Campeonato Maranhense

Sampaio Corrêa goleia o São José de Ribamar no Castelão e assume liderança do Estadual

Com grande atuação na etapa final, a Bolívia Querida não deu chances ao Peixe-Pedra.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Joãozinho comemora o primeiro gol do Sampaio Corrêa contra o São José.
Joãozinho comemora o primeiro gol do Sampaio Corrêa contra o São José. (Lucas Almeida / L17 Comunicação / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Fora das últimas duas finais do Campeonato Maranhense, o Sampaio Corrêa iniciou a sua caminhada no Estadual na noite desta segunda-feira (27), diante do São José de Ribamar, disposto a mostrar que está forte na briga pelo 34º troféu na competição. Contando com o apoio da torcida tricolor no Estádio Castelão, a Bolívia Querida deixou uma excelente impressão na rodada de abertura do Maranhense: com um futebol envolvente, principalmente no segundo tempo, o Sampaio goleou o São José por 7 a 1 e assumiu a liderança do Estadual já na primeira rodada.

Leia também: João Brigatti destaca seriedade do Sampaio Corrêa em goleada sobre o São José

Em sua estreia no Campeonato Maranhense, o Sampaio Corrêa precisou de pouco tempo para encaminhar a vitória sobre o São José de Ribamar: Joãozinho abriu o placar para o Tricolor aos quatro minutos, e Matheus Weissheimer ampliou a vantagem aos 22. O Peixe-Pedra descontou antes do intervalo, com Paulo Victor, aos 39, mas o Sampaio, com uma atuação impecável na etapa final, transformou a vitória em goleada, balançando as redes com Roney, Paulo Sérgio, Mateus (contra), Luan e Valdo Chaveirinho.

Com a goleada na rodada de abertura, o Sampaio Corrêa já está na primeira colocação do Campeonato Maranhense: a Bolívia Querida tem os mesmos três pontos de Pinheiro, Moto Club e Maranhão Atlético, mas leva ampla vantagem no saldo de gols. Já o São José de Ribamar, sem pontos e com -6 de saldo, inicia o Estadual na última posição.

Depois de derrotar o São José de Ribamar, o time do Sampaio Corrêa volta as suas atenções para o primeiro clássico da temporada, diante do Maranhão Atlético, que será disputado neste sábado (1º), às 16h30, no Estádio Castelão, com cobertura completa do Imirante Esporte e transmissão da rádio Mirante AM. O São José, por sua vez, luta por recuperação em duelo contra o Juventude Samas, marcado para a tarde deste domingo (2), às 15h30, no Estádio Pinheirão, em São Mateus.

O jogo

Para surpresa da torcida do Sampaio Corrêa, quem tomou a iniciativa no Castelão foi o São José de Ribamar. Logo no primeiro minuto de jogo, Gabriel finalizou bem e parou em grande defesa de Victor Lube. A aflição tricolor, entretanto, se transformou em euforia aos quatro minutos, após Joãozinho ser lançado na grande área, finalizar por baixo do goleiro Jhony e abrir o placar para a Bolívia Querida.

O gol foi a senha para o Sampaio Corrêa se tranquilizar e dominar a partida diante do São José de Ribamar. Joãozinho, aos 13, fez bela jogada individual, mas não finalizou bem e desperdiçou a chance do segundo gol. Pouco depois, aos 19, Matheus Weissheimer recebeu passe de Roney e chutou a bola na rede pelo lado de fora. Na segunda oportunidade, aos 22, Matheus não desperdiçou: após cruzamento de Everton, o centroavante conseguiu o desvio para o gol.

Tranquilo em campo, o Sampaio Corrêa acumulava oportunidades desperdiçadas. Aos 35 minutos, Matheus Weissheimer teve a chance, e Jhony fez grande defesa pelo São José. Quando a situação parecia controlada a favor do Tricolor, o Peixe-Pedra surpreendeu: Paulo Victor, aos 39, arriscou o chute e diminuiu o prejuízo da equipe ribamarense antes do intervalo.

Chuva de gols do Sampaio na etapa final

Disposto a melhorar a produção ofensiva do Sampaio Corrêa, o técnico João Brigatti promoveu a entrada do atacante Valdo Chaveirinho no intervalo. Chaveirinho precisou de pouco tempo para mostrar a que veio: aos seis minutos, o atacante arriscou a finalização, para mais uma difícil defesa de Jhony. Já aos 10 minutos, Chaveirinho serviu Roney, que driblou dois marcadores do São José, finalizou bem e marcou o terceiro gol do Sampaio.

Novamente com dois gols de vantagem, o Sampaio Corrêa intensificou a pressão diante de um São José entregue fisicamente e com apenas um reserva disponível no banco. Aos 16 minutos, o zagueiro Paulo Sérgio apareceu como elemento surpresa no ataque e fez o quarto gol do Tricolor, aproveitando cruzamento de Joãozinho. A torcida da Bolívia Querida voltou a fazer festa aos 23 minutos, após Everton cruzar a bola na grande área e o volante Mateus, do São José, marcar um gol contra.

Sem força para reagir, o São José de Ribamar só voltou a finalizar aos 33 minutos, em cobrança de falta de Daniel Jesus, que saiu pela linha de fundo. O Sampaio Corrêa, por sua vez, não quis saber de diminuir o ritmo: Luan, aos 34, fez um gol de placa após driblar cinco marcadores do Peixe-Pedra. Destaque na etapa final, Valdo Chaveirinho também deixou o dele, aos 43, e fechou a goleada a favor do Tricolor.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Victor Lube; Everton, Lucão, Paulo Sérgio e João Victor; Ricardo Capanema, Eloir (Ramon) e Joãozinho (Neto); Roney, Luan e Matheus Weissheimer (Chaveirinho). Treinador: João Brigatti

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR: Jhony; João Victor, Rodrigo, Maranhão e Brenno; Paulo Victor, Mateus, Kevin (Daniel Jesus) e Gabriel; Gunnar e Max. Treinador: Pires.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.