MARSELHA (FRANÇA) - Esperança de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o maranhense Bruno Lobo iniciou a sua participação na disputa da Fórmula Kite na manhã deste domingo (4), na Marina de Marselha, no Sul da França. Atual bicampeão pan-americano e hepta brasileiro da modalidade, que está fazendo a sua estreia no programa olímpico, Bruno brilhou nas quatro primeiras regatas e encerrou o primeiro dia de evento na quarta colocação, abrindo uma boa vantagem na briga pela classificação para as semifinais.
Bruno Lobo mostrou muito talento e regularidade nas quatro primeiras regatas da Fórmula Kite nos Jogos Olímpicos, com destaque para o desempenho na regata de abertura, onde conquistou a terceira colocação. Nas três regatas seguintes, o kitesurfista maranhense se manteve no Top 10, chegando em 7º, 10º e 4º lugar, respectivamente. Na classificação geral da modalidade, Bruno fica atrás apenas de Toni Vodisek (Eslovênia), Valentin Bontus (Áustria) e Maximilian Maeder (Singapura).
A competição de Fórmula Kite nos Jogos Olímpicos reúne 20 atletas e contará com 16 regatas classificatórias até quarta-feira (7). Os 10 melhores avançam para a disputa por medalhas, que ocorre na manhã de quinta-feira (8): os dois primeiros colocados da fase classificatória avançam direto à final, enquanto os kitesurfistas que ficarem entre a 3ª e a 10ª colocação vão para as semifinais na Marina de Marselha.
Talento maranhense
Bruno Lobo está no melhor momento de sua vitoriosa carreira, colecionando resultados expressivos em eventos nacionais, continentais e mundiais durante o ciclo olímpico. Além do bi no Jogos Pan-Americanos e do hepta no Brasileiro de Fórmula Kite, o maranhense também é o melhor atleta das Américas no ranking mundial da modalidade, onde ocupa a sétima posição.
A Marina de Marselha, onde Bruno Lobo está competindo pela tão sonhada medalha olímpica, traz boas lembranças ao kitesurfista maranhense. Na temporada de 2023, Bruno foi o único atleta da América do Sul a participar do evento-teste da Fórmula Kite nos Jogos Olímpicos, onde faturou a quinta colocação e mostrou que está no caminho certo para brigar pelo pódio.
Durante a preparação para os Jogos Olímpicos, Bruno Lobo passou por duas semanas de treinos em Marselha durante o mês de junho e também garantiu o nono lugar no Campeonato Mundial de Fórmula Kite, realizado em maio, na cidade de Hyères, na França. O atleta maranhense teve um ótimo desempenho diante dos principais nomes da modalidade no planeta, chegando até as semifinais e garantindo presença no Top 10 do Mundial pelo segundo ano consecutivo.
Bruno Lobo também registrou grandes performances em dois eventos na Espanha no início da temporada de 2024. O kitesurfista número 1 das Américas conquistou o quarto lugar no Campeonato Europeu de Fórmula Kite, realizado em março, em Los Alcázares, e garantiu a 11ª posição do Troféu Princesa Sofia, que foi válido como etapa da Copa do Mundo e disputado em abril, em Palma de Mallorca.
Temporada anterior
Em 2023, Bruno Lobo colecionou resultados históricos, com destaque para a vaga antecipada nos Jogos Olímpicos, o quinto lugar no evento-teste em Marselha, o hepta brasileiro de Fórmula Kite e a conquista de seu segundo ouro na história da modalidade nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. O maranhense também alcançou o Top 10 do Mundial de Vela, foi o nono colocado na Allianz Regatta e colocou o Brasil em sétimo lugar na disputa por países do Troféu Princesa Sofia, na Espanha.
Saiba Mais
- Agenda cheia e permanência no Top-10: as metas de Bruno Lobo
- Bruno Lobo continua entre classificados no kite após 7ª regata
- Bruno Lobo segue no Top-10 do Kite na França
- De olho em medalha olímpica, Bruno Lobo começa a competir neste domingo (4)
- Esperança de medalha: Bruno Lobo inicia disputa no domingo (4)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.