De olho no tetra!

Rodrigo Galego fala sobre permanência no Sampaio Basquete e montagem do elenco para a LBF 2026

Bolívia Querida estreia na competição nacional no dia 13 de março, contra o Salvador Basketball, em São Luís.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Rodrigo Galego, técnico do Sampaio Basquete.
Rodrigo Galego, técnico do Sampaio Basquete. (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS - O elenco do Sampaio Basquete iniciou as atividades de pré-temporada nesta quinta-feira (12), em São Luís, um dia após a apresentação oficial do elenco que disputará a Liga de Basquete Feminino (LBF) 2026. De contrato renovado para mais um ano de trabalho no Sampaio, o técnico Rodrigo Galego comemorou a permanência na Bolívia Querida e falou sobre o processo de montagem do elenco tricolor para lutar pelo tetracampeonato nacional.

"É um prazer estar no Sampaio Basquete mais uma vez, estou em um lugar que amo muito, gosto muito da cidade, das pessoas, sou feliz aqui e espero tentar unir isso a um bom trabalho. Fiz parte do último título da equipe, acredito que posso ajudar novamente com a experiência que tenho, com todo mundo trabalhando junto em busca desse título. A equipe foi construída baseada na ideia de pessoas que já jogaram aqui, que a gente tinha gostado, tinha uma experiência boa, mesmo as que eu ainda não trabalhei. São pessoas muito queridas aqui, que se deram bem com a cidade, com uma mistura de atletas que ainda não jogaram aqui, mas a gente achava que iriam agregar muito para a gente. O principal é a gente pegar um perfil de equipe que possa brigar mais uma vez pelo título", afirma Rodrigo Galego.

Elenco do Sampaio Basquete para a LBF 2026

Na apresentação oficial, o Sampaio Basquete já contou com a presença de oito atletas: as armadoras Manu Ríos, Lays e Karina, a ala-armadora Ana Sá, a ala Júlia Mansilha, as alas-pivôs Iza Sangalli e Mariana Dias, e a pivô Gabi Guimarães. A ala colombiana Jenifer Muñoz desembarcou em São Luís nesta quinta-feira (12) e se juntou ao elenco tricolor para as primeiras atividades de pré-temporada, enquanto a ala norte-americana Jailin Cherry tem chegada prevista para a próxima terça-feira (18). Já as alas Manu de Oliveira e Raphaella Monteiro, além da pivô Monique, estão atuando na Europa e se juntam ao Sampaio no decorrer da temporada.

A comissão técnica do Sampaio Basquete, por sua vez, tem oito nomes confirmados para a LBF 2026. Além da renovação com Rodrigo Galego, o auxiliar técnico Paulo César e o fisioterapeuta Hugo Roberto, a Bolívia Querida fechou acordo com a preparadora física Ana Clara Valle, definiu Carlos Raul para o cargo de diretor de desempenho, contratou Fabrício Abreu para o núcleo de fisioterapia e manteve a dupla Gabriel Ayala e Berdeco no staff da equipe para a próxima temporada.

Estreia do Sampaio Basquete na LBF 2026

A estreia do Sampaio Basquete na LBF 2026 está marcada para o dia 13 de março, às 19h30, diante do Salvador Basketball, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. A partida entre a Bolívia Querida e a equipe baiana, que faz a sua estreia na competição nacional, terá transmissão ao vivo e com imagens no canal do Imirante no YouTube, com narração de Clauber Vinicius e comentários de Gustavo Arruda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.