anápolis.
Em Portugal
Destaque do Braga, em Portugal, o meia-atacante Wenderson Galeno, 24 anos, natural de Barra do Corda, viu sua equipe ser goleada, por 6 x 1, pelo Benfica, de Jorge Jesus, pelo Campeonato Português, no domingo (7). Galeno atuou os 90 minutos do confronto. Em 5ª lugar, o Braga sonha com vaga na Liga dos Campeões, enquanto segue na disputa da Liga Europa desta temporada.
Galeno é outro atleta do Maranhão que nunca jogou como profissional no Brasil. Ele iniciou sua carreira na base do Trindade-GO, passou por Grêmio Anápolis e seguiu para Europa. Em Portugal, defendeu Porto, Rio Ave e agora o Braga. Nesta temporada Galeno tem 18 jogos, seis gols e três assistências.
Na França
Com brasileiros da seleção mais badalados na sua equipe, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá, o volante Thiago Mendes, que nasceu em São Luís, e tem 29 anos, não ganha muito destaque no Lyon. Mas ele vem sendo bastante aproveitado pelo técnico Peter Broz. No domingo (7), o Lyon foi goleado, por 4 x 1, pelo Rennes, pela 13ª jornada do Francês, e Thiago atuou o jogo todo.
Thiago tem 12 jogos na temporada e não marcou nenhuma vez. Das categorias de base do Goiás, ele nunca jogou no Maranhão, e ficou bastante conhecido no Brasil quando atuou no São Paulo. Nesta temporada, por pouco não vestiu a camisa do Flamengo.
O Lyon é o 7º colocado no Francês e volta a campo no domingo (21), para enfrentar o Marseille.
Saiba Mais
- Destaque na Europa, atacante maranhense entra na mira do Palmeiras
- Galeno de clube novo e Vinícius em goleada na Holanda nesta edição
- Maranhense destaque no Braga acerta transferência para o Porto
- Após marcar contra Sporting, maranhense comemora nas redes sociais
- Zagueiro maranhense fala sobre o novo técnico do Flamengo
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.