Série D

Moto Club volta a vencer o Castanhal e avança às oitavas de final da Série D

Papão do Norte eliminou o time de melhor campanha na Quarta Divisão e mantém vivo o sonho do acesso.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Castanhal e Moto Club se enfrentaram no Estádio Modelão.
Castanhal e Moto Club se enfrentaram no Estádio Modelão. (Jivago Lemos / Castanhal Esporte Clube)

CASTANHAL - Um clube surpreendente, de fibra e de garra, que honra o valor da nossa gente aqui e em outros estados. As qualidades cantadas e exaltadas no hino do Moto Club descrevem bem o feito do clube na tarde deste domingo (19): na partida de volta da segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D, disputada no Estádio Modelão, o Papão do Norte mostrou sua força, derrotando novamente o Castanhal, dono da melhor campanha da primeira fase da competição nacional, desta vez por 2 a 1, e confirmando a classificação para as oitavas de final da Quarta Divisão.

Em vantagem por ter vencido o jogo de ida por 2 a 0, em São Luís, o Moto Club segurou a pressão do Castanhal no primeiro tempo e ainda criou as melhores chances de gol em contragolpes. Na etapa final, o Papão do Norte precisou de apenas três minutos para abrir o placar: livre na ponta direita, Felipe fez o passe na grande área, Abu deixou a bola passar, e Vander acertou o chute no canto esquerdo de Axel. Pouco depois, aos 10, o Moto encaminhou a classificação com um gol de Felipe, que aproveitou rebote de pênalti desperdiçado por Ted Love. Aos 20 minutos, o zagueiro Guilherme ainda descontou o prejuízo para o Castanhal após cobrança de escanteio, mas já era tarde para impedir a festa rubro-negra no interior paraense.

O adversário do Moto Club nas oitavas de final da Série D será o América-RN, que se classificou após eliminar o Itabaiana (SE). Por ter melhor campanha no somatório da primeira e da segunda fase da Quarta Divisão, o Papão do Norte disputará a segunda e decisiva partida em casa, no Estádio Nhozinho Santos, enquanto o jogo de ida acontecerá na Arena das Dunas, em Natal. As datas e horários dos jogos entre Moto Club e América-RN ainda aguardam definição por parte da Diretoria de Competições da CBF.

O jogo

Jogando em casa e precisando vencer por três gols de diferença para garantir vaga nas oitavas de final da Série D, o Castanhal tomou a iniciativa diante do Moto Club, que tentava frear a pressão do Japiim e assustar nas jogadas em velocidade com Ted Love e Henrique. A primeira chance de gol foi do Castanhal: aos oito minutos, Pecel arriscou o chute da entrada da área e foi travado por Diego Renan. Os jogadores do time paraense pediram pênalti, mas a bola bateu na perna do lateral do Papão do Norte. A resposta do Moto veio aos 15, com Danúbio tentando concluir de letra um cruzamento de Ted Love, mas a bola saiu pela lateral.

Sem conseguir trocar passes no gramado molhado e pesado do Modelão, o Castanhal teve que insistir nos cruzamentos para a grande área, porém, a defesa do Moto Club estava atenta e freou as tentativas dos donos da casa. Aos 30 minutos, a jogada do Japiim finalmente funcionou e Pecel conseguiu o cabeceio, que foi por cima do gol.

Mesmo com a pressão do Castanhal, o Moto Club manteve sua estratégia de jogo e ainda conseguiu a melhor chance do primeiro tempo: aos 38 minutos, Ted Love passou como quis por Guilherme e deu um passe na medida para Vander, que apareceu livre na grande área, chutou forte e parou em grande defesa de Axel. Renato, aos 47, tentou responder pelo Castanhal em chute de fora da área, e João Paulo segurou sem sustos.

Moto Club decide o jogo e a classificação em 10 minutos

Antes que o Castanhal voltasse ao campo de ataque, o Moto Club surpreendeu os donos da casa e abriu o placar aos três minutos do segundo tempo. Novidade do Papão na etapa final, o atacante Felipe fez um passe rasteiro para a grande área, Abu deixou a bola passar e Vander bateu firme, sem chances para Axel. Já aos 10, Felipe foi derrubado por Rodrigo Samuel na grande área, e a arbitragem marcou a penalidade: Ted Love cobrou o pênalti na trave, mas Felipe estava atento, pegou o rebote, chutou cruzado e ampliou a vantagem rubro-negra.

Com larga vantagem no confronto, o Moto Club recuou suas linhas e tentou jogar no erro do desesperado Castanhal, que precisava de quatro gols em pouco mais de meia hora para levar a decisão para os pênaltis. De tanto insistir nos cruzamentos, o time paraense conseguiu diminuir o prejuízo aos 20 minutos, após o zagueiro Guilherme subir sozinho em cobrança de escanteio e cabecear firme, longe do alcance de João Paulo.

O gol do Castanhal não foi o suficiente para mudar o cenário do jogo: enquanto os donos da casa continuavam pressionando, sem muita organização, o Moto Club trocava passes quando tinha a posse de bola, apenas esperando o tempo passar. A última tentativa de gol do Castanhal ocorreu aos 37 minutos, com Canga, que recebeu cruzamento de Vitinho, fez o desvio e quase empatou o duelo no Modelão. Depois disso, o Moto não passou por maiores sustos e confirmou a heroica classificação no interior paraense.

FICHA TÉCNICA

CASTANHAL: Axel; Daelson (Pedrinho), Guilherme, Lucão e Lucas Santos (Alison); Rodrigo Samuel, Ricardo Capanema, Lukinhas e Renato (Vitinho); Pecel (Canga) e Leandro Cearense. Treinador: Cacaio

MOTO CLUB: João Paulo; Diego Renan, Gustavo, Anderson Cearense e Esquerdinha; Abu (Jeff Silva), Vander, Danúbio (Everton) e Márcio Diogo (Wallace Lima); Henrique (Felipe) e Ted Love (Weder). Treinador: Zé Augusto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.