Copa do Brasil

Sampaio Corrêa empata com o Humaitá fora de casa e garante vaga na segunda fase da Copa do Brasil

Próximo adversário da Bolívia Querida na competição nacional será o Ferroviário, que eliminou o Maranhão Atlético em São Luís.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 29/02/2024 às 03h19
O Sampaio Corrêa enfrentou o Humaitá no Estádio Florestão, em Rio Branco.
O Sampaio Corrêa enfrentou o Humaitá no Estádio Florestão, em Rio Branco. (Jhon Lennon / Sampaio Corrêa FC)

RIO BRANCO - O Sampaio Corrêa teve pela frente, na noite desta quarta-feira (28), um de seus compromissos mais importantes no primeiro semestre da temporada de 2024, diante do Humaitá, pela primeira fase da Copa do Brasil. Em um Estádio Florestão castigado pelas fortes chuvas e com muita lama, o Sampaio teve dificuldades para impor o seu estilo de jogo, mas esbanjou valentia e segurou o empate por 1 a 1 diante do representante acreano, resultado que classifica a Bolívia Querida para a segunda fase da competição por causa do melhor posicionamento no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF.

Leia também:

Sampaio Corrêa cobra "pix" da CBF após classificação na Copa do Brasil e provoca rivais

Thiago Gomes destaca superação do Sampaio Corrêa por vaga na segunda fase da Copa do Brasil

Felipe valoriza espírito guerreiro do Sampaio Corrêa em "campo ruim" do Florestão

Com dificuldades para trabalhar a bola no meio do lamaçal do Florestão, o Sampaio Corrêa teve que apelar para os lançamentos e segurar a pressão do Humaitá, que foi um pouco mais agressivo porque precisava da vitória para avançar à segunda fase da Copa do Brasil. Depois de uma etapa inicial sem gols em Rio Branco, o Sampaio avançou as linhas no segundo tempo e abriu o placar aos seis minutos, com Bruno Baio, que aproveitou cruzamento de Pimentinha e erro da defesa do time acreano para deixar a sua marca. O Humaitá ainda buscou o empate aos 17 minutos, com André Lima, mas o Sampaio evitou uma reação maior dos donos da casa e carimbou o passaporte para a próxima fase.

Na segunda fase da Copa do Brasil, o Sampaio Corrêa enfrentará o Ferroviário, que garantiu classificação após vencer o Maranhão Atlético por 2 a 1 em São Luís. A Bolívia Querida vai encarar o time cearense em jogo único no Estádio Castelão, com data e horário a serem definidos pela Diretoria de Competições da CBF: quem vencer, avança à terceira fase, enquanto um empate leva a decisão para os pênaltis. O Humaitá, por sua vez, volta as suas atenções para o Campeonato Acreano e o Campeonato Brasileiro Série D.

Agora, o Sampaio Corrêa muda a chave para a sequência do Campeonato Maranhense: o Tricolor encara o Tuntum na próxima segunda-feira (4), às 19h, no Estádio Nhozinho Santos, pela 10ª rodada do Estadual, com cobertura completa do Imirante Esporte e transmissão da rádio Mirante AM. Já o Humaitá faz a sua estreia no Campeonato Acreano neste domingo (3), a partir das 17h, diante do São Francisco, no Estádio Florestão.

O jogo

Mesmo atuando fora de casa, o Sampaio Corrêa tomou a iniciativa e criou a primeira oportunidade de gol no Florestão. Logo aos sete minutos, Bruno Baio encontrou espaço e arriscou o chute, que saiu pela linha de fundo. A resposta do Humaitá veio aos 10 minutos, com Aldair, que chutou cruzado e obrigou Felipe a fazer uma grande defesa.

Apostando nos cruzamentos para a grande área, o Humaitá dificultou a vida da defesa do Sampaio Corrêa. Aos 24 minutos, Magno aproveitou lançamento e desviou de cabeça, mas a bola passou por cima do gol. A Bolívia Querida, por sua vez, perdeu uma grande oportunidade aos 25: após bela jogada individual, Pimentinha cruzou para Edrean, que cabeceou a bola para fora.

Desgastados pela intensidade do jogo e pelos problemas do gramado do Florestão, Humaitá e Sampaio Corrêa diminuíram o ritmo na reta final do primeiro tempo. Aldair, aos 34 minutos, ainda arriscou o chute pelo time acreano após ser lançado na grande área, porém, a conclusão não levou perigo ao gol da Bolívia Querida.

Sampaio confirma classificação após emoções no segundo tempo

Na volta do intervalo, o Sampaio Corrêa foi para cima do Humaitá, com o objetivo de abrir o placar e ficar em uma situação confortável no confronto. Pablo Oliveira, aos dois minutos, tentou a finalização de longe e quase marcou um belo gol. Já aos seis, a Bolívia Querida atingiu seu objetivo: após cruzamento de Pimentinha, a zaga do Humaitá falhou na tentativa de afastar o perigo, e a bola sobrou para Bruno Baio, que não desperdiçou a chance e balançou as redes pelo Sampaio.

Satisfeito com o placar e com dificuldade para trabalhar a bola no Florestão, o Sampaio Corrêa recuou, enquanto o Humaitá, no desespero, foi todo ao ataque e não demorou a buscar o empate. Aos 17 minutos, André Lima aproveitou sobra de bola, acertou o chute e deixou tudo igual em Rio Branco.

Com o Humaitá desesperado em busca da virada, o Sampaio Corrêa superou o gramado do Florestão para puxar alguns contragolpes. Adauto, aos 31 minutos, foi travado pela defesa em um chute dentro da área, e Bruno Baio, aos 44, recebeu lançamento e cabeceou para fora. A última grande chance do Humaitá ocorreu aos 47: Magé fez o lançamento e André Lima conseguiu o desvio, mas Felipe, bem posicionado, fez a defesa e confirmou a classificação do Sampaio.

FICHA TÉCNICA

HUMAITÁ: Matheus Silva; Jhonnatan Lethieri (Jojo), Yarles, Carlos Gabriel e Welington; Magé, Leandro Bulhões (Igor Dias) e Ewerthon (André Lima); Magno (Anderson Brito), Aldair (Caíque Lima) e Felipe Augusto. Treinador: Kinho Brito

SAMPAIO CORRÊA: Felipe; Franklin, Fábio Aguiar e Cortez; Maurício, Evandro (Pablo Oliveira), Gazão (Adauto Junior) e Thallyson (Jhonata Varela); Pimentinha (Cebolinha), Edrean (Betão) e Bruno Baio. Treinador: Thiago Gomes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.