SÃO LUÍS - No segundo fim de semana de disputas do 4º São Luís Open de Handebol - Troféu Professor Mangueirão, a competição entra na fase decisiva para definir os semifinalistas. Nesta sexta-feira (28), ocorrem as semifinais da categoria Juvenil Feminino, no ginásio do colégio Máster, no bairro Filipinho. A rodada abre às 19h com Aesf x Barbosa de Godóis (time B), e em seguida o Audax encara o time invicto do Barbosa de Godóis (time A). No sábado (28) e domingo (29), os confrontos serão no Ginásio do Ipem Calhau, a partir das 8h, com disputas no horário da tarde e início da noite. Ao todo serão 30 jogos no sábado e domingo.
No sábado (28), pela manhã, ocorrem as quartas de finais do juvenil masculino. A rodada deste fim de semana também marca a estreia da categoria máster, inclusive com equipes de outros Estados: o GHC de Teresina -PI (vice-campeã da Copa Maranhão Master de Handebol) e AABB de Belém - PA, além da participação da equipe ''Lençóis MHC de Barreirinhas. O torneio tem a participação de 35 equipes divididas em 3 categorias (juvenil, adulto e máster), no feminino e masculino.
O São Luís Open serve como preparação para os Jogos Escolares Maranhenses (JEMS) e competições nacionais, além de promover um encontro de gerações do esporte e ajudar a revelar talentos para o handebol nacional. No ano passado, dez atletas do Barbosa de Godóis e três da equipe Audax-MA foram convocados para o Acampamento Nacional de Handebol, que seleciona atletas para as categorias de base da seleção brasileira da modalidade.
"A competição é aguardada por todos porque movimenta o esporte na cidade, sendo uma vitrine para mostrar o nosso handebol. Tudo isso ajuda na convocação para a seleção maranhense. E depois buscar uma vaga na seletiva nacional. Já tive a chance de integrar a categoria cadete da seleção brasileira. Foi uma excelente experiência", comemora Isaac Anderson, 15 anos, atleta do Barbosa de Godóis.
Vale lembrar que o Maranhão já revelou nomes de peso para a seleção brasileira, como a armadora Silvia Helena. No 4º São Luís Open, ela compete na categoria adulto pelo Instituto Silvia de Handebol (ISDH).
Competição tradicional na ilha, o São Luís Open de Handebol é organizado por um grupo de amigos do handebol, a Tamagoshi Eventos. Neste ano, o evento homenageia o Professor Mangueirão, defensor do esporte e campeão com a seleção maranhense, enquanto atleta e técnico. Atualmente, ele é coordenador da APAE e do ParaJems.
Equipes e categorias:
- Equipes Juvenil Feminino (chave única): Aesf; Audax/ MAC; BGH/CEMAR/ MA time A; BGH/CEMAR/ MA time B
- Equipes Juvenil Masculino (chave A): Aesf/ Mover; BGH/CEMAR/ MA time A; BGH/CEMAR/ MA time B
- Equipes Juvenil Masculino (chave B): Liceu Maranhense; Sportivus/ Indica; Audax MA/MAC
- Adulto Feminino (chave A): Batom; Audax MA/Mac; BGH/ CEMAR/Uninassau;
- Adulto Feminino (chave B): ISDH (Instituto Silvia de Handebol); AABB/ Belém; AESF (Associação Esportiva São Francisco)
- Adulto Masculino (chave A): São Luís HC; Lençóis MHC; AABB/ Belém; Mover HC; Audax/ MAC
- Adulto Masculino (chave B): Aesf; Real HC; Reinch; LHC; BGH/ UNINASSAU/ CEMAR
- Master Masculino (chave A): AABB/ Belém; Hand Rover; GHC Máster
- Master Masculino (chave B): H Master; Reinch; Multiservice MH
- Master Feminino (chave única): AABB/ Belém; Cubanas HC e Rei de Franças HC/ CST
Saiba Mais
- Brasil perde para a Dinamarca e encerra campanha histórica no Mundial de Handebol
- Brasil vence a Espanha em duelo emocionante pelo Mundial de Handebol
- Brasil bate a Suécia e vai às quartas do Mundial de Handebol pela 1ª vez
- Brasil oscila, mas supera o Chile na 2ª fase do Mundial de Handebol
- Brasil derrota EUA e avança à 2ª fase do Mundial de Handebol masculino
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.