Adeus aos gramados

Ex-lateral do Sampaio Corrêa, Cortez anuncia aposentadoria do futebol

Cortez defendeu o Tricolor em 27 jogos e foi campeão maranhense em 2024.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

O Sampaio Corrêa foi o último clube de Cortez como jogador profissional.
O Sampaio Corrêa foi o último clube de Cortez como jogador profissional. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - O lateral-esquerdo Bruno Cortez, de 37 anos, anunciou a sua aposentadoria do futebol nesta quarta-feira (18), por meio de seu perfil nas redes sociais. O último clube de Cortez como profissional foi o Sampaio Corrêa, onde disputou 27 partidas e faturou o título do Campeonato Maranhense de 2024 antes de ter o contrato rescindido em junho, após perder espaço no elenco da Bolívia Querida.

"Toda experiência tem um começo, meio e fim, e chegou o momento de encerrar a minha trajetória como jogador de futebol profissional. Fui dos campos de terra batida de Campo Grande ao sonho mágico de vestir a camisa da Seleção Brasileira, de ser campeão da Libertadores da América, e por isso não tenho nada a lamentar, apenas a agradecer por tudo o que vivi e conquistei. Valeu demais por cada partida, por cada pessoa que eu tive o prazer de conhecer e trabalhar, por cada clube e torcedor que eu tive a honra de representar em campo. Espero que tenha sido tão inesquecível para vocês como foi para mim. Não vou dizer adeus ao futebol porque seguirei no esporte, agora buscando uma carreira de treinador, então espero revê-los em um futuro próximo", escreveu Cortez.

Cortez começou a se destacar no futebol profissional em 2011, defendendo o Nova Iguaçu no Campeonato Carioca. Após a disputa do Estadual, o lateral-esquerdo foi contratado pelo Botafogo, onde ficou conhecido nacionalmente: com grandes atuações, Cortez foi eleito o melhor jogador de sua posição no Prêmio Craque do Brasileirão e ganhou uma chance na Seleção Brasileira, sendo titular na vitória por 2 a 0 sobre a Argentina, no Estádio Mangueirão, pelo Superclássico das Américas.

Depois da temporada histórica no Botafogo, Cortez foi vendido para o São Paulo, onde atuou por um ano e meio até ser emprestado ao Benfica, de Portugal. Sem maiores oportunidades na Europa, o lateral passou por Criciúma e Albirex Niigata-JAP até chegar ao Grêmio, onde disputou cinco temporadas e colecionou títulos. Após sair do Tricolor Gaúcho, Cortez defendeu o Mirassol e o Avaí, até chegar ao Sampaio Corrêa, onde disputou os seus últimos jogos como profissional.

Cortez acumulou grandes conquistas em sua carreira por clubes e pela Seleção Brasileira. Além de vencer os três principais torneios sul-americanos em atividade (Copa Libertadores, Copa Sul-Americana e Recopa Sul-Americana) e sagrar-se campeão do Superclássico das Américas, o experiente lateral faturou a Tríplice Coroa no Benfica, com títulos do Campeonato Português, da Copa de Portugal e da Taça da Liga. Cortez também foi tetracampeão gaúcho pelo Grêmio entre 2018 e 2021, além de campeão maranhense com o Sampaio Corrêa em 2024.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.