Basquete

Ruan Miranda ganha minutos e evolui durante temporada da NBA G League

Pivô maranhense disputa Liga de Desenvolvimento pelo Capitanes de Ciudad de México.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

- Atualizada em 03/12/2023 às 20h26
O pivô maranhense Ruan Miranda joga no Capitanes de Ciudad de México, da NBA G League.
O pivô maranhense Ruan Miranda joga no Capitanes de Ciudad de México, da NBA G League. (Reprodução / Instagram)

CIDADE DO MÉXICO (MÉXICO) - Prestes a completar um mês como atleta do Capitanes de Ciudad de México, equipe que disputa a Liga de Desenvolvimento da NBA (NBA G League), o pivô maranhense Ruan Miranda, de 22 anos, vai ganhando espaço aos poucos na equipe mexicana. Ruan já disputou nove partidas pelo Capitanes, sendo três delas como titular, e apresenta evolução a cada novo desafio na competição.

Nesses primeiros jogos pelo Capitanes, Ruan Miranda registrou médias de 8.4 pontos e 4.8 rebotes em 16.5 minutos, com 51,9% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 66,7% nos lances livres. Contando com o auxílio de Ruan, o Capitanes é o terceiro colocado da Divisão Sul e ocupa a sexta posição da Conferência Oeste, firme na briga por vaga nos playoffs da NBA G League: com cinco vitórias em nove jogos, o time mexicano tem 55,6% de aproveitamento no torneio.

Ruan Miranda integra uma "legião brasileira" no Capitanes, ao lado do armador Alexey Borges, do ala-pivô Mãozinha e do auxiliar Vitor Galvani, que trabalha na comissão técnica chefiada por Ramón Díaz Sánchez. O Capitanes, que está em sua terceira temporada na NBA G-League, conta ainda com nomes conhecidos dos fãs de basquete, como os armadores Trey Burke e Michael Carter-Williams, o ala Juan Toscano-Anderson e o ala-pivô Kenneth Faried.

Ruan Miranda

Ruan Miranda, de 22 anos, é sobrinho da multicampeã Iziane Castro, que atuou na WNBA (liga profissional dos Estados Unidos), foi campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF) em 2016 pelo Sampaio Basquete e defendeu a Seleção Brasileira em duas Olimpíadas e três Mundiais. O jovem pivô defendeu o time masculino do Sampaio Basquete e as seleções de base do Maranhão até chegar ao Flamengo, onde conquistou dois títulos do NBB em 2019 e 2021, além de faturar a Champions League Americas, maior torneio de basquete do continente. Em meio a essas conquistas, entretanto, Ruan teve pouco espaço na equipe profissional do Rubro-Negro e foi mais acionado em torneios como o Campeonato Brasileiro de Base e a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), principal competição de base da modalidade no país.

Sem maiores oportunidades no Flamengo, Ruan Miranda acertou transferência para o Cerrado Basquete na temporada 2021/2022. Nos últimos dois anos, o pivô foi o destaque da equipe profissional do Cerrado e também teve um ótimo desempenho nas competições de base, sendo eleito MVP (jogador mais valioso) da LDB 2022. Na última edição do NBB, Ruan disputou 31 jogos pelo Cerrado e registrou médias de 15.4 pontos, 8.0 rebotes, 1.0 assistência, 0.8 toco e 0.5 roubada de bola em 28.8 minutos por partida, desempenho que garantiu ao maranhense o prêmio de Destaque Jovem da temporada 2022/23.

As excelentes atuações de Ruan Miranda em dois anos no Cerrado chamaram a atenção do Paulistano, uma das equipes mais tradicionais do basquete brasileiro, que acertou a contratação do jovem pivô em junho. Ruan teve uma curta, mas vitoriosa passagem pelo Tigre, sendo campeão da LDB 2023 e do Campeonato Paulista de Basquete. O atleta maranhense ainda chegou a disputar dois jogos do NBB 2023/24 antes de fechar com o Capitanes de Ciudad de México.

Além de se destacar em suas passagens por clubes, Ruan Miranda brilhou ainda em competições pela Seleção Brasileira de Basquete 3x3. O pivô maranhense ajudou o Brasil a conquistar a inédita quarta colocação na Copa do Mundo da modalidade, em junho, e defendeu o país nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Já em 2022, no 5x5, Ruan foi campeão do Globl Jam com a Seleção Brasileira Sub-23, sendo titular nas cinco partidas do torneio disputado em Toronto, no Canadá.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.