SÃO LUÍS - O Moto Club deu os primeiros passos para o planejamento da temporada de 2025 na noite desta terça-feira (24). Em seus perfis nas redes sociais, o Papão do Norte anunciou as contratações do técnico Zé Augusto e do diretor de futebol Evandro Marques, que vão trabalhar na montagem do elenco do Papão do Norte para as disputas do Campeonato Maranhense e da fase preliminar da Copa do Nordeste no próximo ano.
Zé Augusto será o técnico do Moto Club pela segunda vez na carreira. Em 2021, o treinador comandou o Papão do Norte em oito jogos pelo Campeonato Brasileiro Série D e pela Copa do Nordeste, com cinco vitórias e três derrotas, registrando 62,5% de aproveitamento.
Nessa primeira passagem, Zé Augusto levou o Moto Club às oitavas de final da Série D, onde foi eliminado pelo América-RN, e deixou o cargo depois de classificar a equipe rubro-negra para a segunda fase preliminar da Copa do Nordeste: logo após a vitória por 3 a 2 sobre o Retrô-PE pela primeira fase, o técnico pediu demissão por causa do ambiente conturbado do Papão do Norte, que vivia uma crise financeira e administrativa.
Além de exercer o cargo de treinador, Zé Augusto foi jogador do Moto Club durante a década de 2000 e foi auxiliar-técnico de Marcinho Guerreiro na temporada de 2018, ano em que o Papão do Norte conquistou o Campeonato Maranhense pela última vez, após derrotar o Imperatriz na final.
Depois de treinar o Moto Club, Zé Augusto passou por IAPE, Juventude Samas e Maranhão Atlético, onde teve uma passagem de sucesso entre 2022 e 2024 e que só foi interrompida após o técnico aceitar proposta para comandar o Sampaio Corrêa no Campeonato Maranhense e no Campeonato Brasileiro Série C. Demitido pela Bolívia Querida após 15 jogos, Zé Augusto ainda comandou o River em um jogo da Série D, sendo eliminado nos pênaltis pelo Porto Velho-RO na segunda fase da competição nacional.
No comando do Moto Club, Zé Augusto tentará conquistar o terceiro título consecutivo do Campeonato Maranhense, depois de ser campeão com o Maranhão Atlético em 2023 e pelo Sampaio Corrêa em 2024. O treinador também já venceu a Segundinha Maranhense no comando do MAC em 2022.
Evandro Marques, por sua vez, é um dos nomes mais experientes do futebol do Maranhão, com passagens pelos três maiores campeões do estado: Sampaio Corrêa, Moto Club e Maranhão Atlético. O dirigente também já passou por clubes de futebol feminino e foi diretor de competições da Federação Maranhense de Futebol (FMF).
Antes de fechar com o Moto Club para 2025, Evandro Marques trabalhou como diretor de futebol do Maranhão Atlético por quatro temporadas, sendo peça importante na reconstrução do Quadricolor, que saiu da Segundinha Maranhense para ser campeão estadual em 2023 após 10 anos de jejum e voltar a disputar competições interestaduais, como a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série D.
Na temporada de 2025, o Moto Club terá um calendário reduzido, disputando apenas o Campeonato Maranhense e a fase preliminar da Copa do Nordeste, onde garantiu classificação pelo Ranking de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Como ficou apenas em quarto lugar no Estadual de 2024, o Papão do Norte não conseguiu vagas na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro Série D para o próximo ano.
Saiba Mais
- Allan Thiago exalta tradição do Moto Club e projeta "grande ano" em 2025
- Yan Cristian destaca comprometimento do elenco do Moto Club na pré-temporada
- Moto Club fecha etapa da pré-temporada com treinamento com bola
- Moto Club vai fazer um grande ano, afirma o meia Danilo Pires
- Felipe Dias celebra retorno ao Moto Club: "Quero continuar fazendo história"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.