Grupo extremista

Estado Islâmico explode estádio que simbolizava "futuro do Iraque"

O local teria capacidade para receber quase 30 mil pessoas.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Foto: Divulgação)

RAMADI (IRAQUE) - Em nova ação terrorista, jihadistas do Estadio Islâmico demoliram o Estádio Olímpico de Ramadi neste domingo. O grupo extremista usou cerca de 3,5 toneladas de explosivos para destruir o centro esportivo, que fazia parte de projeto com custos calculados em 100 milhões de dólares (cerca de R$ 318 mi).

O Estádio Olímpico estava sendo construído sob o simbolismo do futuro do Iraque, que antes do surgimento do Estado Islâmico projetava se afastar da imagem de antigas disputas bélicas em seu território. O local teria capacidade para receber quase 30 mil pessoas, mas nunca recebeu eventos deste porte por ainda estar em obras quando a região de Ramadi virou palco de batalhas entre o exército iraquiano e os jihadistas.

Segundo a imprensa local, os extremistas prepararam a demolição do estádio durante dias até acionarem os explosivos por meio de controle remoto neste domingo. A destruição põe abaixo o projeto do governo iraquiano, que antes pretendia construir um centro esportivo do qual o Estádio Olímpico faria parte.

A ação faz parte da retirada do Estado Islâmico da região do lago Habbaniyah. Os jihadistas minaram os terrenos da frente de batalha para retardar os avanços das forças militares do Iraque, que concentraram esforços para retomar a região central do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.