A um passo do acesso!

Maranhão Atlético vence o ASA com gol no fim e abre vantagem nas quartas de final da Série D

Quadricolor aproveita o fator casa e agora está a um empate de subir para a Série C em 2026.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 31/08/2025 às 21h31
O Maranhão Atlético derrotou o ASA no primeiro jogo das quartas de final da Série D
O Maranhão Atlético derrotou o ASA no primeiro jogo das quartas de final da Série D (Iury Oliveira / Maranhão Atlético Clube)

SÃO LUÍS - Com muita valentia e determinação, o Maranhão Atlético deu um passo importante em busca do tão sonhado acesso à Série C na tarde deste sábado (30). Contando com o apoio da torcida quadricolor no Estádio Castelão, o MAC enfrentou o ASA no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro Série D, pressionou o adversário em busca de um resultado expressivo e teve sua insistência premiada nos acréscimos do segundo tempo: com um gol do artilheiro Clessione, o Maranhão derrotou o time alagoano por 1 a 0 e abriu vantagem na série, cuja partida de volta será disputada em Arapiraca.

Leia também:

De vilão a herói, Clessione vibra com gol decisivo pelo Maranhão Atlético

Marcinho Guerreiro exalta vantagem do Maranhão Atlético, mas faz alerta: "Não ganhamos nada"

Jean celebra vitória do Maranhão Atlético: "O que a gente mais quer é esse acesso"

"Fizemos valer o fator casa", comemora Vagalume após vitória do Maranhão Atlético

Determinado a aproveitar o apoio da torcida no Castelão e abrir vantagem nas quartas de final da Série D, o Maranhão Atlético foi dominante no primeiro tempo, mas não aproveitou as suas oportunidades no campo de ataque. Clessione até teve uma grande chance em cobrança de pênalti, mas parou em grande defesa de Matheus Vinícius. O time alagoano, por sua vez, quase abriu o placar com um belo lance de Marcelo Toscano, que arriscou o chute do meio-campo e acertou o travessão. Já na segunda etapa, as duas equipes tiveram uma queda de rendimento, porém, o MAC permaneceu no campo de ataque, com maior posse de bola e marcou o gol da vitória aos 49 minutos do segundo tempo: após cruzamento de Railson, Clessione subiu mais alto que a defesa do ASA, cabeceou firme e balançou as redes, se redimindo do pênalti desperdiçado e virando o herói do triunfo do Quadricolor.

Com a vitória no Castelão, o Maranhão Atlético tem a vantagem do empate na partida de volta das quartas de final da Série D, enquanto o ASA precisa derrotar o Quadricolor por dois ou mais gols de diferença para garantir a classificação. Caso o time alagoano vença o MAC por um gol de vantagem, a decisão vai para as cobranças de pênaltis.

ASA e Maranhão Atlético voltam a se enfrentar na tarde do próximo sábado (6), a partir das 17h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, com cobertura completa do Imirante Esporte e transmissão da rádio Mirante News FM. O vencedor dessa série, além de avançar às semifinais da Série D, onde encara América-RN ou Santa Cruz, garante o acesso para a Série C na temporada de 2026.

O jogo

Assim que a partida começou no Castelão, o Maranhão Atlético avançou as suas linhas para pressionar a saída de bola e forçar erros do ASA, que tentava trocar passes e levar perigo nos contragolpes. Aos 10 minutos, Will recebeu a bola no lado esquerdo do ataque, avançou em velocidade e chutou para fora. A resposta do MAC veio aos 11 minutos, com Rafael sendo lançado na grande área e derrubado pelo goleiro Matheus Vinícius. O pênalti foi marcado a favor do Quadricolor, mas Matheus Vinícius se redimiu do erro e defendeu a cobrança de Clessione.

Mesmo com o pênalti desperdiçado, o Maranhão Atlético manteve o domínio do jogo, diante de um ASA que sofria para criar jogadas e manter a posse de bola. Ryan, aos 18 minutos, tentou o chute cruzado e foi travado pela defesa alagoana, enquanto Dudu, aos 20, cobrou falta com força e mandou a bola pela linha de fundo. O ASA só foi responder aos 28 minutos, com Marcelo Toscano, que aproveitou um passe errado do MAC, arriscou o chute do meio-campo e acertou o travessão do goleiro Jean, quase marcando um gol antológico no Castelão.

Na reta final do primeiro tempo, o Maranhão Atlético intensificou a pressão diante de um ASA satisfeito com o empate sem gols. Ryan, aos 36, e Vagalume, aos 37, tiveram boas chances em chutes colocados, porém, a bola passou perto do gol e foi para fora nas duas tentativas. Já aos 42, Rafael passou por dois marcadores e tentou o cruzamento rasteiro na pequena área, mas Matheus Vinícius estava atento e mandou a bola para fora. Em seguida, aos 43, Vagalume recebeu um belo lançamento de Ryan, cabeceou com categoria e tirou tinta da trave esquerda.

MAC arranca a vitória no apagar das luzes

Depois de dominar as ações no primeiro tempo, o Maranhão Atlético voltou para a segunda etapa ainda mais agressivo. Aos quatro minutos, Dudu aproveitou cobrança de escanteio de Vagalume e cabeceou para fora. Já aos seis, Vagalume invadiu a área após cobrança rápida de falta e bateu cruzado, obrigando Matheus Vinícius a fazer uma defesa difícil. Pouco depois, aos 11, Dudu encontrou espaço na entrada da área e arriscou a finalização, que saiu pela linha de fundo.

Com o passar do tempo, Maranhão Atlético e ASA diminuíram o ritmo, obrigando os seus treinadores a fazerem mudanças para alterar o cenário da partida. Diante de um ASA que pouco atacava e não conseguia encaixar contragolpes, o Quadricolor voltou a criar chances: aos 27 minutos, Ryan dominou a bola na grande área e arriscou uma finalização de bicicleta, parando em uma defesa segura de Matheus Vinícius.

Empurrado pela torcida, o Maranhão Atlético manteve o ímpeto ofensivo nos últimos instantes da partida. Aos 42 minutos, Jorge soltou o chute forte, Matheus Vinícius rebateu, e André Radija, na sobra, também parou em uma defesaça do goleiro do ASA. O empate sem gols parecia certo no Castelão, mas o MAC não se rendeu, continuou pressionando e garantiu a vitória no último lance do jogo: Railson, aos 49 minutos, fez o levantamento na grande área e Clessione cabeceou firme para o gol, sem chances para Matheus Vinícius, se redimindo do pênalti perdido e garantindo a vitória do Quadricolor no Castelão.

FICHA TÉCNICA

MARANHÃO ATLÉTICO: Jean; Igor Nunes (Franklin), Júlio Nascimento, Keven e André Radija; Dudu (Railson), Rosivan e Vagalume (Jorge); Ryan (Capote), Rafael (Mikeias) e Clessione. Técnico: Marcinho Guerreiro.

ASA: Matheus Vinícius; Paulinho, Cristian Lucca, Thiago Papel (Flávio Nunes) e Mattheus Silva (Léo Carvalho); Guilherme Borges, Fabrício Bigode e Sammuel; Keliton (Thiago Alagoano), Will (Sousa Tibiri) e Marcelo Toscano (Júnior Viçosa). Técnico: Ranielle Ribeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.