Copa do Brasil

Sampaio Corrêa é derrotado pelo Fluminense no Maracanã e se despede da Copa do Brasil

Bolívia Querida cai na terceira fase da competição nacional após perder dois jogos para o time carioca.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 23/05/2024 às 00h01
Fluminense e Sampaio Corrêa se enfrentaram pela terceira fase da Copa do Brasil.
Fluminense e Sampaio Corrêa se enfrentaram pela terceira fase da Copa do Brasil. (Lucas Merçon / Fluminense FC)

RIO DE JANEIRO - O Sampaio Corrêa enfrentou o Fluminense na noite desta quarta-feira (22), no Maracanã, na partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, precisando de um verdadeiro milagre para garantir classificação na competição nacional após ser derrotado por 2 a 0 pela equipe carioca no duelo de ida, realizado em Cariacica. O Sampaio não se limitou a apenas defender os avanços dos donos da casa e tentou equilibrar as ações, mas o Fluminense foi dominante no confronto, venceu por 2 a 0 e decretou a eliminação do time maranhense.

Leia também:

Felipe valoriza campanha do Sampaio Corrêa na Copa do Brasil

Precisando de uma vitória por três gols de diferença no Maracanã, o Sampaio Corrêa tentou explorar os contragolpes e forçar alguns erros do Fluminense na saída de bola, entretanto, a equipe carioca neutralizou a estratégia da Bolívia Querida e não demorou a mostrar sua força no ataque: aos 19 minutos, Jhon Arias recebeu passe de Paulo Henrique Ganso na grande área e chutou rasteiro, por baixo do goleiro Felipe, para abrir o placar pelo Flu. Mesmo com a classificação encaminhada, o Fluminense manteve o domínio no segundo tempo contra o Sampaio, chegou a desperdiçar um pênalti com Jhon Arias, que parou em grande defesa de Felipe, mas anotou o segundo gol aos 34 minutos, em finalização de John Kennedy.

Classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil, o Fluminense aguarda sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para saber quem será seu próximo adversário na competição nacional, que premia o campeão com uma vaga na Copa Libertadores de 2025. Já o Sampaio Corrêa iguala a sua segunda melhor campanha na história da Copa do Brasil: em 2018, o Tricolor também avançou à terceira fase, onde foi eliminado pela Ponte Preta após disputa de pênaltis. O melhor desempenho do Sampaio na competição nacional ocorreu em 2019, quando estreou direto nas oitavas de final por ter sido campeão da Copa do Nordeste na temporada anterior e foi eliminado após duas derrotas para o Palmeiras.

Fora da Copa do Brasil, o Sampaio Corrêa volta as suas atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro Série C. O Tubarão enfrenta o Botafogo-PB na noite deste sábado (25), a partir das 19h30, no Estádio Castelão, em partida válida pela sexta rodada da Terceirona, com transmissão ao vivo da rádio Mirante News FM e cobertura completa do Imirante Esporte. O Fluminense, por sua vez, volta a campo na noite da próxima quarta-feira (29), às 21h30, diante do Alianza Lima-PER, no Maracanã, pela sexta e última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

O jogo

O Sampaio Corrêa até tentou ficar um pouco com a bola no início de partida no Maracanã, porém, o Fluminense não demorou a impor o seu estilo de jogo. Aos seis minutos, Arias aproveitou uma sobra de bola após escanteio cobrado por Paulo Henrique Ganso e arriscou o chute, que passou bem perto do gol. Já aos nove, Germán Cano foi lançado por Jhon Arias e deu um passe na medida para Martinelli, que estava livre na pequena área, mas não conseguiu o desvio para o gol. Logo em seguida, aos 10, foi a vez de Jhon Arias fazer bela jogada individual pela ponta-direita, passar por toda a marcação do Sampaio e finalizar de letra, quase na linha de fundo, para defesa de Felipe.

Depois de segurar a pressão do Fluminense, o Sampaio Corrêa começou a encaixar algumas boas jogadas. Aos 13 minutos, Brunão fez um lançamento longo para Thiaguinho, que avançou com liberdade pelo lado direito e deu um passe na medida para João Felipe balançar as redes, entretanto, a arbitragem marcou impedimento no início da jogada e anulou o gol da Bolívia Querida. Após o susto do Sampaio, o Fluminense voltou ao ataque e abriu o placar no Maracanã: aos 19 minutos, Martinelli deu um passe em profundidade para Paulo Henrique Ganso, que encontrou Jhon Arias livre na grande área para finalizar forte, por baixo do goleiro Felipe.

Com uma larga vantagem, o Fluminense diminuiu o ritmo, enquanto o Sampaio Corrêa, mesmo equilibrando a posse de bola, sofria para encaixar jogadas no campo de ataque. O Flu desperdiçou uma ótima oportunidade para marcar o segundo gol aos 39 minutos: após cruzamento de Guga, Paulo Henrique Ganso apareceu na grande área, fez o desvio de cabeça e a bola foi por cima do gol. O Sampaio também teve uma chance para empatar o jogo aos 45 minutos, com Jhonata Varela, que arriscou o chute forte após sobra de bola em cobrança de escanteio e mandou a bola para fora.

Fluminense amplia vantagem e carimba vaga sem sustos

Com as duas mãos na classificação, o Fluminense voltou para o segundo tempo com foco em manter a posse de bola e encontrar espaços na defesa do Sampaio Corrêa, que tentava o empate em jogadas rápidas e levantamentos para a grande área. Aos 10 minutos, Keno tentou o chute após passe de Marcelo, a zaga do Sampaio afastou, e Alexsander mandou a sobra para fora. A resposta do Tubarão veio aos 15: após cobrança de falta na grande área, Cortez conseguiu o desvio após dividida com a defesa do Fluminense, a bola foi na direção do gol, e Fábio, por segurança, espalmou para escanteio.

Depois de um bom tempo sem maiores ações ofensivas, o Fluminense teve uma grande chance de marcar o segundo gol aos 33 minutos, após Jhon Arias ser derrubado por Itambé na grande área e a arbitragem marcar pênalti. O próprio Arias foi para a cobrança e mandou um chute forte no canto direito, mas Felipe voou para fazer uma defesaça, salvando o Sampaio Corrêa. A festa da Bolívia Querida, entretanto, durou pouco: aos 34, Arias chutou cruzado para defesa de Felipe, a zaga do Sampaio não conseguiu afastar a sobra, e John Kennedy bateu para o gol vazio.

A reta final de segundo tempo foi apenas protocolar, com o Fluminense esperando o fim do jogo e o Sampaio Corrêa lutando para diminuir o prejuízo. Adauto, aos 42, teve uma boa chance pela Bolívia Querida ao tentar um chute colocado na entrada da área, que foi defendido por Fábio sem maiores dificuldades. O Flu também teve a chance do terceiro gol com Arias, aos 43, que tentou o chute de longe e quase surpreendeu Felipe. A partir daí, as duas equipes não produziram mais chances até o apito final, que confirmou a classificação do Fluminense e a eliminação do Sampaio Corrêa.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE: Fábio; Guga, Antônio Carlos, Felipe Melo (Gabriel Pires) e Marcelo; Alexsander (Renato Augusto), Martinelli e Paulo Henrique Ganso (Isaac); Jhon Arias, Keno (John Kennedy) e Germán Cano (David Terans). Treinador: Fernando Diniz

SAMPAIO CORRÊA: Felipe; Rafael Luiz, Franklin, Itambé e Cortez; Jhonata Varela (Pablo Oliveira), Marcelinho (Gabriel Gazão) e Adauto; Thiaguinho (Nadson), João Felipe (Eloir) e Brunão (Bruno Baio). Treinador: Zé Augusto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.