Rugby Sevens

Gêmeas maranhenses Thalia e Thalita disputarão a Olimpíada pela Seleção Brasileira de rugby sevens

Atletas de 24 anos estão na lista do Brasil para o torneio olímpico entre os dias 29 e 31 de julho.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Thalia e Thalita Costa defenderão o Brasil na Olimpíada de Tóquio.
Thalia e Thalita Costa defenderão o Brasil na Olimpíada de Tóquio. (Rafael Bello / COB)

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - As ponteiras maranhenses Thalia e Thalita Costa, que têm 24 anos e são irmãs gêmeas, foram convocadas, na tarde desta segunda-feira (28), para defender a Seleção Brasileira Feminina de rugby sevens na disputa da Olimpíada de Tóquio, no Japão, entre os dias 29 e 31 de julho. A lista das Yaras, como é conhecida a Seleção, conta com 12 atletas escolhidas pelo técnico inglês Will Broderick e mais duas suplentes.

Saiba mais: Gêmeas maranhenses são armas do rugby brasileiro para seguir na elite

Nascidas em São Luís, Thalia e Thalita iniciaram a carreira esportiva no atletismo e passaram a jogar rugby sevens em 2017. Depois de se destacaram pela Associação Maranhense de Rugby (Amaru), as gêmeas se transferiram para o Delta Rugby, do Piauí, equipe participante do Super Sevens, campeonato brasileiro da modalidade. O bom desempenho das maranhenses no time piauiense, por sua vez, chamou a atenção da Seleção Brasileira: Thalia foi convocada pela primeira vez em julho de 2018, enquanto Thalita integra a equipe nacional desde janeiro de 2019.

Thalia e Thalita Costa ficaram concentradas com as Yaras no centro de treinamento de São José dos Campos (SP) até o próximo dia 8, quando viajam para Nagato (Japão), onde darão sequência à preparação nas duas semanas de isolamento obrigatório que antecedem a ida para Tóquio.

Olimpíada

Também nesta segunda-feira, a World Rugby (confederação internacional da modalidade) anunciou o chaveamento do rugby sevens na Olimpíada. A seleção feminina caiu no Grupo B, ao lado de Canadá (bronze na Rio 2016), França e Fiji. Os dois primeiros de cada um dos três grupos e os dois melhores terceiros colocados avançam às quartas de final.

Atual campeã olímpica, a Austrália encabeça o Grupo C, junto de Estados Unidos, China e do anfitrião Japão. Já a Nova Zelândia, campeã do mundo em 2018, está no Grupo A, com Reino Unido, Quênia e Rússia (que, devido a uma punição por casos de doping, não poderá competir usando a bandeira e o nome do país).

Confira os grupos do rugby sevens feminino na Olimpíada:

Grupo A: Nova Zelândia, Rússia, Reino Unido e Quênia

Grupo B: Brasil, Canadá, Fiji e França

Grupo C: Austrália, Estados Unidos, China e Japão

*Com informações da Agência Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.