Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete vence o SESI Araraquara no retorno ao Castelinho e continua invicto na LBF 2024

Bolívia Querida leva a melhor na reedição das Finais de 2023 e garante quinta vitória consecutiva.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 23/03/2024 às 23h53
O Sampaio Basquete derrotou o SESI Araraquara neste sábado (23), pela LBF 2024. (Foto: João Marcos / Sampaio Basquete)
O Sampaio Basquete derrotou o SESI Araraquara neste sábado (23), pela LBF 2024. (Foto: João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS - O Sampaio Basquete e seu torcedor viveram uma noite para guardar na memória neste sábado (23). De volta ao Ginásio Castelinho após quase seis anos de espera, o time maranhense encarou um grande desafio diante do SESI Araraquara, em confronto direto pela liderança da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2024. Disposto a garantir a festa da torcida tricolor e mostrar a sua força ao rival no primeiro encontro entre as duas equipes após as Finais de 2023, que terminou com título araraquarense, o Sampaio teve uma atuação de alto nível no Castelinho: com um ataque envolvente e uma defesa inteligente, a Bolívia Querida derrotou o SESI por 68 a 59, conquistou a quinta vitória consecutiva e permanece como a única equipe com 100% de aproveitamento na LBF 2024.

Leia também:

Sassá destaca determinação e trabalho em equipe do Sampaio Basquete

Bruno Guidorizzi elogia time e torcida do Sampaio Basquete após vitória no Castelinho

Empurrado pela torcida, o Sampaio Basquete teve um início forte diante do SESI Araraquara, que até manteve o equilíbrio no primeiro quarto, quando venceu por um ponto de diferença, mas não conseguiu controlar o ataque envolvente da Bolívia Querida no período seguinte. Depois de levar uma vantagem de seis pontos para o intervalo, o Sampaio administrou bem a liderança no placar durante os dois últimos quartos, graças a uma atuação eficiente da defesa, e confirmou a vitória em seu retorno ao Castelinho.

O Ginásio Castelinho voltou a receber um jogo do Sampaio Basquete após quase seis anos. (Foto: João Marcos / Sampaio Basquete)
O Ginásio Castelinho voltou a receber um jogo do Sampaio Basquete após quase seis anos. (Foto: João Marcos / Sampaio Basquete)

Dominante na quadra de ataque e com muita disposição na defesa, a ala-pivô Sassá foi a cestinha do Sampaio Basquete e a MVP da partida, com 20 pontos e seis rebotes, seguida pela ala-armadora Cacá, que contribuiu com 15 pontos. Destaque defensivo da Bolívia Querida, a ala Iza Sangalli chegou perto de um duplo-duplo, com sete pontos e nove rebotes. Pelo lado do SESI Araraquara, a ala Manu de Oliveira, que defendeu o Sampaio na LBF 2023, anotou 22 pontos e pegou sete rebotes.

Embalado por cinco vitórias consecutivas, o Sampaio Basquete tem 100% de aproveitamento e lidera a LBF 2024 nesse quesito, com o SESI Araraquara, que tem cinco vitórias em sete partidas e 71,4% de aproveitamento, ocupando a quarta colocação. No critério de pontuação, entretanto, o SESI lidera a LBF com 12 pontos, enquanto o Sampaio tem 10 pontos e divide a vice-liderança com o Unimed Campinas: nesse sistema, com cada vitória contando dois pontos e uma derrota valendo um ponto, o Sampaio está atrás por ter menos jogos que a equipe araraquarense.

Com a confiança elevada após a vitória no retorno ao Castelinho, o Sampaio Basquete volta a jogar pela LBF na noite desta quarta-feira (27), às 19h30, diante do São José, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. A partida terá transmissão ao vivo no canal do Imirante no YouTube, com narração de Clauber Vinicius e comentários de Gustavo Arruda. Também na quarta, mas a partir das 20h, o SESI Araraquara recebe o Bax Catanduva no Ginásio do SESI.

O jogo

O primeiro quarto de partida no Castelinho foi marcado pela intensidade das duas equipes: enquanto o Sampaio Basquete atacava o aro e criava boas jogadas no garrafão, o SESI Araraquara explorava os arremessos de três pontos, principalmente com Manu de Oliveira. O Tricolor chegou a abrir vantagem, mas a equipe araraquarense fechou o período com a vitória por 21 a 20 graças a uma cesta de longa distância de Maila no último segundo.

Passado o susto, o Sampaio Basquete teve um desempenho ainda melhor no segundo quarto, com direito a sete pontos consecutivos em pouco mais de um minuto. Embalado pelos bons desempenhos de Sassá, Lays e Alana na quadra de ataque, a Bolívia Querida começou a abrir vantagem e foi para o intervalo com seis pontos de liderança no placar.

No terceiro quarto, Sampaio Basquete e SESI Araraquara tiveram uma queda de ritmo, o que facilitou o trabalho das duas defesas. Mais eficiente, o Tricolor superou a marca dos 10 pontos de vantagem, mas o SESI, liderado por Manu de Oliveira, evitou que a equipe maranhense encaminhasse a vitória já nesse período.

Já nos 10 minutos finais de partida no Castelinho, o SESI Araraquara tentou impor uma defesa mais agressiva e investir nas jogadas com Érika no garrafão, porém, o Sampaio Basquete contou com a liderança e habilidade de Cacá para permanecer na liderança do placar. O SESI Araraquara ainda assustou no fim, com Manu de Oliveira anotando sete pontos seguidos pela sua equipe, mas o Sampaio teve tranquilidade e concentração para confirmar a vitória em casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.