Handebol

Ana Paula dá show, mas Brasil sofre primeira derrota no Mundial de Handebol feminino

Maranhense marcou oito gols em tropeço da Seleção Brasileira diante da Espanha

Imirante Esporte, com informações da Agência Brasil e da CBHb

A maranhense Ana Paula Rodrigues teve grande atuação na derrota do Brasil para a Espanha.
A maranhense Ana Paula Rodrigues teve grande atuação na derrota do Brasil para a Espanha. (Divulgação / IHF)

FREDERIKSHAVN (DINAMARCA) - A seleção feminina de handebol sofreu a primeira derrota no Mundial da modalidade, neste domingo (3) diante da Espanha. Em partida disputada em Frederikshavn (Dinamarca), o Brasil foi superado por 27 a 25 no seu último compromisso pelo Grupo G da competição. Com esse resultado a equipe comandada pelo técnico Cristiano Rocha avança para o Main Round como segundo da chave.

Mesmo com o revés, o Brasil teve o destaque do confronto, a central maranhense Ana Paula Rodrigues, que foi a artilheira da partida com oito gols e foi escolhida a MVP (jogadora mais valiosa) do jogo.

Agora, no Main Round, os três primeiros colocados do Grupo G (Espanha, Brasil e Ucrânia) medem forças com os três primeiros do Grupo H, que conta com Argentina, Congo, Holanda e República Tcheca.

O jogo

O jogo começou da forma como o Brasil esperava. A Espanha tentando explorar de todas as formas a sua principal jogada, com a pivô Gassama. Como tinha estudado as últimas partidas espanholas, o técnico Cristiano Rocha fechou muito bem o setor defensivo com uma marcação fortíssima na espanhola. O jogo ficou muito equilibrado, com as duas seleções lutando gol a gol. No final da etapa inicial, as Leoas perderam alguns gols e a Espanha aproveitou para abrir quatro de diferença, fechando os primeiros 30 minutos em 12x16.

No segundo tempo, o Brasil manteve sua forma de jogar com muita marcação e explorando mais a pivô Tamires, que aproveitava cada lance para diminuir a diferença no placar, chegando a ficar 16x17. Aos 11 minutos do segundo tempo, Ana Paula arremessa de fora, a meia altura, no lado esquerdo do gol, e empata o jogo em 18x18. O Brasil estava totalmente no jogo. Aos 43, ela acerta mais uma e vira para 19x18. As Leoas viviam o melhor momento no jogo com uma Ana Paula imarcável e com uma pontaria espetacular ao fazer 21x19, com três gols da armadora.

O Brasil se manteve em cima, mas recebeu dois 2 minutos e viu a Espanha empatar novamente e 24x24 quando faltavam cinco minutos para o final. O técnico Cristiano Rocha parou a partida e pediu para o time manter o ritmo, principalmente no sistema defensivo. Deu certo, Ana Paula fez mais um e por muito pouco Tamires não marcou outro. Mas a Espanha não estava perdida. Empatou mais uma vez, virou para 25x26 e conseguiu se segurar atrás, principalmente com a goleira, que fez um milagre em um arremesso de Larissa e depois uma boa defesa em um arremesso de Bruna. No final, mais um gol espanhol e fim de jogo em 25x27.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.