Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete garante título simbólico do primeiro turno da LBF 2024

Bolívia Querida tem oito vitórias em nove jogos na competição nacional até o momento.

Imirante Esporte, com informações da LBF

O Sampaio Basquete faz grande campanha na LBF 2024.
O Sampaio Basquete faz grande campanha na LBF 2024. (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS - Com uma rodada de antecedência, o Sampaio Basquete conquistou o primeiro turno da LBF 2024. A confirmação veio neste domingo, 7, quando a Bolívia Querida derrotou o Unimed Campinas por 73 a 58, no interior de São Paulo.

Leia também:

Sampaio Basquete desembarca em São Paulo para encarar o Corinthians

Apesar de estar na segunda posição da tabela de classificação atrás do SESI Araraquara, com 17 pontos, o Sampaio Basquete terminará o turno à frente do seu algoz nas Finais de 2023 mesmo ainda se perder na quarta-feira, contra o Corinthians. Isto porque, com o ponto somado, igualará a campanha do rival paulista, que já disputou seus 10 jogos no turno, mas o ultrapassará por ter vencido o confronto direto entre ambos – em 23 de março, vitória do Sampaio por 68 a 59.

Treinado por Bruno Guidorizzi, o Sampaio Basquete tem oito vitórias em nove jogos (88,9% de aproveitamento) e fechou o mês de março como o único clube invicto na temporada, com 7 vitórias seguidas – só foi perder na última sexta, no último minuto, para o Ituano.

A campanha é bem distribuída entre o elenco do Sampaio Basquete. Sassá lidera a pontuação, com média de 14 pontos por partida, seguida por Iza Sangalli, com 12 pontos por jogo, e Cacá, que tem 11,4. Sangalli e Sassá figuram no top-1o da competição em rebotes, na 9ª e 10ª posições, com médias de 8,7 e 8,6, respectivamente. Já Cacá e Alana estão no top-10 de assistências, em 7º e 8º lugares, com médias de 5,3 e 5,2.

Iza Sangalli lidera a LBF nos roubos de bolas, com 33 no total e 3,7 por jogo. É dela também o recorde na estatística em uma partida, quando teve 9 bolas recuperadas na vitória esmagadora sobre o BAX Catanduva em 18 de março, por 99 a 40. Na ocasião, a camisa 77 registrou a segunda melhor atuação em eficiência da temporada até hoje, superada apenas por Gabi Guimarães, do Ituano, em 26 de março.

A ala/pivô Sassá e o treinador Bruno Guidorizzi são unânimes em apontar o principal mérito da ótima campanha: o conjunto tricolor.

“Acredito que nosso grupo, em si, é muito eficiente. Não tem tempo ruim – se uma não está tão bem, tem outra no mesmo nível técnico ou até melhor para manter o equilíbrio do jogo. Eu acredito que o nosso ponto forte é o jogo em equipe, o coletivo. Sem dúvida, o ‘jogar juntas’ está fazendo a gente se destacar”, diz Sassá, que está em sua primeira temporada na equipe.

“A nossa força está no grupo, que se complementa, tem várias funções e distribui com várias armas durante o campeonato”, completa o treinador Bruno Guidorizzi, que também aponta o trabalho defensivo como crucial.

“Mas as nossas vitórias vieram, principalmente, quando a gente defendeu de forma consistente. Não à toa nossa defesa é a melhor do campeonato (54,5 pontos sofridos por jogo) e a gente também tem cuidado melhor da bola. Somos a equipe que menos erra do campeonato (10,9 por jogo) e que tem o melhor índice de assistências por erros (1,99%). São números bem relevantes, que mostram a força da coletividade do grupo. Tivemos bastante jogadoras que se destacaram a cada partida, então temos uma força muito grande no elenco e é nisso que a gente está apostando”, finaliza o comandante.

A bela campanha também classificou o Sampaio Basquete para a disputa da Copa LBF, torneio inédito que acontecerá nos dias 17 e 18 de maio em Araraquara (SP), reunindo os quatro primeiros colocados do primeiro turno.

O Sampaio Basquete ainda terminará sua participação no turno da LBF 2024 nesta quarta-feira (10), quando visitará o Corinthians, a partir das 20h, no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP). A partida entre o Timão e a Bolívia Querida terá transmissão ao vivo no canal do Imirante no YouTube, com narração de Clauber Vinicius e comentários de Gustavo Arruda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.