Liga de Basquete Feminino

Tainá Paixão, do Sampaio Basquete, é eleita para o quinteto ideal da LBF 2023

Ala-armadora foi a cestinha do Tricolor e a oitava maior assistente da competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Tainá Paixão defendeu o Sampaio Basquete na LBF 2023.
Tainá Paixão defendeu o Sampaio Basquete na LBF 2023. (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO PAULO - A organização da Liga de Basquete Feminino (LBF) divulgou, nesta terça-feira (5), em seu site oficial, o quinteto ideal da temporada de 2023, que terminou em agosto, com o título inédito do SESI Araraquara em decisão contra o Sampaio Basquete. Representante do Maranhão e único time do Nordeste na LBF, o Sampaio emplacou a ala-armadora Tainá Paixão na seleção da competição nacional.

Tainá Paixão foi a cestinha do Sampaio Basquete e a oitava maior assistente da LBF 2023, com médias de 12,6 pontos, 3,8 rebotes e 4,0 assistências em 29,5 minutos. Durante a temporada, a camisa 8 levou o prêmio de jogadora mais valiosa (MVP) da partida em três oportunidades, incluindo o Jogo 4 das Finais contra o SESI Araraquara, quando anotou 22 pontos. Além disso, Tainá fez história ao ultrapassar Tati Pacheco e se tornar a maior cestinha da história do Sampaio na LBF, com 947 pontos.

Essa é a terceira temporada consecutiva em que Tainá Paixão é eleita para o quinteto ideal da LBF, após também ter sido escolhida em 2021 (SESI Araraquara) e 2022 (Sampaio Basquete). Além de Tainá, a seleção da LBF 2023 conta ainda com a armadora Cacá (Campinas), as alas Vitória (SESI Araraquara) e Iza Sangalli (Campinas), e a pivô Aline Moura (SESI Araraquara).

Depois do vice-campeonato em 2023, o Sampaio Basquete já anunciou Bruno Guidorizzi como novo treinador para a próxima temporada da LBF. A organização da competição nacional deve anunciar os clubes participantes da edição de 2024 no dia 22 de janeiro, e a abertura está prevista para o dia 1º de março.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.