Fazendo contas

Moto Club tem três chances de disputar a Série D de 2026 via Ranking da CBF

Papão do Norte monitora situações de Tocantinópolis, Marcílio Dias e Brasil de Pelotas em torneios estaduais de fim de temporada.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 12/10/2025 às 23h25
O Moto Club vive a expectativa de garantir vaga na Série D de 2026.
O Moto Club vive a expectativa de garantir vaga na Série D de 2026. (Joel Filho)

SÃO LUÍS - Em busca da classificação para o Campeonato Brasileiro Série D de 2026 por meio do Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Moto Club ainda tem três chances de garantir vaga na próxima edição da Quarta Divisão e aumentar o seu calendário, dependendo do desempenho de clubes de outros estados nas últimas competições do ano. Durante a semana, o Papão do Norte teve novidades importantes a respeito do Tocantinópolis, de quem a equipe rubro-negra pode herdar a vaga na Série D: o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu que o TEC vai disputar novamente a semifinal do Campeonato Tocantinense, desta vez contra o Gurupi, e uma classificação do Verdão do Norte para a final do Estadual confirmaria o Moto na competição nacional via ranking.

O Campeonato Tocantinense de 2025 ainda não chegou ao fim por causa de uma questão judicial envolvendo o União, que foi campeão com uma vitória nos pênaltis na decisão contra o Araguaína, ocorrida em abril, mas perdeu o título após ser punido por uma escalação irregular na fase classificatória do Estadual. O União chegou a ser rebaixado e reverteu essa situação no STJD, mas os pontos não foram suficientes para garantir a presença da equipe na fase decisiva do Tocantinense, que passou por mudanças confirmadas pela Justiça Desportiva: enquanto a semifinal entre Araguaína e Capital teve seu resultado original mantido, com classificação do Araguaína, o Tocantinópolis, eliminado pelo União na semifinal original, agora terá uma nova chance de avançar à final do Estadual, desta vez contra o Gurupi, novo classificado para o mata-mata.

Diante desse cenário, o Moto Club está de olho no confronto da semifinal entre Tocantinópolis e Gurupi. Se o Verdão do Norte avançar à final do Campeonato Tocantinense, vai disputar a Série D de 2026 com uma das vagas via Estadual e abre uma vaga para a Quarta Divisão via Ranking de Clubes da CBF, que seria do Moto. As datas da semifinal do Tocantinense ainda não foram definidas, mas já se sabe que o jogo de ida será em Gurupi e o duelo de volta está marcado para Tocantinópolis.

Caso o Tocantinópolis seja eliminado nas semifinais do Campeonato Tocantinense, o Moto Club ainda tem outras duas chances de garantir vaga para a Série D de 2026, envolvendo o Marcílio Dias, classificado para a Quarta Divisão por ter chegado ao mata-mata da competição nacional em 2025, e o Brasil de Pelotas, que tem presença confirmada pelo posicionamento no Ranking da CBF.

Em relação a esses dois times, as possibilidades do Moto Club são as seguintes: torcer para o Marcílio Dias ser vice-campeão da Copa Santa Catarina, que tem vagas na Copa do Brasil e na Série D em disputa, com o campeão escolhendo jogar a Copa do Brasil, ou o Brasil de Pelotas ser campeão da Copa FGF. No momento, o Marcílio Dias está classificado para as quartas de final da Copa Santa Catarina, e o Brasil de Pelotas ocupa o terceiro lugar da fase classificatória da Copa FGF.

O Moto Club aguarda uma definição sobre a vaga na Série D e a eleição para presidente do clube, que está marcada para o dia 24 de outubro, no Auditório da Fiema, em São Luís, para intensificar o planejamento da temporada de 2026. Até o momento, o Papão do Norte está confirmado apenas na disputa do Campeonato Maranhense no próximo ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.