Basquete

Ruan Miranda é convocado para defender o Brasil nas Eliminatórias da AmeriCup

Pivô maranhense está na lista da Seleção Brasileira para duas partidas diante do Paraguai.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

O pivô maranhense Ruan Miranda foi convocado para a Seleção Brasileira.
O pivô maranhense Ruan Miranda foi convocado para a Seleção Brasileira. (Jojo Yanjiao Qian / Globl Jam)

SÃO PAULO - O pivô maranhense Ruan Miranda, que atualmente defende o Capitanes de Ciudad de México na Liga de Desenvolvimento da NBA (NBA G League), está entre os 14 atletas convocados para defender o Brasil na primeira janela de partidas das Eliminatórias para a Copa América de Basquete (AmeriCup), que será realizada em 2025, na Nicarágua.

Na primeira janela das Eliminatórias, o Brasil disputará duas partidas contra o Paraguai. O primeiro duelo ocorre no dia 23 de fevereiro, às 19h, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo. A segunda partida, por sua vez, está marcada para o dia 26 de fevereiro, em Assunção. A Seleção Brasileira está no Grupo B, que conta ainda com Uruguai e Panamá, sendo que as três melhores equipes da chave garantem vaga para a AmeriCup.

Durante as Eliminatórias, a Seleção Brasileira será comandada pelo auxiliar-técnico Helinho Garcia, que assumirá momentaneamente a função de treinador principal. O treinador Gustavo de Conti está focado no planejamento para a participação do Brasil no Pré-Olímpico, marcado para julho, em Riga, na Letônia.

Ruan Miranda

Ruan Miranda, de 22 anos, é sobrinho da multicampeã Iziane Castro, que atuou na WNBA (liga profissional dos Estados Unidos), foi campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF) em 2016 pelo Sampaio Basquete e defendeu a Seleção Brasileira em duas Olimpíadas e três Mundiais. O jovem pivô defendeu o time masculino do Sampaio Basquete e as seleções de base do Maranhão até chegar ao Flamengo, onde conquistou dois títulos do NBB em 2019 e 2021, além de faturar a Champions League Americas, maior torneio de basquete do continente. Em meio a essas conquistas, entretanto, Ruan teve pouco espaço na equipe profissional do Rubro-Negro e foi mais acionado em torneios como o Campeonato Brasileiro de Base e a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), principal competição de base da modalidade no país.

Sem maiores oportunidades no Flamengo, Ruan Miranda acertou transferência para o Cerrado Basquete na temporada 2021/2022. Nos últimos dois anos, o pivô foi o destaque da equipe profissional do Cerrado e também teve um ótimo desempenho nas competições de base, sendo eleito MVP (jogador mais valioso) da LDB 2022. Na última edição do NBB, Ruan disputou 31 jogos pelo Cerrado e registrou médias de 15.4 pontos, 8.0 rebotes, 1.0 assistência, 0.8 toco e 0.5 roubada de bola em 28.8 minutos por partida, desempenho que garantiu ao maranhense o prêmio de Destaque Jovem da temporada 2022/23.

As excelentes atuações de Ruan Miranda em dois anos no Cerrado chamaram a atenção do Paulistano, uma das equipes mais tradicionais do basquete brasileiro, que acertou a contratação do jovem pivô em junho. Ruan teve uma curta, mas vitoriosa passagem pelo Tigre, sendo campeão da LDB 2023 e do Campeonato Paulista de Basquete. O atleta maranhense ainda chegou a disputar dois jogos do NBB 2023/24 antes de fechar com o Capitanes de Ciudad de México.

Além de se destacar em suas passagens por clubes, Ruan Miranda brilhou ainda em competições pela Seleção Brasileira de Basquete 3x3. O pivô maranhense ajudou o Brasil a conquistar a inédita quarta colocação na Copa do Mundo da modalidade, em junho, e defendeu o país nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Já em 2022, no 5x5, Ruan foi campeão do Globl Jam com a Seleção Brasileira Sub-23, sendo titular nas cinco partidas do torneio disputado em Toronto, no Canadá.

Confira os convocados da Seleção Brasileira:

Armadores: Alexey Borges (Capitanes-MEX), Yago dos Santos (Estrela Vermelha-SRB) e Elinho Corazza (Corinthians)

Alas-armadores: George de Paula (Ratiopharm Ulm-ALE), Didi Louzada (Flamengo), Paulo Zu Jr. (Sesi Franca) e Daniel Onwenu (Corinthians)

Ala: Danilo Fuzaro (Minas Tênis Clube)

Alas-pivôs: Gabriel Jaú (Flamengo), Lucas Dias (Sesi Franca), Márcio Santos (Sesi Franca) e Bruno Caboclo (Partizan-SRB)

Pivôs: Mãozinha (Capitanes-MEX) e Ruan Miranda (Capitanes-MEX)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.