Pré-Copa do Nordeste

Moto Club perde para o CRB e fica fora da fase de grupos da Copa do Nordeste

Papão do Norte foi dominado pela equipe regatiana e amargou a eliminação na terceira fase preliminar da competição regional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 19h05
CRB e Moto Club se enfrentaram no Rei Pelé, pela terceira fase da Pré-Copa do Nordeste.
CRB e Moto Club se enfrentaram no Rei Pelé, pela terceira fase da Pré-Copa do Nordeste. (Ailton Cruz / Gazeta de Alagoas)

MACEIÓ - A jornada heroica do Moto Club na Pré-Copa do Nordeste chegou ao fim na noite desta quinta-feira (18). Embalado por classificações emocionantes contra Retrô e América-RN, o Papão do Norte encarou o CRB no Estádio Rei Pelé, na partida de volta da terceira fase do Pré-Nordestão, precisando de um empate para confirmar vaga na fase de grupos da competição regional, já que havia vencido o duelo de ida por 2 a 1 em São Luís. Mesmo em vantagem e demonstrando muito empenho em campo, o Moto não conseguiu o resultado que desejava: contando com o apoio da torcida, o CRB mostrou sua força, venceu por 2 a 0 e decretou a eliminação da equipe maranhense.

Atuando com seus principais jogadores, mesmo com partidas importantes pela frente na Série B, o CRB teve dificuldades no primeiro tempo diante de um Moto Club que não abriu mão de jogar e criar chances de gol, mesmo com uma postura mais defensiva. A boa proposta do Papão, entretanto, não foi capaz de segurar por muito tempo a pressão da equipe regatiana, que abriu o placar aos 31 minutos, com Jean Patrick, após assistência de Guilherme Romão. Na etapa final, o cenário da partida foi outro: dominante, o CRB criou várias oportunidades contra um Moto pouco agressivo e conseguiu o placar que precisava aos 32 minutos, com Nicolas Careca marcando o segundo gol após levantamento de Celsinho.

Com a vitória por 2 a 1 no placar agregado das duas partidas da terceira fase da Pré-Copa do Nordeste, o CRB se junta ao rival CSA como representantes de Alagoas na fase de grupos da competição regional, que será disputada no primeiro semestre de 2022. Já o Moto Club, com a queda na etapa preliminar do Nordestão, deixa o futebol maranhense com apenas um representante no torneio em 2022: o Sampaio Corrêa, que tem vaga garantida por ser o atual campeão estadual.

Garantido na próxima Copa do Nordeste, o CRB agora tem foco total na Série B: o próximo compromisso da equipe regatiana será disputado na noite desta segunda-feira (22), às 18h, diante do Vitória, no Estádio Rei Pelé, pela 37ª e penúltima rodada da Segundona. O Moto Club, por sua vez, só volta a campo em 2022, quando disputará o Campeonato Maranhense, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série D.

O jogo

Contando com o apoio da torcida e precisando de uma vitória por dois gols de diferença, o CRB tomou a iniciativa diante do Moto Club, valorizando a posse de bola e procurando espaços na defesa rubro-negra. Mesmo tendo que lidar com a pressão do Galo da Pajuçara, o Papão do Norte conseguiu a primeira finalização perigosa da partida: aos oito minutos, Vander arriscou de longe, e a bola saiu pela linha de fundo.

Depois de segurar os avanços do CRB no começo de jogo, o Moto Club equilibrou as ações e criou chances de gol. Aos 22 minutos, Wallace Lima aproveitou erro de Gum na saída de bola, mas demorou demais para finalizar, e a zaga regatiana afastou o perigo. Pouco depois, aos 25, Henrique fez bela jogada individual, chutou cruzado, e Caetano conseguiu fazer o corte. O bom momento do Moto, entretanto, foi frustrado no ataque seguinte do CRB: aos 31 minutos, Jean Patrick recebeu cruzamento de Guilherme Romão e abriu o placar para os donos da casa.

Animado com o gol, o CRB intensificou o ritmo no campo de ataque, enquanto o Moto Club se defendia do jeito que dava. Jajá, aos 32 minutos, ficou cara a cara com João Paulo e chutou para fora. Pouco depois, aos 38, Diego Torres cobrou falta com categoria, obrigando João Paulo a fazer uma difícil defesa. No lance seguinte, Júnior Brandão serviu Jajá, que invadiu a área, bateu forte e parou em João Paulo, que usou o pé para salvar o Moto.

CRB pressiona e consegue a classificação

Na etapa final, o CRB manteve a postura agressiva no campo de ataque, e o Moto Club, além de ter dificuldades para se defender, não conseguia responder nos contragolpes. Aos seis minutos, a equipe regatiana chegou perto do segundo gol: após cruzamento de Diego Torres, Keven tentou afastar e quase marcou gol contra. Já aos 13, Nicolas Careca chutou de longe, João Paulo rebateu, e Keven mandou a bola para longe.

Com o passar do tempo, o time do CRB passou a insistir nas jogadas aéreas. Aos 20 minutos, Celsinho fez um cruzamento na medida para Nicolas Careca, que fez o desvio e quase marcou o segundo gol. Em jogada parecida, aos 32, o Galo da Pajuçara conseguiu furar o bloqueio do Moto Club: mais uma vez acionado por Celsinho, Nicolas Careca se antecipou aos zagueiros rubro-negros e balançou as redes.

Precisando de um gol para levar a disputa da vaga para os pênaltis, o Moto Club avançou suas linhas, mas não conseguia criar boas chances. Enquanto isso, o CRB acumulava oportunidades perdidas: Diego Torres obrigou João Paulo a fazer uma difícil defesa aos 40, e Ewerton Páscoa, aos 41, acertou a trave após cruzamento de Jajá. O Moto ainda teve uma última finalização aos 46, com Márcio Diogo, que fez bela jogada individual, passou pela marcação, mas foi travado pela defesa do CRB e não conseguiu impedir a eliminação rubro-negra.

FICHA TÉCNICA

CRB: Diogo Silva; Celsinho, Gum, Caetano (Ewerton Páscoa) e Guilherme Romão (Alexandre Melo); Claudinei, Jean Patrick (Renan Bressan) e Diego Torres; Jajá, Emerson Negueba (Pablo Dyego) e Júnior Brandão (Nicolas Careca). Treinador: Anderson Valiñas

MOTO CLUB: João Paulo; Diego Renan, Anderson Cearense, Keven e Esquerdinha; Lucas Hulk (Jeff Silva), Vander (Codó), Cleitinho (Gustavo) e Márcio Diogo; Henrique (Everton) e Wallace Lima (Wanderley). Treinador: Marcinho Guerreiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.